3 formas de usar o TikTok na sua empresa

Canal de relacionamento com o cliente, recurso para engajar e integrar uma equipe ou como forma de recrutamento em...

O fenômeno TikTok

O TikTok foi o aplicativo (non-game) mais baixado no mundo todo em janeiro de 2020, com mais de 104,7 milhões de downloads, apontado pelo Sensor Tower, o que representou um aumento de 46% em relação a janeiro de 2019. 

Ranking do aplicativo TikTok no ano de 2020,

As estimativas de download de aplicativos são da plataforma Store Intelligence da Sensor Tower.

A rede social de produção e compartilhamento de vídeos tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Hoje, os números mostram que 41% dos seus usuários tem entre 16-24 anos, mas com o sucesso que o app vem fazendo, nada impede que mais gerações comecem a utilizá-lo, assim como foi com o Instagram.

Mas como posso usar essa rede dentro da minha empresa? 

  • TikTok como canal de relacionamento Marca + Cliente

    Rede social é o lugar onde as marcas devem gerar valor e se relacionar com seu cliente, não importa se você vende produto ou serviço, criar uma comunidade com um propósito claro e oferecer conteúdo de qualidade é o que vai fazer sua empresa ser lembrada na hora da compra.

A marca precisa ter uma Persona (Público-alvo extremamente direcionado) e compartilhar conteúdo de valor com esse público. Além disso, posicionar seu ponto de vista acerca dos assuntos pautados pro seu nicho e se relacionar com seus clientes também é extremamente importante!

O TikTok é um ótimo meio para a marca ser fiel à sua essência, expressar sua autenticidade e criatividade e mostrar o lado humano e real para se manter próximo do seu público.

O segredo é conhecer seu público, saber seus interesses, motivações e as tendências que estão seguindo.

A forma de monetização do aplicativo será por meio de anúncios. O objetivo dos criadores é alcançar a meta de 500 milhões de usuários ativos por mês. E enquanto a taxa de entrega ainda é alta, pelo fato da rede social ser nova, apostar agora é uma boa estratégia. 

  • TikTok como forma de integrar e engajar colaboradores.

As redes sociais são muito usadas como estratégia de “employer branding” do empregador. É uma maneira de comunicação para mostrar mais do dia a dia, dos valores e cultura da empresa, além de expor a marca e atrair engajamento dos funcionários.

Portanto, outra forma de utilização do aplicativo é para integrar mais os colaboradores e melhorar o relacionamento em ambientes profissionais.

Um termo muito conhecido como forma de engajar pessoas é o “team building” que basicamente serve para transformar um grupo de pessoas em um time, construindo laços e afinidades entre elas.

Uma dica é organizar as equipes de forma estratégica (com as pessoas que se deseja unir e gerar esse laço) e criar um desafio, pode ser um challenge que esteja em alta, a criação de uma coreografia, o passo a passo de alguma receita, ou outra coisa relacionada com o negócio da instituição. 

  • TikTok como forma de recrutar colaboradores

. As redes sociais estão cada vez mais presentes no recrutamento de candidatos. Empresas grandes como Nestlé e Natura já estão usando o aplicativo como fases do processo seletivo de contratação.

No caso da Nestlé, o candidato precisa fazer um vídeo de 60 segundos contendo uma música que o representa, uma breve descrição pessoal e profissional, por que quer concorrer à vaga e o que pode agregar à jornada de fortalecimento da marca e crescimento do negócio.

Enquanto a Natura implementou esse formato na Jornada de Seleção de Estágio, quando as inscrições ocorrem através do chatbot.

O objetivo é conhecer o candidato na íntegra, entender quem é o indivíduo e avaliar se a pessoa se encaixa ou não com a sua cultura organizacional. 

No fim das contas, a tendência que fica é a inovação, é hora de se reinventar, usar a criatividade e evoluir.

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