CROSS MEDIA: Entenda a importância dessa estratégia para seu negócio

A estratégia de Cross Media é muito utilizada para alcançar um número maior de pessoas e fortalecer a marca...

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Com o passar dos anos, as estratégias de comunicação e marketing vem se aprimorando cada vez mais, exigindo que as empresas tenham “jogo de cintura” e consigam estar em constante evolução. O Cross Media é uma estratégia bastante utilizada para atingir o máximo de pessoas possível com um conteúdo ou campanha. Uma mesma peça publicitária, pode ser desmembrada para diferentes canais, como internet, outdoor, rádio ou televisão. 

É preciso tomar cuidado na hora de desmembrar campanhas, pois, mesmo que elas falem de um mesmo assunto, elas terão abordagens diferentes focadas para seus canais. Uma chamada comercial feita para rádio, não será a mesma publicada em uma rede social por exemplo. É preciso estar atento a essas mudanças. 

Quais as vantagens do Cross Media? 

O cross media permite que você reinvente sua forma de comunicar, alcançando diferentes públicos com um mesmo assunto. Além disso, esse tipo de estratégia gera valor para sua marca, já que ela estará sendo vista em diferentes canais e por diferentes públicos. 

Quando falamos de cross media, as pessoas tendem a pensar que esse tipo de estratégia só funciona para grandes empresas, já que, teoricamente, é necessário um grande investimento para uma campanha de sucesso. Mas isso não é verdade. É possível utilizar dessa estratégia de diferentes formas, como por exemplo, criar QRCode para colocar em sua embalagem. Esse QRCode levará o usuário até um aplicativo com um vídeo exclusivo por exemplo, e em paralelo com isso, podem ser feitas campanhas em Google e rede sociais. 

Canais que podem ser utilizados

Temos diversas opções de canais para veicular campanhas, porém você não precisa usar todos ao mesmo tempo. Pesquise a respeito do canais mais usados pelo o seu público e invista neles.

A Jobs X trabalha com posts orgânicos nas redes sociais, mídia paga no Google e ainda, outdoor em uma avenida bem movimentada. Depois de algumas análises, entendemos que o impacto dessas ações trariam resultados para nossa agência, baseado no público que trabalhamos. Veja alguns exemplos: 

  • Redes Sociais 

Hoje, as redes sociais são o carro chefe do Marketing. Sempre falamos bastante aqui que quem não está no digital simplesmente não existe. É possível investir em campanhas pagas como, Facebook Ads ou ainda criar campanhas orgânicas em sua página que estimulem uma ação do usuário, permitindo que ele tenha uma experiência completa. Veja como a Jobs X trabalha esse canal: 

Lançamos uma campanha voltada para as consequências econômicas do novo Covid-19, com foco nas pequenas e médias empresas, que hoje, são as que mais sofrem. Queremos transmitir uma mensagem de que juntos, com as pessoas certas e as estratégias certas é possível sobreviver sem danos extremos. 

  • Google Ads 

Anúncios no Google são ótimos para divulgar campanhas novas, principalmente se sua empresa ainda não tem um nome tão forte nos meios digitais. Você consegue colocar o link do seu site ou página exclusiva da campanha, em primeiro lugar nos resultados de busca, garantindo que mais pessoas tenham acesso àquela informação.  

Veja dois dos nossos anúncios no google: 

A abordagem para este canal foi completamente diferente da utilizada nas redes sociais. Precisamos deixar o assunto mais direto, sem a imagem para auxiliar. Até a formatação das palavras é diferente nesses casos, utilizando letras maiúsculas no inicio de todas elas, para que o anúncio fique mais chamativo. 

  • Outdoor 

Outdoor é um veículo extremamente efetivo, principalmente para Branding. Por ele ficar em um lugar fixo e de destaque, as pessoas que costumam passar pelo local notam sua presença e fixam, mesmo que inconscientemente, o conteúdo apresentado. Existem diversos tipo de mídia offline que sua empresa pode se interessar. Faça uma pesquisa e descubra qual se encaixa mais no perfil do seu público. 

