Calendário Editorial: O que é e como fazer?

Um calendário editorial é essencial para manter suas redes sociais organizadas. Saiba como fazer.

calendário editorial

Independente do segmento do seu negócio, estar presente no meio digital é imprescindível, principalmente quando falamos especificamente das redes sociais que é onde seu público poderá interagir mais diretamente com sua marca. 

As redes sociais servem para conectar pessoas e ser uma forma entretenimento e informação para o usuário, por isso, na hora de realizar a construção de uma marca, é importante sempre lembrar de “gerar conteúdo” com posts de engajamento e informação. Marcas que utilizam as redes apenas para vender seu produto ou serviço, não conseguem se conectar com o cliente de forma que gere um relacionamento.  

Mas… como fazer isso?

A resposta é com PLANEJAMENTO. Para que você possa manter um fluxo de publicações legal e alcançar mais pessoas no meio digital é preciso criar um CALENDÁRIO EDITORIAL.  

O que é um Calendário Editorial para redes sociais?

Se você é do tipo de pessoa que usa a agenda para tudo, anotando cada coisa que precisa fazer no dia, podemos dizer que você está no caminho certo! Caso você não tenha esse hábito, não se preocupe, pois vamos te ajudar a entender como começar a fazer seu próprio Calendário Editorial. 

Um Calendário Editorial é documento onde você vai ter a visão geral de conteúdos que serão publicados em sua rede social.  Lembra da agenda? Então… da mesma forma que anotamos tudo que precisa ser feito no dia, precisamos ter anotado tudo é que relacionado a suas redes, como:

  • datas de publicação; 
  • conteúdo que será publicado;
  • datas comemorativas que precisam atenção;
  • entre outros.

Tão importante quanto estar presente no meio digital, é ter essa organização e visão geral com antecedência do que será publicado, pois assim você vai conseguir antecipar demandas importantes, não perdendo o timing de cada ocasião. 

E agora, como fazer um Calendário Editorial? 

Existem algumas ferramentas que você pode usar para criar seu calendário, porém a mais simples e prática é a famosa PLANILHA. 

Para começar a montar seu calendário, você pode começar de duas formas: 

  • Buscar no Google planilhas prontas e ir adaptando conforme sua necessidade.
  • Criar seu próprio Calendário Editorial em um documento em branco.  

Vamos começar a criar o seu? 

Definições:

O primeiro passo para começar é saber para quem você está se comunicando e em segundo qual o seu objetivo: Você quer aumentar suas vendas? Aumentar o alcance da sua marca? Gerar autoridade para sua empresa? Tenha isso bem definido para então, você pensar em: 

  • Quais redes sociais sua marca está/estará presente;
  • Qual será a frequência de posts por semana ou por mês; 
  • Quais assuntos você vai abordar? 

No quesito assunto, você pode dividir os temas por linhas de comunicação. 

Por exemplo: 

  • Institucional: falar sobre sua marca/empresa;
  • Conversão: falar do produto/serviço especificamente; 
  • Engajamento: aqui entra o conteúdo que tem como objetivo gerar relacionamento com o público;
  • Datas comemorativas: dias especiais ou feriados que tenham relação com seu segmento. 

Colocando a mão na massa:

Com seu público, objetivo e linhas de comunicação definidos é hora de organizar tudo dentro de uma planilha. 

Veja um exemplo básico de como você pode montá-la: 

Este exemplo pode ser replicado para todos os meses do ano. Você deve ir alimentando a planilha gradativamente de acordo com tudo que você definiu.

Formatos 

É neste momento que você vai definir os formatos que os conteúdos serão publicados. Existem diversas opções e você pode escolher mais de uma para divulgar o mesmo conteúdo. Veja: 

  • Imagem, vídeo no feed
  • Stories 
  • IGTV
  • Gif’s 
  • Entre outros. 

Pense, o que vai conversar melhor com o seu público?  É importante que você aproveite todos os formatos possíveis que as redes sociais permitem, pois isso deixa sua comunicação mais dinâmica e atrativa. 

Vale ressaltar que o Calendário Editorial pode ser alterado mesmo depois de pronto, principalmente quando aparecem posts de oportunidade que são os memes do momento ou algum acontecimento que gerou muitos comentários por parte da mídia. Fique sempre atento ao que é tendência, pois isso não podemos prever! 

Agora é com você!

Gostou das dicas? A Jobs X possui uma equipe especializada em gestão de redes sociais. Criamos todo o cronograma de publicações da sua empresa e ainda o conteúdos que serão publicados para que você precise apenas aprovar. O resto é com nós mesmo. Entre em contato e vamos juntos além.cale

Escrito por:

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