Black Friday, Black Week ou Black November?

A Black Friday no Brasil está chegando na sua décima edição e por isso, já é considerada uma das...

A Black Friday no Brasil está chegando na sua décima edição e por isso, já é considerada uma das tradições comerciais mais esperadas do ano. Para 2021, a expectativa continua altíssima, isso porque, segundo o site blackfriday.com.br (fundador da data comercial) neste ano, o consumidor brasileiro pretende gastar até R$1.000 em compras individuais, aproveitando os descontos proporcionados pelos estabelecimentos. 

Benéfica tanto para o consumidor quanto para o vendedor, a Black Friday dá abertura para novas oportunidades que endossam a importância do evento. Tradicionalmente, ela  acontece na última sexta-feira do mês de novembro, mas diante da alta demanda e sucesso em conversão registrados ao longo dessa década, a campanha foi se prolongando e, foram surgindo assim, outras propostas de promoção ao longo do mês.

É o caso da Black Week, que tem por objetivo proporcionar uma semana de promoções para os clientes, e a Black November, que acontece durante o mês inteiro de novembro.
Adotadas por inúmeras lojas, essas estratégias garantem ofertas mais atrativas, e maiores chances de conversão e lucro durante o período.

O diferencial ao optar por um mês inteiro de descontos está na possibilidade de trabalhar com descontos progressivos e movimentar todo o catálogo de produtos, aproveitando a época de pagamento de salário dos consumidores, e aquecendo os motores para liberar as ofertas mais agressivas no pico do evento, que não por acaso coincide com o pagamento do décimo terceiro salário. O mesmo vale para a semana de descontos, o meio termo dentre as opções. 

Uma coisa é fato: vendedor que sai na frente, lucra mais! Afinal, a expectativa do consumidor com a data já foi comprovada. O empreendedor que se organiza para oferecer descontos ao longo do mês, com certeza conseguirá garantir maior liquidez. Por isso, os preparativos são muito importantes.

Independente do período, é imprescindível contar com bons fornecedores, profundidade de estoque nos principais produtos, promoções únicas combinadas a geração de expectativa feita com antecedência através das redes sociais e e-mail marketing e diversificação de meios de pagamento.

Além disso, temos outras dicas valiosas para o pós vendas: 

  • Agradeça quem comprou;
  • Tenha atenção ao prazo de envio (afinal, avaliações positivas contribuem para o posicionamento orgânico da loja);
  • Prorrogue condições para aqueles que não fecharam a compra mas colocaram produtos no carrinho; 
  • Recomende outros produtos para seus clientes; 
  • Selecione os donos das melhores compras para oferecer algumas vantagens, como mimos e descontos. 

E você, já fez o planejamento da sua Black Friday? Conte com a Jobs X! Possuímos Xquad’s que buscam sempre entender o que o seu negócio precisa para decolar. E para mais conteúdos como esses, não deixe de seguir a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn

Escrito por:

Victória Grubba

Equipe de Customer Success

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