Marketing Conversacional: conheça a tendência que promete mudanças no marketing em 2023

Uma tendência que não é tão nova assim: o Marketing Conversacional.

Uma tendência que não é tão nova assim: o Marketing Conversacional. É muito possível que você já tenha tido alguma experiência com ele, ainda que o termo possa parecer novo, ele já está em prática no mercado há algum tempo: estamos falando sobre os chatbots, ou em uma tradução livre, do robô de conversas. Mas, se as empresas já estão fazendo uso do marketing conversacional por meio dessas interfaces de chat, qual seria a tendência? 

A resposta para essa pergunta é: a humanização e a popularização da tecnologia. O Marketing Conversacional é uma abordagem baseada em conversas e interações com os consumidores, com o objetivo de estabelecer relacionamentos mais humanizados e autênticos. Essa tecnologia permite, por exemplo, que as empresas se comuniquem com os clientes de maneira mais eficiente e personalizada, acelerando a passagem dos leads pelo funil de conversão.

A automação dos diálogos já é usada amplamente, por exemplo, em sites, SMS, por assistentes de voz e, atualmente, já pode ser utilizada também no WhatsApp, que é usado por 80% dos brasileiros para se comunicar com empresas. 

Em 2023, espera-se que o Marketing Conversacional continue a crescer e a mudar o modo como as empresas se relacionam com seus clientes. Em vez de usar abordagens tradicionais de marketing, como anúncios de interrupções, as empresas vão optar por abordagens baseadas em conversação que sejam mais naturais e menos invasivas.

Isso é possível porque os chatbots estão, cada vez mais, sofisticados e capazes de imitar conversas humanas e próximas de uma conversa real. Com a ajuda de inteligência artificial e aprendizado de máquina, essa tecnologia pode responder a perguntas e fornecer recomendações personalizadas, aumentando a satisfação do cliente e a eficiência das interações.

Outra maneira do Marketing Conversacional iniciar um processo de mudança no marketing é por meio do seu poder de aumentar a fidelidade do cliente. Ao estabelecer relacionamentos mais humanos e autênticos com os clientes (reforçando o seu brand voice), as empresas podem criar uma conexão emocional que incentiva a lealdade e o comprometimento. 

Além disso, ao fornecer um canal de comunicação aberto e disponível, as empresas podem solucionar problemas rapidamente e resolver qualquer insatisfação do cliente antes que ela se torne um problema maior.

Quais os benefícios em utilizar chatbots visando o Marketing Conversacional?

O Marketing Conversacional promete, deste modo, mudanças significativas no marketing em 2023, permitindo que as empresas se conectem de maneira mais autêntica e eficiente com os clientes. Além disso, confira alguns benefícios em utilizar essa tecnologia:

24 horas por dia, 7 dias na semana: isso mesmo, ao implementar um chatbot você garante que seus clientes terão atendimento no momento em que precisarem.

Facilitação na escala de trabalho: se a sua empresa tem atendimento humano e depende de escalas de trabalho, usando um chatbot é possível que você tenha mais facilidade com escalas, garantindo o atendimento de seus leads e clientes em horários específicos. 

Marketing, vendas e atendimento em um só lugar: com o fluxo de atendimento bem desenhado e humanizado você consegue fazer essas três etapas apenas com o Marketing Conversacional.

Personalização do atendimento: por fim, como já falamos, com o Marketing Conversacional você consegue personalizar o seu atendimento por meio da linguagem e se comunicando diretamente com o seu público. 

O Marketing Conversacional é, portanto, uma tendência que todas as empresas precisam considerar ao planejar sua estratégia de marketing para este e para os próximos anos.

Escrito por:

Renata Batista

Equipe de Conteúdo

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