Devo pausar minhas campanhas em épocas de coronavírus?

Existem muitos fatores que precisam ser analisados antes de decidir pausar ou não campanhas. Veja quais são essenciais:

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O Covid-19 chegou mudando muito mais do que a rotina das pessoas. Ele transformou o perfil de consumo delas, fazendo com que as empresas tivessem que ajustar suas estratégias de marketing digital para continuar tendo resultados positivos. 

Uma dúvida muito frequente é com relação às campanhas de mídia on-line, como Google Ads e Facebook Ads. Neste período, elas precisam continuar ativas? A resposta pode variar de acordo com sua empresa ou nicho de mercado em que seu cliente se encontra. Para facilitar, trouxemos alguns pontos a serem analisados para resolver esse impasse.

  • Entrega de Produtos ou Serviços. 

O primeiro ponto que devemos levar em consideração é se o seu produto ou serviço consegue ser entregue no cenário atual. É possível migrar para um e-commerce, market place ou venda via whatsapp? Se a resposta for sim, suas campanhas de mídia podem ser redirecionadas para esses canais, pensando em tráfego e conversões de venda. 

  • Captação de Leads

Agora, caso sua empresa trabalhe com leads (potenciais clientes), é necessário entender quanto tempo eles demoram para ‘esfriar’ (perder o interesse no seu produto ou serviço), pois a partir disso, entendemos se vale a pena manter suas campanhas ativas ou não. 

  • Branding

Se o cenário da sua empresa não permitir nem a migração para o mundo digital e nem a geração de leads, a terceira coisa a ser considerada é o seu branding (reconhecimento de marca). Mesmo não gerando conversões, talvez seja a hora de tornar sua empresa memorável no digital. Essa estratégia te trará mais clientes e, consequentemente, mais vendas a longo prazo. Campanhas de alcance e tráfego no site podem ser uma boa opção, pois vão mostrar ao seu consumidor quem é sua marca e quais ações ela está tomando neste momento de crise. Em campanhas de branding, o objetivo principal é estar presente!

  • Orçamentos

Além de todos esses fatores, é preciso estar atento ao orçamento da empresa disponível para investir em mídias, pois com o cenário atual não é possível ter margem para prejuízos. Por isso, analise custo benefício das campanhas e decida se vale a pena ou não o investimento neste momento. 

Cada empresa possui uma realidade diferente da outra, cabendo ao profissional de marketing digital ou a você, empreendedor, gestor, líder ou gerente da empresa, refletir sobre cada um fatores e adaptar suas estratégias da melhor maneira.

O momento que estamos passando pode ser definido como “adaptação”. Não sabemos como será o pós crise e quais serão os reflexos dela, ou então, quais foram os impactos que sua empresa teve, mas sabemos que as empresas que aproveitarem essa virada de chave, colherão bons frutos no futuro. 

Texto assinado por:

Gyovana Camargo Freitas 

Lorenzza Pereira

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