Dark Social: O que é?

Saber que um conteúdo está sendo compartilhado é sempre um bom sinal. Porém, não conseguir mensurar esses compartilhamentos pode...

Saber que um conteúdo está sendo compartilhado é sempre um bom sinal. Porém, não conseguir mensurar esses compartilhamentos pode gerar uma certa imprevisibilidade. Por esse motivo, cada vez mais profissionais estão preocupados com o Dark Social. 

Mas afinal, o que é Dark Social? 

Dark Social é um termo que serve para classificar toda e qualquer métrica de compartilhamento de links que não pode ser rastreada pelas ferramentas tradicionais. Por mais que o nome faça referência a algo negativo, o Dark Social não é necessariamente algo ruim. 

A única parte ruim do Dark social é o fato de ele se tratar de métricas sociais importantes que não são mensuradas com facilidade.  

Esse termo foi criado por Alexis Madrigal. Ele era um jornalista que decidiu estudar e debater o tema, partindo do principio: Será que estamos realmente tendo acesso a todas as informações que deveríamos referentes aos conteúdos na web? 

Quando pensamos em compartilhamento de links, notamos que não.  

O principal motivo para não termos esse controle, é pela segurança, pois quando falamos de Dark Social, estamos falando principalmente de links que são compartilhados em aplicativos de mensagens, como Whatsapp. 

Nesses aplicativos, as conversas são protegidas para garantir a máxima privacidade de seus usuários. 

Como o conteúdo das conversas é privado, não é possível mensurar quantos links e quais deles foram enviados, impossibilitando que métricas sejam analisadas. 

Por que devemos nos preocupar com isso? 

Precisamos nos preocupar com isso, pois desde o surgimento do termo Dark Social, muitas plataformas surgiram enquanto outras perderam sua força. Porém o compartilhamento de notícias e links dentro delas continua muito alto. Para que seja possível ter uma noção, cerca de 84% dos compartilhamentos são feitos em plataformas não detectadas. Isso significa que, na maioria das vezes, o engajamento de seus conteúdos não estão sendo detectados por inteiro e isso pode impactar no entendimento do sucesso de seu trabalho. 

A parte boa é que depois de 8 anos do surgimento do termo, foram criadas formas alternativas de se mensurar esses números. Veja como: 

  • GET SOCIAL: Ele é uma ferramenta simples que mostra em quais canais seu conteúdo está sendo compartilhado. Com essa plataforma, é possível mensurar o que está alcançando um bom tráfego dentro do dark social, mesmo que a plataforma não dê exatamente o nome dos canais tratados. 
  • DARK SOCIAL CALCULATOR: Esse é mais um método simples que pode ajudar na hora de obter estimativas rápidas, porém úteis. Para utilizá-la, basta inserir o e-mail usado no Google Analytics e aí, a calculadora fará uma conexão automática, que irá analisar os resultados para entender quais são de Dark Social. 
  • GOOGLE ANALYTICS: O Analytics não tem uma funcionalidade específica que permita mensurar exatamente todo o volume de compartilhamentos vindos de Dark Social, porém, podemos configurar alguns filtros nas plataformas que permitem uma estimativa mais adequada dos números desse tráfego. 

Para rastreá-los, você precisa criar filtros que os separem em três formas: 

  • VISITANTES GERAIS; 
  • TRÁFEGO DIRETO; 
  • VISITANTES QUE NÃO ENTRARAM NA HOME DO SITE. 

Ter esses dados e métricas são importantes para que possamos medir o sucesso de um conteúdo. Conseguimos ver quantas pessoas leram, porém temos dificuldades para entender como essas pessoas chegaram até o link. Por isso é importante falar e entender mais sobre o Dark Social, pois ele pode impactar diretamente no entendimento das métricas de sucesso de um conteúdo. 

Buscando por conteúdos de qualidade para sua empresa? Conheça a Jobs X! Temos especialistas prontos para criar conteúdos de valor que atraiam ainda mais clientes para seu negócio. Entre em contato conosco. 

 

Escrito por:

Alani Drielli

Equipe de Conteúdo

Marketing Conversacional: conheça a tendência que promete mudanças no marketing em 2023

Uma tendência que não é tão nova assim: o...

Conheça a importância dos resultados mensais apresentados à sua empresa

Mais do que colocar as ações de marketing em...

Fique por dentro do nosso mundo X