Dicas práticas de como trabalhar com influencers

Vivemos em uma sociedade onde os influenciadores digitais já são parte importante da maioria das estratégias de marketing. Por...

Vivemos em uma sociedade onde os influenciadores digitais já são parte importante da maioria das estratégias de marketing. Por meio deles, as marcas podem aumentar sua relevância, ter uma maior proximidade com o público, alcançar mais pessoas, além de poder auxiliar no crescimento das vendas.

Segundo uma pesquisa feita pela Qualibest, 55% dos entrevistados afirmaram que costumam saber da opinião de criadores digitais de conteúdo antes de efetuarem uma compra. E 86% já descobriram um produto por conta de um influenciador.

Apesar dos números serem expressivos, é preciso muito cuidado na hora de escolher a influenciadora ou influenciador certo para a sua estratégia. Conheça algumas dicas que buscam realizar ações que vão além do básico!

TIPOS DE INFLUENCIADORES

Com objetivos e alcances bem diferentes, não podemos colocar todos os “influencers” na mesma categoria. Suas diferenças consistem em: plataformas de atuação, nichos, maneira de abordagem com o público, entre outros.

  • Celebridades: aqui estamos falando de pessoas extremamente famosas, que podem ser do ramo da indústria e também do esporte. Ou também influencers que se tornaram muito famosos na internet e são considerados celebridades. Eles possuem um alto preço, mas, como consequência, um alcance grande de divulgação.
  • Autoridades: são pessoas que produzem livros, dão palestras e são especialistas em algum tipo de assunto. Temos aqui um público super bem segmentado e uma ótima oportunidade de inserção de produtos específicos.
  • Jornalistas: o jornalista tem um alcance muito grande, porque pode cobrir uma gama variada de pautas e trabalhar para grandes meios de comunicação. Hoje temos grandes nomes como Guga Chacra, por exemplo.
  • Microinfluencers: não são considerados celebridades, mas têm audiência devota e consistente, com a qual mantém relação de proximidade. Essa é uma vertente na qual devemos prestar bastante atenção. Além disso, os microinfluencers contam com a vantagem de possuírem preços muito mais acessíveis.

Agora, cabe entender dentro da sua realidade, qual é o melhor tipo de influenciador digital para o seu planejamento de comunicação.

DICAS PRÁTICAS PARA ESCOLHER O MELHOR INFLUENCIADOR PARA O SEU NEGÓCIO

Não se encante somente pelo número de seguidores

Essa é a parte mais importante de todo o processo. O número de seguidores pode ser encantador, mas é necessário analisar outras métricas além dessa. O dado que mais precisa ser levado em consideração é o engajamento. Sua influenciadora tem um milhão de seguidores? Ok! Mas quantos seguidores curtem, comentam e de fato engajam com aquilo? Qual a frequência de postagens? Possui conteúdos autênticos? É o nicho que você realmente está inserido?

Além disso, você deve ter em mente que essa pessoa vai se tornar um representante da sua marca, logo, precisa entender se ela é uma pessoa engajada, quais assuntos ela aborda de forma geral, se já se envolveu em polêmicas, entre outros fatores.

Encontre a agência do influenciador

Nem todo influenciador divulga em suas redes sociais o contato certo para o comercial, talvez aqui seja necessário gastar algumas horas de pesquisa no Instagram, Youtube, Facebook e por aí vai. Existe também plataformas que fazem isso por você, mas todas são pagas e custam um valor razoavelmente alto.

Faça um bom alinhamento de briefing

Nesta parte é importante ter informações como: detalhamento da campanha, qual o tipo de conteúdo esperado e se terá um call to action, ou seja, levará as pessoas para um site? para o seu perfil no instagram? Coloque o que pode e o que não pode fazer e lembre-se: é o influencer que precisa ter a liberdade criativa para fazer o post/stories/video, etc. ok? Ele é quem conhece o público dele e sabe conversar diretamente com essas pessoas. Briefing não é roteiro!

Ofereça algo para o seguidor do influencer

Essa é uma sugestão que pode ser feita e funciona muito bem, principalmente se você vende um produto ou serviço que seja mensurável! Já pensou em oferecer um cupom de desconto? Assim será ainda mais fácil para você metrificar as suas vendas posteriormente!

Mensure resultados

Chegou a hora de colher os seus resultados! Atenção, essa é uma tarefa de duas mãos, tanto o seu time quanto o influencer vão precisar levantar dados. Não ache que essa é somente uma tarefa da pessoa contratada. Acompanhe os números de acessos ao seu site vindos do canal do influenciador e os números de engajamento nas suas mídias sociais nos dias em que a ação ocorreu. Se tiver utilizado algum cupom de desconto, verifique o resultado das vendas através desta métrica. Essas informações dirão se a parceria funcionou e teve bons resultados. 

Agora que você possui todas as dicas é hora de colocar a mão na massa!

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