Como utilizar o Instagram para vendas

O Instagram é uma rede social que está em constante crescimento. Saiba como realizar vendas dentro dela.

dicas para vendas no instagram

Você entende qual o poder das redes sociais hoje? Você é impactado por elas na hora de consumir?
Estudar as utilidades do Instagram e os mecanismos adequados para essa rede é essencial quando o foco é sucesso em vendas.

No avanço da tecnologia e comunicação atual, é impossível não falar das redes sociais e, principalmente, do Instagram. Ele vem de forma crescente conquistando usuários por todo o mundo. Além de uma ótima plataforma de entretenimento, tal rede vem ganhando destaque como conversora de vendas e alcance para as marcas.

Para entender melhor esse consumo digital, pesquisas apontam que cerca de 38% das pessoas realizam suas compras a partir de produtos encontrados no Instagram. Além disso, mais de 25 milhões de anunciantes em todo o mundo utilizam a plataforma para gerar negócios, impulsionados pelo dinamismo que a rede oferece.

INSTAGRAM BUSINESS

Para que a estratégia de vendas funcione, é necessário compreender as características da rede e apropriar-se de seus mecanismos, sendo o Instagram Business o seu grande parceiro nessa jornada.

O Instagram Business foi uma modalidade criada em 2016, a fim de atender empresas, lojas e , empreendedores de forma a promover produtos e serviços através da visibilidade da rede. A opção desta conta, permite diversos recursos para trabalho, como acesso a dados mais detalhados sobre conteúdos, públicos e a possibilidade de criar anúncios. Esse modelo de conta é disponibilizado a um custo zero.

Para complementar as estratégias de vendas pelo Instagram, além de um perfil comercial é necessário a aplicação de diversas técnicas que são decisivas na hora de tornar usuários em consumidores. A estruturação de um perfil adequado, assim como um conteúdo de qualidade são peças-chave para um engajamento efetivo com o público.

Confira algumas técnicas essenciais para vendas assertivas no Instagram:

DEFINA UMA PERSONA

Mas afinal, o que é uma persona? É a representação do seu cliente ideal, visualmente e de forma simplificada. Você generaliza e engloba determinados indivíduos em uma categoria similar para entendê-los melhor e entregar um conteúdo mais assertivo para os mesmos.

A criação de uma persona é de suma importância e não só para definir o tipo de conteúdo a ser trabalhado. Existe a necessidade da definição de um tom de voz, de entender onde seus usuários buscam informações e como eles querem consumi-las.

Além disso algumas perguntas podem te ajudar nessa construção:

  • Qual o gênero, idade, etc.
  • Qual é o seu principal problema? 
  • Que tipo de assunto o interessa sobre seu setor?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?

A partir disso você pode idealizar sua persona ideal! 

UTILIZE O INSTAGRAM COMO SUA SEGUNDA VITRINE 

Seu perfil tem que estar visualmente agradável, assim como a vitrine da sua loja ou seu e-commerce. As pessoas procuram uma marca que passe credibilidade e esse passo é imprescindível para o seu cliente ter uma boa impressão. Aqui vão alguns tópicos a serem trabalhados:

  • Busque deixar o seu perfil o mais completo possível.
  • Tenha uma identidade visual alinhada. 
  • Ofereça seus produtos. Porém, não abuse, senão seu perfil vira panfleto e esse não é o intuito.

Lembre-se sempre, os usuários compram por  uma necessidade e ela pode ser instantânea, então aproveite a oportunidade seguindo esses passos.

A IMPORTÂNCIA DE UM CONTEÚDO DE VALOR

Um dos diferenciais buscados pelos usuários nas redes sociais é o dinamismo promovido por um consumo rápido e prático, aliado a uma experiência com as marcas e produtos expostos. Para gerar isso, é preciso analisar a maneira com que o seu conteúdo é fornecido e se ele é de valor.  

