Black Friday 2021: Tendências do ano e como as marcas poderão criar oportunidades de venda nesta data

A data mais importante do ano para o varejo está chegando! A Black Friday de 2021 acontece no dia...

A data mais importante do ano para o varejo está chegando! A Black Friday de 2021 acontece no dia 26 de novembro e como em todos os anos, promete trazer uma série de descontos em produtos de todos os segmentos, com destaque para as lojas online.

A Black Friday deste ano tem tudo para ser um sucesso! Isso porque,  desde o início da pandemia, a procura por itens em e-commerces cresceu absurdamente, fazendo com que as empresas precisassem se adaptar a esta nova realidade.

Outro ponto relevante quando falamos sobre a data, é o comportamento do consumidor que vive em um momento em que o mercado está com alta em todos os preços, esperando pelo momento ideal para garantir seus produtos com benefícios imperdíveis.

O consumidor de 2021

Em setembro, a rede TikTok organizou o evento “Walk The Tok – A Jornada de Negócios para a Black Friday”, com uma série de lives com profissionais referências na área do varejo e em sazonalidade, com dicas e conteúdos sobre as tendências para a BF 2021.

No evento foram repassados dados sobre o comportamento dos usuários neste ano. Uma das pesquisas divulgadas no evento garante que, de 2.393 pessoas, 27% delas estão se planejando para a Black Friday 2021 e 89% pretendem comprar produtos em lojas online neste ano.

Outro dado relevante divulgado no evento ressalta que 27% não fazem nenhum planejamento para a data, o que significa que decidirão no que investir seu dinheiro apenas no dia, dependendo de promoções e vantagens oferecidas.

Além disso, 89% dos shoppers têm intenção de comprar nesta Black Friday, valor que mudou razoavelmente do ano passado para cá, visto que em 2020 essa taxa era de 91%.

Tendências do ano

Segundo estudo feito pelo Facebook sobre as tendências para a Black Friday de 2021, a “busca por experiências de compra modernas que traduzam vontades humanas essenciais” será o foco deste ano. Os consumidores estão cada vez mais engajados em interagir com as lojas online e buscando marcas humanizadas que possam oferecer experiências mais personalizadas ao público.

As empresas deverão investir em uma comunicação mais direta com seus consumidores, especialmente por meio das redes sociais. As estratégias de pós-venda estão ainda mais em alta neste ano, visto que os consumidores querem se comunicar diretamente com as marcas com que se relacionam. O WhatsApp Business pode ser também uma boa ferramenta para quem ainda não a usa, pois a comunicação é ainda mais eficiente e mais próxima dos seus públicos de interesse.

Outra tendência relevante é a diversão no momento de compra, e a gamificação entra em peso aqui! Ainda na pesquisa realizada pelo Facebook, 85% dos consumidores brasileiros que compram em dias de megapromoções afirmam gostar de participar de experiências de compras que sejam divertidas, por isso, sorteios, concursos ou lives com promoções estão em alta também para este ano. Use e abuse da criatividade!

Lembra dos 27% citados lá em cima que afirmam não se planejarem para a data? Esse público pode ser considerado uma boa oportunidade para todas as marcas, de todos os segmentos. Se sua empresa possuir estratégias eficientes e fornecer vantagens e benefícios imperdíveis para quem está buscando comprar na data, pode ter certeza que quem ainda está em dúvida em qual produto investir vai considerar comprar com você!

Ainda não pensou no planejamento da sua empresa para a Black Friday 2021? Conte com a Jobs X! Possuímos Xquad’s que buscam sempre entender o que o seu negócio precisa para decolar. E para mais conteúdos como esses, não deixe de seguir a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Escrito por:

Maria Victória

Equipe de Social Media

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