5 estratégias de Marketing Digital que podem multiplicar os ganhos do seu negócio

É muito comum empresas que ainda não priorizam estratégias de marketing digital para aumentar a exposição da marca.

Embora estejamos vivendo a Era da Informação ou a Era Digital, é muito comum empresas que ainda não priorizam estratégias de marketing digital para aumentar a exposição da marca. A questão é que a Internet mudou radicalmente a forma de atrair os clientes e consequentemente, aumentar as vendas. 

Por isso, atualmente, não basta apenas a empresa ter perfis em redes sociais e um site que diga quem ela é. Para obter resultado, é preciso mais que isso: é necessária a manutenção de estratégias nos meios digitais em que está inserido. Um dos principais motivos é a quantidade de opções e informações que as pessoas estão expostas todos os dias. Além disso, a tolerância do consumidor está menor para propagandas irrelevantes ou invasivas, o que o faz ignorar facilmente o que não o atrai. 

Mas, o que é o marketing digital?

De forma breve, o marketing digital é o conjunto de ações de comunicação – voltadas a divulgar ou comercializar serviços e produtos – realizadas com foco na internet. O que o diferencia do marketing tradicional é que ele é interativo, tem um custo menor e é mais fácil de ser mensurado, observando a performance dos canais digitais em que se está inserido. Além disso, é mais simples observar onde estão os erros e acertos e mudar o rumo, caso necessário. Porém, justamente por estar no meio digital, que é considerado mais democrático quanto à acessibilidade, é importante adotar estratégias para se destacar e obter resultados. 

Conheça cinco estratégias importantes no marketing digital

  1. Tenha um plano estratégico

É importante saber quais são os objetivos do seu negócio e quais são os resultados esperados nos meios digitais, por exemplo, você quer converter vendas, apenas exposição da marca? É a partir desse plano, portanto, que você irá nortear todo o trabalho de marketing digital. Elenque quem são os seus concorrentes, quais os meios e como eles atuam; qual é a sua verba disponível para colocar em prática todas as ações; crie um cronograma e seja disciplinado em cumpri-lo.

  1. Defina a persona do seu negócio

A persona nada mais é que o perfil do cliente ideal, qual seria o seu? Leve em consideração informações sobre o seu público-alvo, características e comportamento. Se você já tem uma base de clientes, pode usar isso para observar quais são as preocupações, motivações, desafios e conquistas. Essa definição de persona irá lhe ajudar em sua produção de conteúdos e direcionamentos.

  1. Saiba que conteúdo oferecer

Essa pode ser uma das estratégias mais difíceis de se aplicar na prática. Mas, se você tem um planejamento onde está muito claro quem é o seu negócio, quais são seus objetivos e quem é o seu cliente (por meio da criação de uma persona), fica muito mais fácil definir a suas estratégias de conteúdo. Vale lembrar de que quando falamos em conteúdo, isso significa que pode ser texto, imagem, vídeo, áudio, infográficos, enfim, tudo que comunique a sua mensagem. 

Inclusive, a criação de um blog em seu site é uma dica importante, pois, por meio da postagem de conteúdos relevantes, além de você ganhar credibilidade e confiança, isso também é fundamental para a sua indexação no Google, que vai te classificando como relevante. Para isso, é importante você obter o acompanhamento de um profissional especialista em SEO, que irá melhorar as práticas do seu blog e trazer os clientes certos.

  1. Otimize as suas campanhas

Acompanhando as métricas do tráfego orgânico do seu site, por exemplo, você pode observar quais os conteúdos seu público gasta mais tempo lendo, quais produtos são mais clicados, quais as palavras-chaves são mais buscadas e, partir disso, acelerar as suas conversões por meio do tráfego pago (os populares anúncios).

  1. Vá além

Lembre-se que marketing digital não é somente redes sociais, ainda que sejam bastante populares e atraiam clientes de forma efetiva quando utilizadas de maneira estratégica.  Aqui estão outros canais que você pode utilizar o marketing de conteúdo e atrair mais clientes para o seu negócio: 

  • Site
  • E-mail marketing
  • SEO
  • Landing Page
  • Blog
  • Newsletter
  • CRM

Você quer colocar em prática tudo isso, mas não quer fazer sozinho? Conte com a JobsX!  Nossa equipe é especialista em fazer o seu negócio decolar, por meio de estratégias voltadas para resultados e o crescimento constante da sua marca. 

Escrito por:

Renata Batista

Equipe de Conteúdo

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