Porque criar conteúdo relevante é importante para gerar leads?

Criar conteúdos de valor é extremamente efetivo se você está procurando novos clientes para o seu negócio.

Um lead é um potencial cliente que caiu na sua base de contatos apresentando interesse em seu serviço ou produto. Sua base pode ser composta de contatos telefônicos, e-mail ou redes sociais; o importante é conseguir contatar a pessoa para “alimentá-la” com conteúdos de valor. Através desses conteúdos você conseguirá criar um relacionamento com seu lead, apresentando um problema que ele possa ter em sua vida ou negócio e mostrando que sua empresa pode ser a solução que ele procura. 

Para você ter uma ideia da importância disso, 73% das empresas brasileiras adotaram essa metodologia do marketing de conteúdo em sua estratégia e obtiveram 2x mais visitas em seu site*, aumentando consequentemente suas vendas. Veja por que sua empresa deve adotar essa estratégia: 

MELHORA SEU POSICIONAMENTO 

Diariamente os mecanismos de busca do Google fazem uma “varredura” de tudo o que está disponível, criando rankings de relevância. Entre os critérios para o ranqueamento, estão:

  • originalidade;
  • profundidade; 
  • engajamento. 

ORIGINALIDADE 

Todo o conteúdo produzido por sua marca precisa ser único. Não copie conteúdos de terceiros pois, além de “sujar” a reputação de sua empresa, os mecanismos de busca são capazes de identificar esse tipo de atitude. Você precisa criar conteúdos que se comuniquem com seu público, por isso, a importância de ter personas bem definidas, pois são elas que vão te indicar a melhor forma de alcançar seu futuro cliente. 

PROFUNDIDADE 

Conteúdos rasos, com pouco valor são considerados irrelevantes para os mecanismos. Eles devem ter no mínimo de 300 a 500 palavras para conseguir sanar uma dúvida de forma clara e precisa. Utilizar links externos (de outros sites relacionados ao seu conteúdo) ajudam a aumentar a relevância dele, pois mostra que você está complementando o conhecimento do seu leitor. Pesquise, entenda sobre o assunto e escreva com autoridade. Se julgar necessário, procure conversar com especialistas que possam te orientar a respeito de um determinado assunto mais complexo. 

ENGAJAMENTO 

Os mecanismos de busca medem o desempenho e relevância de seus conteúdos através do tempo que um usuário passa dentro da sua página. Se ele abre, lê o primeiro parágrafo e muda de aba, significa que seu conteúdo não está atrativo o suficiente para engajar os leitores. As interações com o conteúdo também são uma forma de engajamento, então se seu conteúdo foi compartilhado nas redes sociais, curtido ou teve muitos comentários ele será bem avaliado dentro do Google. 

Conteúdos com alta relevância, que ensinam algo ou respondem alguma dúvida dos usuários são considerados bons o suficiente para que apareçam nas primeiras posições dos buscadores. Isso gera autoridade! Sites que aparecem nas primeiras posições garantem muito mais visibilidade e vendas para sua marca, por isso, oferecer conteúdo de qualidade é uma ótima maneira de conseguir novos leads e, consequentemente, novos clientes. .

MELHOR ENGAJAMENTO COM O PÚBLICO 

As pessoas valorizam conteúdos que realmente sejam diferenciados e que garantam mais conhecimento para elas. Não é só produzir por produzir, é preciso entender o que seu público procura, oferecer uma solução e incentivar uma ação, para então, finalmente convertê-lo em cliente. Abra o diálogo com seu público e fortaleça o relacionamento entre vocês para seja criada uma ligação de confiança.

SEJA VISTO POR POTENCIAIS CLIENTES

“Quem não é visto não é lembrado”, já ouvimos muito essa frase no decorrer de nossa vida, e no meio digital ela também se encaixa muito bem. Uma empresa que não produz conteúdo, simplesmente não existe. Hoje, as pessoas levam muito em conta o posicionamento de marcas dentro da internet, seja por meio de blog ou redes sociais, por isso, entenda quem é seu cliente e o que ele procura, pois quanto mais pessoas chegarem até você através de seu site, redes sociais, blog ou até mesmo, sua loja virtual, mais leads serão gerados e maiores são as chances de convertê-los em fiéis clientes. .

POR FIM, GERE MAIS VENDAS 

Nem todo mundo que visita seu site está pronto para fazer uma compra, mas isso não significa que com o tempo e a estratégia certa esse usuário não possa vir a se tornar cliente. Como a confiança é um dos principais pontos para a tomada de decisão, comece a criar um relacionamento com seus leads através do conhecimento. Oferecer  conteúdos relevantes ajudam os leads a percorrer a jornada de compra (mais conhecido como funil de vendas), encontrando a resposta de um problema específico que ela ainda não tinha conhecimento. 

Dentro do funil de vendas, os leads são classificados dentro de 3 etapas: 

  • TOPO 
  • MEIO 
  • FUNDO 

Os conteúdos de TOPO tem como objetivo atrair os usuários. No topo, nós falamos sobre um problema que seu lead possa ter, para que ele se identifique e se interesse pela solução daquilo que está sendo falado. 

No MEIO, entregamos um conteúdo mais denso explicando como solucionar aquele problema. Para ele ter acesso a esse conteúdo, ele precisa te dar algo em troca, como por exemplo, o e-mail. Vemos muito isso na distribuição de e-Books. 

No conteúdo para os leads FUNDO de funil é apresentando a solução do problema, que nesse caso será seu produto ou serviço, então aqui você poderá falar a vontade sobre os benefícios que seu produto possui, casos de sucesso de pessoas que o utilizaram e tiveram bons resultados, entre outros. Aqui, ele está pronto para tomar sua decisão e fechar uma compra.  

Estratégias baseadas nesse conceito, tendem a ser mais efetivas para o fechamento de vendas. 

Produzir um bom conteúdo que gere engajamento, retorno e que ainda acompanhe o tom de voz de sua marca não é algo fácil de se fazer, porém vale o investimento, pois como falamos anteriormente, os resultados vindo desse tipo de estratégia são muito satisfatórios e ajudam no crescimento da sua empresa dentro e fora dos meios digitais. 

Ficou interessados em criar conteúdos de qualidade para seu negócio? Conheça nossos especialistas e solicite um orçamento. Queremos levar sua empresa além. ________________________________________________________________________
*Esses dados são da Content Trends, a maior pesquisa sobre Marketing de conteúdo do país, realizado em 2019.

Texto assinado por:

Emilly Lehmkuhl

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