Conheça a importância dos resultados mensais apresentados à sua empresa

Mais do que colocar as ações de marketing em prática, é preciso também mensurar os resultados decorrentes.

Mais do que colocar as ações de marketing em prática, é preciso também mensurar os resultados decorrentes. É desta maneira que se avalia quais estratégias estão gerando mais resultados positivos para os negócios. Obter e analisar os resultados mensais é uma prática de grande importância, que interfere na organização como um todo, inclusive na questão de tomada de decisões.

As características, particularidades e necessidades de uma empresa exigem planos de marketing específicos e personalizados, para que todas as expectativas sejam atendidas de modo assertivo. Sendo assim, é possível afirmar que as ações de marketing, seja ele de qualquer tipo, são decididas conforme o desenvolvimento das mesmas e os retornos parciais obtidos. 

Isso quer dizer que não há uma receita única, ou seja, cada empresa necessita de um plano próprio em direção a um caminho que mais contribua para o seu crescimento. Nesse universo, os profissionais da área realizam a coleta de dados das campanhas e, a partir deles, fazem uma análise para verificar o que deve receber mais investimento e o que pode ser descartado, otimizando assim o orçamento disponível. Além, claro de ter uma visão do negócio como um todo.

Organização e metas

Ao coletar e analisar os dados, forma-se uma organização que permite trilhar os melhores caminhos em busca de novos clientes e mais sucesso para a empresa. Dentre as principais vantagens de acompanhar os dados das ações de marketing, podemos citar a previsibilidade. Com base nos resultados anteriores, faz-se uma análise preditiva com o objetivo de otimizar os futuros.

Controlar as metas é outro fator que ganha força quando os resultados mensais são acompanhados. Verificando mensalmente o que traz mais retorno, almejar novas metas se torna uma ação mais assertiva e segura. Em consequência, os erros são reduzidos e os custos melhores utilizados, aumentando, assim, a produtividade e os lucros da empresa.  

Mais proximidade com o público

Na prática, a partir do resultado de cada ação de marketing, é possível acompanhar as preferências e as mudanças comportamentais dos possíveis clientes, se adequando de forma a conquistar novos e fidelizar os já existentes. Trata-se de um cenário que está em constante transformação e, com a ajuda dos recursos tecnológicos, pode ser ponderado pelos profissionais de marketing de maneira mais próxima.

Para isso, há diferentes ferramentas disponíveis no mercado, tais como o CRM (Customer Relationship Management), Business Intelligence e Google Analytics, por exemplo, que auxiliam no controle dos resultados das ações. Nesse contexto, há diferentes métricas disponível a serem trabalhadas, que variam de acordo com a sua importância para o marketing da empresa.

Como exemplo, podemos citar o custo de aquisição de clientes (CAC), o custo por lead (CPL), o retorno sobre investimento (ROI), a taxa de conversão e engajamento, os custos por cliques e o NPS, que diz respeito à satisfação do cliente. Tudo isso possibilita o melhor uso dos recursos de marketing para potencializar a empresa nos mais diferentes aspectos, considerando que o setor de marketing está diretamente relacionado aos demais. 

Escrito por:

Renata Batista

Equipe de Conteúdo

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