Esses são os principais fatores que determinam o que o usuário vê no feed de acordo com a identidade traçada por sua rede de buscas:

  • 1° lugar: Interesses;
  • 2º lugar: Atualidade;
  • 3º lugar: Relacionamento.

A necessidade da entrega de um conteúdo de qualidade, que reflita os valores e a humanização da marca nas redes sociais é essencial na conquista do público como grande alvo de vendas, de forma a gerar uma maior credibilidade da marca com seus clientes. 

Ao criar uma conta para o seu negócio, busque transmitir a qualidade de seus produtos e serviços por meio de um conteúdo de bem estruturado.

INFLUENCIADORES

Utilizar de pessoas influentes no meio do seu negócio pode ser uma boa estratégia para divulgação do seu produto ou serviço. Além de passarem credibilidade, pode ser um caminho para a conversão de vendas. A seguir trouxemos alguns dados importantes:

  • 52% dos internautas no país segue pelo menos um influencer.
  • 35% dos usuários de redes sociais já visitaram algum lugar através deles.
  • São a segunda fonte para a tomada de decisões.

É importante analisar alguns fatores antes de escolher de fato um influencer para sua marca:

  • Alcance;
  • Ressonância: repercussão e capacidade de engajamento junto aos usuários;
  • Relevância: com o assunto ou com os valores da marca.  

IMPULSIONAMENTOS 

Investir é essencial para o crescimento da suas redes sociais. Através de impulsionamentos é possível alcançar pessoas que não te seguem, mas que são seu público-alvo. Além de gerar engajamento com a sua marca, eventualmente trazem novos seguidores e até mesmo conversões. Um estudo revela que uma pessoa:

  • É exposta a 362 anúncios por dia;
  • Nota 153 desses;
  • Lembra de 86;
  • Está disposta a se engajar com apenas 12.

Para criar uma campanha é necessário definir o público que você busca atingir e seu propósito. Dentro do gerenciador de anúncios do Facebook (que produz anúncios para o Instagram também) existem três classificações a partir de um objetivo:

  • Reconhecimento;
  • Consideração;
  • Conversão;

É importante lembrar que quanto mais segmentada uma campanha, melhores são os resultados. Isso acarreta em um direcionamento melhor para o público e consequentemente para pessoas que gerem uma ação a partir do objetivo que você escolheu.

INSTAGRAM SHOPPING

O Instagram Shopping é um recurso que permite às empresas, lojas ou varejistas colocarem links nos produtos disponibilizados em publicações no feed. Tal processo, é uma forma de identificação do usuário com o valor do produto exposto na imagem, podendo a cada item presente na foto conter uma tag com nome e valor, recurso este também disponibilizado para stories.

Dentro do próprio perfil, no caso do Business, existe uma aba destinada ao Instagram Shopping, simbolizado pelo ícone de uma sacola, em que o consumidor nesta parte possui acesso a diversos produtos e seus valores disponibilizados pela marca, além de um próprio ícone que direciona para o site da empresa, a fim de garantir a finalização da compra.

Mas como faço para ter o acesso a esse recurso? Para conter uma aba específica de produtos e conversões dentro do próprio perfil existe um critério:  O perfil deve possuir a partir de 10 mil seguidores. Mas para obter o Instagram Shopping em sua rede social, disponibilizando o acesso aos preços dos produtos nas publicações e direcionamento a uma página para finalização de compra há duas opções:

  • A empresa possuir um site e realizar o cadastro do próprio e-commerce na rede;
  • Possuir um catálogo de produtos no Facebook, o qual será transferido para o Instagram Shopping.

É indiscutível a praticidade e otimização do Instagram Shopping, pois possibilita aos usuários a exposição de produtos e ao mesmo tempo a oportunidade de consumi-lo. Um grande recurso a ser apropriado a fim de impulsionar negócios e ter um sucesso em vendas.

Além dessas dicas, existem inúmeros outros fatores que podem ser decisivos na construção da sua estratégia. Quer saber como vender nas redes sociais? Conte com a Jobs X para fazer o seu negócio decolar!

Escrito por:

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