Para nós, o outdoor convencional foi a opção escolhida. Ele está localizado em uma avenida muito movimentada com diversas empresas perto. O local escolhido foi pensando no público que consome nosso serviço. Veja: 

Para materiais como outdoor, o conteúdo precisa ser ainda mais sucinto para que a leitura e entendimento seja rápido. O importante é utilizar imagens chamativas ou então a logo da sua empresa para ajudar no fortalecimento de marca. 

  • Televisão 

Veicular comerciais em canais de televisão é extremamente caro. Para utilizar esse canal, é preciso um estudo aprofundado de qual será o investimento e principalmente, qual o retorno que esta ação trará. Existem diversas opções de horário disponíveis nas mais variadas grades de programação, por isso, analise qual canal tem mais a ver com seu negócio, entenda o perfil de conteúdo consumido pela sua persona e assim descubra qual o melhor horário para ter seu comercial veiculado. 

  • Rádio 

Muitos acham que propagandas em rádio é ultrapassado, mas segundo um levantamento do Ibope, realizado em 2018, 91% dos brasileiros ainda escutam rádio. Um spot em uma rádio é um pouco mais em conta que na televisão, porém, também precisa ser bem pensado para que possa atingir o máximo de pessoas que possuem o perfil de compra do produto ou serviço que está sendo ofertado. Invista em um bom conteúdo, uma boa gravação e, talvez, um jingle. Os jingles tem a vantagem de serem “grudentos”, então as pessoas acabam se lembrando deles com frequência. Você pode usar isso a favor do seu negócio. 

  • Blog 

Há quem não acredite, mas o blog é um canal de publicidade também. É possível incluir dentro de conteúdos de valor, algo comercial, vendendo um produto ou serviço. Muitos blogs ganharam espaço na internet fazendo esse tipo de ação e hoje são muito procurados por grandes marcas para campanhas. Nesse caso, você pode criar o seu próprio blog, gerando tráfego para seu site e fortalecendo seu branding ou então, encontrar parceiros que publiquem sobre seu produto ou serviço, como forma de divulgação, alcançando um maior número de pessoas de forma mais rápida.  

No nosso caso, não pensamos em fazer algo comercial em nosso blog, e sim, dar dicas para os colaboradores das empresas de como passar por essa fase trabalhando em Home Office. Não foi preciso falar diretamente sobre o Covid-19 para que ele fizesse sentido dentro da campanha toda. Apenas mudamos a abordagem e entregamos um conteúdo de valor para nossa persona. 

Como eu começo a criar minha estratégia: 

Reforçando o que falamos anteriormente, criar uma estratégia de cross media não é apenas publicar o mesmo conteúdo em diferentes canais. É preciso mudar a forma de abordar os assuntos e estimular a interação do público com aquele conteúdo. Para que isso seja possível, vamos fazer um passo a passo do que é preciso para começar a criar sua estratégia. 

  • Primeiro é preciso definir o objetivo de sua campanha. Você quer fortalecer sua marca, aumentar vendas? O objetivo ajuda a definir quais veículos serão utilizados. .
  • Pense em sua persona e analise suas ações de consumo. Com isso será possível definir o investimento e quais os possíveis canais de execução da campanha. 
  • Defina as plataformas e formatos que o conteúdo será transmitido. 
  • Garanta que seu público interaja com o conteúdos e crie um relacionamento a longo prazo com sua marca. 

Uma estratégia de Cross Media leva tempo para ser executada, pois são necessários muitos estudos e análises antes de começar a investir. Por se tratar de campanhas grandes, não existe espaço para erros, pois isso poderá refletir negativamente para sua marca. Tenha sempre ao lado pessoas de confiança e que entendem sobre comunicação e marketing. Elas te ajudarão a alcançar os melhores resultados. Nós, da Jobs X, contamos com um time de especialistas que podem te ajudar a criar estratégias na medida certa para sua empresa. Trabalhamos com uma metodologia inteligente que garante entregas rápidas e com qualidade. Entre em contato e vamos juntos além.

Texto assinado por:

Alani Drielli

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