Saber que um conteúdo está sendo compartilhado é sempre um bom sinal. Porém, não conseguir mensurar esses compartilhamentos pode...
Saber que um conteúdo está sendo compartilhado é sempre um bom sinal. Porém, não conseguir mensurar esses compartilhamentos pode gerar uma certa imprevisibilidade. Por esse motivo, cada vez mais profissionais estão preocupados com o Dark Social.
Dark Social é um termo que serve para classificar toda e qualquer métrica de compartilhamento de links que não pode ser rastreada pelas ferramentas tradicionais. Por mais que o nome faça referência a algo negativo, o Dark Social não é necessariamente algo ruim.
A única parte ruim do Dark social é o fato de ele se tratar de métricas sociais importantes que não são mensuradas com facilidade.
Esse termo foi criado por Alexis Madrigal. Ele era um jornalista que decidiu estudar e debater o tema, partindo do principio: Será que estamos realmente tendo acesso a todas as informações que deveríamos referentes aos conteúdos na web?
Quando pensamos em compartilhamento de links, notamos que não.
O principal motivo para não termos esse controle, é pela segurança, pois quando falamos de Dark Social, estamos falando principalmente de links que são compartilhados em aplicativos de mensagens, como Whatsapp.
Nesses aplicativos, as conversas são protegidas para garantir a máxima privacidade de seus usuários.
Como o conteúdo das conversas é privado, não é possível mensurar quantos links e quais deles foram enviados, impossibilitando que métricas sejam analisadas.
Precisamos nos preocupar com isso, pois desde o surgimento do termo Dark Social, muitas plataformas surgiram enquanto outras perderam sua força. Porém o compartilhamento de notícias e links dentro delas continua muito alto. Para que seja possível ter uma noção, cerca de 84% dos compartilhamentos são feitos em plataformas não detectadas. Isso significa que, na maioria das vezes, o engajamento de seus conteúdos não estão sendo detectados por inteiro e isso pode impactar no entendimento do sucesso de seu trabalho.
A parte boa é que depois de 8 anos do surgimento do termo, foram criadas formas alternativas de se mensurar esses números. Veja como:
Para rastreá-los, você precisa criar filtros que os separem em três formas:
Ter esses dados e métricas são importantes para que possamos medir o sucesso de um conteúdo. Conseguimos ver quantas pessoas leram, porém temos dificuldades para entender como essas pessoas chegaram até o link. Por isso é importante falar e entender mais sobre o Dark Social, pois ele pode impactar diretamente no entendimento das métricas de sucesso de um conteúdo.
Buscando por conteúdos de qualidade para sua empresa? Conheça a Jobs X! Temos especialistas prontos para criar conteúdos de valor que atraiam ainda mais clientes para seu negócio. Entre em contato conosco.
Escrito por:
Equipe de Conteúdo
Uma tendência que não é tão nova assim: o...
Mais do que colocar as ações de marketing em...