Natal: tendências e estratégias para o e-commerce

Confira as tendências e estratégias para o e-commerce no Natal de 2022.

Uma das datas mais esperadas do ano pelo comércio está chegando. O período do Natal é, para muitos, o momento de alavancar os negócios. Dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontam que o Natal deste ano injetará na economia em torno de R$ 53,5 bilhões e que 40% dos consumidores pretendem comprar online. 

Ou seja, quase metade das vendas serão feitas por meio eletrônico e, portanto, se você vende exclusivamente por esse meio ou ele é um mais uma via do seu negócio, é importante investir e estar preparado para esse momento.  

Em um universo tão vasto que é a Internet, onde a concorrência é grande e os consumidores podem encontrar uma grande variedade de produtos e lojas, algumas estratégias de marketing digital são imprescindíveis. Por isso, se você quer se destacar e trazer para o seu negócio uma parcela dos rendimentos do comércio no período de compras de fim de ano, fique atento às dicas que separamos:

Invista em mídia paga e prepare o seu site

Aqui estão duas questões às quais você deve olhar com um pouco mais de atenção durante esse período. Primeiramente, verifique como está a organização do seu site, se os preços estão atualizados, se as descrições dos produtos e os links estão corretos, se você tem em estoque tudo o que está anunciado e se o cliente tem as ferramentas necessárias se quiser entrar em contato com algum vendedor ou atendimento. Além disso, invista em mídia paga (Adwords, Facebook Ads, campanhas no Google), afinal é uma excelente forma de aumentar o alcance da sua loja. E, se você ainda não começou, a hora é agora! Dois a três meses antes do Natal é o momento ideal para isso. 

As redes sociais e o marketing de conteúdos são seus aliados

A comunicação em massa das redes sociais continua sendo uma forte aliada para as campanhas de Natal. Prepare uma agenda rica de conteúdos nesses próximos meses, selecione os seus principais produtos e os quais você sabe que têm forte engajamento do seu público/clientes. E se você tem uma área de blog em seu site, invista em bons conteúdos, afinal, se ele é otimizado a SEO, e se o conteúdo é relevante para o público, o seu site pode alcançar um bom posicionamento nos sites de busca e ter mais relevância.

Você terá promoções para esse período?

Sabemos que os consumidores sempre estão em busca das melhores ofertas online. Por isso, pensar em algumas promoções pode ajudar a atrair mais clientes. Algumas ideias do que você pode fazer é oferecer desconto X% sobre determinados produtos, envio de amostras juntamente com o produto adquirido, dois produtos pelo preço de um, cupons de desconto, frete grátis a partir de determinado valor, descontos progressivos ou, ainda, a garantia estendida. 

Opções de pagamento diversificadas

Outra ação que conquista o cliente é quando há formas facilitadas e diversificadas de pagamento. Além de aceitar vários cartões de crédito, oferecer pagamento via Pix ou boleto bancário também ajudam o consumidor. 

Você utiliza e-mail marketing?

Essa é mais uma ferramenta em que você pode estar presente e chegar ao seu cliente. Para isso, pense no e-mail marketing como um meio estratégico e não apenas mais uma ferramenta para bombardear o consumidor. Pense quais tipos de conteúdo são relevantes ou quais produtos geram interesse. Além disso, se você tem promoções boas para esse período, não deixe de comunicá-los. 

Conquistar novos clientes, mas manter os antigos

Conquistar novos clientes nessa época do ano é excelente, porém manter aqueles que são fiéis ao seu negócio ou marca durante todo o ano é ainda mais importante. Por isso, oferecer a eles um mimo pela fidelidade é uma boa ideia, afinal pode ser encarado como uma forma de agradecimento e reconhecimento.

E não esqueça que por mais que nessa época do ano as vendas fiquem mais aquecidas e o tempo mais escasso para resolução de todas as demandas, manter uma boa comunicação com o cliente é essencial. Pois, se ele se sentir acolhido nessa época do ano, há grandes chances de você o fidelizar e o manter durante os próximos anos.

Escrito por:

Renata Batista

Equipe de Conteúdo

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