Tendências de Marketing para 2023

Confira as tendências para o marketing em 2023.

O ano de 2022 marcou o crescimento do e-commerce no Brasil, que foi impulsionado fortemente durante o período da pandemia. Para se ter uma ideia, o comércio eletrônico brasileiro chegou à marca de R$ 118,6 bi em vendas neste ano. 

O que se observou foi a consolidação do canal e um amadurecimento por parte do consumidor, que passou a explorar novas categorias de compras on-line, como as seções de alimentos – que cresceu 50% comparado ao mesmo período de 2021 – e bebidas, que obteve um crescimento de 76% no mesmo período. 

Outro destaque deste ano e que impactará os próximos é o novo comportamento de compra dos consumidores. Contatou-se que 85% de quem escolhe comprar on-line está fazendo isso de maneira mais intencional, ou seja, pesquisa mais e realiza as compras com menos impulso. Os principais motivos para isso seriam o cenário socioeconômico desafiador e também o aumento da digitalização das empresas, tendo mais opções disponíveis para pesquisa.

A partir desse cenário, desenham-se algumas tendências para o marketing em 2023. Ficou curioso para saber o que vai mudar ou evoluir no digital no próximo ano? Confira abaixo.

Fim dos cookies

Presentes há tanto tempo na nossa vida digital, os cookies fizeram parte do crescimento do mercado de publicidade on-line. Mas, eles estão prestes a desaparecer devido às crescentes preocupações e leis de privacidade. Além disso, marcas e agências passaram a pensar em estratégias de dados próprios (first-party data) e também em como usá-la combinando com dados de terceiros (third-party).

Fim do Google Universal Analytics

O Google Universal Analytics ou GA3 será substituído pelo GA4, uma nova propriedade criada para o futuro das medições. Essa mudança vai acontecer por dois principais motivos: novas fórmulas para organizar os dados sem o uso de cookies e propostas para a atual era da informação, que busca uma melhor integração com tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Mais tendências do marketing digital: 

Uso de formulários para a coleta de dados de terceiros: devido às leis de privacidade, as empresas terão que mudar a forma que coletam dados dos seus usuários. Uma forte tendência é que isso seja feito por meio de formulários.

Mensagens em tempo real para coleta de dados: as plataformas de mensagens em tempo real podem ser um hub importante para a coleta de dados para você entender mais sobre o cliente.

Experiência do usuário por meio do chatbot: os chatbots se tornaram os canais de comunicação de marca que mais crescem, isso porque eles permitem que a empresa se comunique com o seu cliente em horários que não operam com funcionários. É uma maneira de melhorar a experiência do usuário com a sua marca e cada vez mais empresas têm investido nessa ferramenta. 

Mais criatividade: para alcançar mais clientes será ainda mais importante focar seus esforços em um marketing criativo, tanto no formato como em campanhas, para que cada peça tenha melhor chance de receber atenção e engajamento. Não esqueça também de uma estratégia data driven.

Conteúdo de vídeo curto: os vídeos curtos já estão estabelecidos como conteúdos massificados. Em 2023, é esperado um aumento ainda maior de vídeos curtos nas mídias sociais, sites, e-mail marketing e publicidade. Por isso, para gerar engajamento e competitividade você precisará apostar em criatividade.

Marketing de influenciadores: essa modalidade continuará crescendo ao longo de 2023. Com isso, as ferramentas de monitoramento e métricas continuam sendo essenciais para avaliar resultados.

Transmissão ao vivo: as transmissões ao vivo se popularizaram nos últimos dois anos e seguem se consolidando como um meio de oportunidades para as marcas, que podem aparecer de maneira proativa por meio de produção ou de forma reativa, realizando o patrocínio dessas transmissões. 

Conteúdo gerado pelo usuário: os consumidores são mais propensos a confiar nas informações geradas pelo próprio usuário que pelas empresas. Por isso, você pode aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário e colocar a sua marca em evidência para mais pessoas. 

Marketing personalizado direcionado: o público está cada vez mais seletivo com o que quer ver ou consumir, por isso, o marketing personalizado direcionado vai ganhar ainda mais força. A personalização é feita por meio da coleta dos dados on-line, como histórico de compras, informações de localização etc., com isso são apresentadas as ofertas personalizadas de produtos e conteúdos. 

Marketing Inclusivo: o novo consumidor tende a fazer as suas escolhas com base nos valores que as marcas representam, por isso as práticas que as empresas exercem na sociedade têm sido pontos decisivos no momento de optar por um produto ou marca. 

A terceirização para agências de Marketing Digital: será ainda mais crescente a terceirização do trabalho de marketing digital para agências, já que o gerenciamento de contas, campanhas e implementação de tendências do marketing digital é feito com grande know-how por parte dessas empresas.  

TikTok ainda mais forte: o relatório State of Marketing apontou o TikTok como a plataforma com mais investimento por profissionais de Marketing em 2022. E para 2023, a tendência é fortalecer ainda mais. É válido o investimento por parte das empresas no TikTok Business, principalmente com a intenção de interação, engajamento e divulgação de marca.

Escrito por:

Renata Batista

Equipe de Conteúdo

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