5 TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA 2021

As tendências de 2021 para o Marketing Digital se transformaram por conta da pandemia que estamos vivendo. Hábitos de...

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As tendências de 2021 para o Marketing Digital se transformaram por conta da pandemia que estamos vivendo. Hábitos de consumo e processos nas empresas foram afetados diretamente por isso, ditando as tendências que apareceram nesse novo ano. 

 

Todos os anos, o mercado analisa as mudanças que aconteceram no período que passou e pontua o que será tendência para o ano seguinte. A análise de 2021 foi marcada por todas as transformações trazidas pela COVID-19 então podemos esperar algumas acelerações no Marketing Digital. 

 

Por conta do isolamento, as empresas precisaram dar início à  sua transformação digital, afinal, com todo mundo em casa, tudo passou a ser feito de forma on-line. Neste contexto, a pandemia lançou tendências que já haviam sido apontadas em anos anteriores, mas que estavam evoluindo lentamente. 

 

Com isso, vamos ver quais serão as tendências para o Marketing Digital para o próximo ano: 

EXPERIÊNCIAS EM TEMPO REAL 

Como a pandemia restringiu a circulação nas ruas, as pessoas passaram a procurar novas formas de seguir com suas vidas. Com isso, um formato que se popularizou foram as LIVES. 

As LIVES já tinham uma força significativa dentro das redes sociais, mas com a pandemia as pessoas precisaram adaptar coisas que antes eram feitas presencialmente, para o meio digital. Isso gerou um grande BOOM, principalmente no meio do Entretenimento. Quem não assistiu um show durante a pandemia ou então uma palestra ou curso através de uma LIVE? 

 

As plataformas como Youtube, Facebook, Instagram e Zoom bateram diversos recordes de visualizações durante esse período e acreditamos fortemente, que para 2021 elas continuarão sendo usadas com bastante frequência. 

 

USO DE USER GENERATED CONTENT (UGC) 

User Generated Content (UGC) significa conteúdo gerado pelos usuários, ou seja, no Marketing Digital são aquelas publicações realizadas pelos consumidores que podem ser aproveitadas como estratégia para a marca. 

 

Esse conceito não é mais tão novo, porém, com as mudanças que estamos passando a tendência é que ele se fortaleça em 2021, já que as marcas estão percebendo o poder da influência de usuários comuns. Suas experiências funcionam como prova social para outros consumidores, sendo uma forma de atrair novos olhares para a marca. 

 

Isso acontece, pois as pessoas tendem a confiar em estratégias mais humanizadas, então quando uma pessoa normal, assim como ela, está comunicando algo, ela tende a confiar mais do que em uma propaganda toda elaborada. 

 

Mas como trazer essa estratégia para dentro da sua marca? 

Simples!! 

  • Interaja com seus seguidores dentro das redes sociais. Lembre-se sempre de postar os stories deles quando sua marca for mencionada. 
  • Você pode também, lançar desafios pedindo que os usuários criem conteúdos criativos em troca de algum bônus ou reconhecimento. 
  • Sempre publique as avaliações dos usuários em seu site ou e-commerce. Lembra? Pessoas tendem a confiar mais em pessoas. 
  • Crie grupos para que questões possam ser debatidas, dando espaço para consumidores reais exporem suas opiniões, críticas e sugestões referentes a marca. 

 

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO INTERATIVOS 

Essa é outra tendência que já havia sido explorada no ano anterior, porém, por conta do distanciamento social, as pessoas sentiram mais necessidade de interação através das telas. Por isso, as marcas, naturalmente, passaram a investir mais em interatividade para criar mais envolvimento humano. Assim como o UGC, conteúdos interativos tendem a aproximar e conectar marcas com seus consumidores. 

 

Algumas opções de conteúdos que podem ser criados são Quizzes, calculadoras, e-books, infográficos, questionários, vídeos, entre outros milhares de exemplos. O importante é ser criativo para que seu conteúdo se destaque em meio a tantos que estão sendo lançados pela internet. 

 

TIK TOK E REELS 

O Tik Tok já existia a algum tempo, porém ele estourou mesmo durante 2020. Durante a quarentena, no primeiro trimestre do ano, o app foi o mais baixado no mundo, com 2 bilhões de downloads. 

 

Por conta disso, se tornou um desafio para 2021 entender como o aplicativo funciona, desvendando seu algoritmo para saber como viralizar dentro da ferramenta. Baita desafio! 

 

Já em outras terras, ou melhor, redes sociais, Mark Zuckerberg inseriu no Instagram uma funcionalidade muito semelhante ao TikTok, chamada Reels. 

O Reels já vem ganhando espaço desde o ano passado, então 2021 pede que fiquemos de olho nele. 

 

O mais importante disso tudo é entender a linguagem do conteúdo que essas plataformas estão consolidando. Tanto em uma, como em outra, os vídeos postados são rápidos e sem muita preocupação com o profissionalismo. Elas permitem que a gente explore efeitos, trilhas e animações deixando o conteúdo mais interativo (algo que já citamos anteriormente).  

 

MARCAS MAIS HUMANAS E COMPROMETIDAS 

A pandemia mexeu com muitas questões, inclusive as emoções. Os sentimentos acabaram ficando à flor da pele diante do cenário e escancarou toda nossa vulnerabilidade. Com isso, as marcas também foram afetadas diretamente, percebendo toda a sua fragilidade diante de todas as mudanças do mercado. 

 

Por conta disso, as marcas que souberam assumir uma condição mais humana, compreendendo seu papel em meio a toda essa situação, conseguiram se conectar com as pessoas mais diretamente, ganhando a identificação dos consumidores. 

 

Antigamente, as marcas ficavam fora de assuntos polêmicos, evitando se posicionar, porém, hoje em dia é preciso ter uma força e posicionamento perante causas sociais, pois é o esperado por todos. As pessoas não querem mais APENAS empresas preocupadas com seu lucro, mas sim com as pessoas e com o mundo em geral. 

 

Mas cuidado!! Essa humanização precisa ser autentica, ressoando em seus processos internos como contratação de funcionários e criação de produtos. 

 

As pessoas precisam mais do que nunca entender e se conectar com os valores e, principalmente, propósito da empresa. Elas querem entender por que a marca existe e qual é o seu valor para o mundo. 

 

Sentimos as mudanças causadas pela pandemia em muitos setores de nossas vidas e no profissional não poderia ser diferente. É preciso saber ser resiliente e entender as mudanças para encaixá-las da melhor forma possível dentro dos processos da sua empresa. 

 

A Jobs X possui profissionais antenados, que estão se especializando e crescendo ainda mais com todas as mudanças que o mundo está exigindo. Traga sua empresa para nós e sinta na pele os benefícios que sair da zona de conforto podem te proporcionar.

Escrito por:

Alani Drielli

Equipe de Conteúdo

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