Dia Internacional da Mulher: como posicionar sua empresa

O mês de março é marcado pelo Dia Internacional das Mulheres, data que simboliza as lutas e conquistas das...

O mês de março é marcado pelo Dia Internacional das Mulheres, data que simboliza as lutas e conquistas das mulheres ao longo da história. Nesse período, é comum que o comércio e as marcas aproveitem para criar campanhas e homenagens voltadas para o público feminino. 

Apesar de a data já ser considerada comercial, é importante se atentar ao tom das mensagens, pois é preciso ter empatia, respeito e cuidado com a comunicação. É válido destacar que o dia 08 de Março é uma data que simboliza as lutas das mulheres, principalmente em relação à melhores condições de trabalho e vida. 

A seguir, separamos algumas dicas de como posicionar a sua empresa diante dessa data e pauta tão importante. 

O posicionamento deve ser constante

Abrir espaço e apoiar ações que promovam a inclusão e equiparidade para as mulheres é um bom começo. Este posicionamento pode ser adotado como política da empresa e ser abordado em diversos momentos, ao longo do ano e não só apenas no mês de março. É importante realizar campanhas e conteúdos relacionados ao Dia Internacional das Mulheres e trazer essa reflexão para o diálogo ao longo de toda a trajetória e posicionamento da marca. 

Converse com seu público

A melhor maneira de entender e se conectar com o seu público, é conversar com ele. Isso também pode ser feito ao longo do ano, através dos canais disponíveis. Seja através de ações, campanhas ou conteúdo, é importante criar um espaço de conexão e diálogo a respeito de assuntos que permeiam o universo feminino, assim identificar as demandas e pautas que precisam ser supridas dentro do ambiente da marca.  

Valorize seu público e colaboradoras

O Dia das Mulheres pode ser uma data importante para homenagear e valorizar o seu público e também as colaboradoras de sua empresa. Criar ações que visam apoiar, incentivar e oferecer benefícios são ótimas maneiras de abordar a data e não parecer oportunista, visando apenas os lucros que a data pode proporcionar. É importante criar uma comunicação acolhedora, assertiva e verdadeira. 

Crie campanhas e promoções coerentes

A data deve ser abordada com coerência e com mensagens que façam sentido dentro do contexto do Dia das Mulheres. Criar cupons de desconto destinados a produtos voltados ao público feminino ou produzidos por mulheres, ou ainda promover ações que destinem os valores arrecadados à alguma instituição que trabalhe em prol dos direitos das mulheres é uma maneira de se posicionar durante o período. 

O apoio às pautas das mulheres não deve ser usado apenas como solução de comunicação ou vendas durante períodos específicos. Ele pode e deve ser aplicado na prática durante o dia a dia da empresa, sendo que ao adotar esse posicionamento, os benefícios serão para ambas as partes: marcas e sociedade. 

Para saber mais sobre esse conteúdo, acesse o link e baixe o nosso ebook.

Fique por dentro da Jobs X! Receba nossos conteúdos através de nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Escrito por:

Renata Batista Figueira

Equipe de Conteúdo

Marketing para o Dia Das Mães: serviços e produtos em alta

O dia das mães é uma data excelente para...

5 motivos para contratar uma agência de marketing

Será que contratar uma agência de marketing é uma...

Fique por dentro do nosso mundo X