E-commerce x M-commerce: entenda a diferença!

Com as medidas restritivas que aconteceram com o avanço da pandemia ao redor do mundo, muitos consumidores tiveram a...

Com as medidas restritivas que aconteceram com o avanço da pandemia ao redor do mundo, muitos consumidores tiveram a oportunidade de explorar um pouco mais as compras em e-commerce através de lojas virtuais e grandes marketplaces da internet. 

De acordo com dados publicados pela empresa de inteligência de mercado Neotrust/ Compre&Confie, os brasileiros realizaram cerca de 78,5 milhões de compras online no primeiro trimestre de 2021. Isso mostra um crescimento de 57,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os resultados ainda indicam que, mesmo com a retomada da vida após o fim da pandemia,  o consumidor deve continuar fazendo compras pela internet.

No entanto, cada vez mais pessoas têm contado com o auxílio de dispositivos móveis na hora de adquirir produtos no meio virtual. O M-commerce, termo utilizado para designar a compra e venda por meio de smartphones e outros tipos de aparelhos, também ganhou uma grande força nos últimos meses. 

O M-commerce não é totalmente diferente do e-commerce e é possível analisar que uma boa parte das plataformas online já estão oferecendo ao consumidor páginas que sejam compatíveis com a versão mobile de uma maneira abrangente. 

Algumas ações podem ser fundamentais na estratégia de construção de um M-commerce que funcione para o lado do consumidor e também para o lado da empresa. Quer saber mais? Confira abaixo!

O tempo de carregamento é extremamente importante – fique atento!
Independente de ser em uma landing page ou na página de um produto, verificar se o tempo de carregamento costuma ser rápido em dispositivos móveis é um fator essencial para o M-commerce. 

O que se confirma através de um dado divulgado pela ferramenta Think With Google em um de seus estudos: 53% dos visitantes tendem a abandonar páginas que demoram mais de 3 segundos para carregar totalmente. 

Certifique-se de ter um site responsivo
Os sites responsivos são páginas que adaptam o seu tamanho ao formato de telas nas quais estão sendo exibidos, como celulares ou tablets. Por conta disso, é importante contar com essa funcionalidade na página. 

Juntamente a um design responsivo, o visitante não precisará ficar dando zoom na versão mobile pela página já estar devidamente projetada para funcionar de uma maneira feita para dispositivos móveis.

Faça um investimento para ter um ótimo atendimento mobile
Não há nada melhor para um cliente do que um atendimento eficiente e eficaz em qualquer tipo de comércio e, no M-commerce, isso não poderia ser diferente! É possível perceber algumas modificações por conta do seu formato.

Funções como chat online e ferramentas de callback podem ser boas opções para fidelizar ainda mais o consumidor. O atendimento virtual é uma funcionalidade que  permite que o consumidor receba contato da equipe ou da plataforma como uma forma de abordar o visitante de uma forma proativa e feita em tempo real.  

Já a ferramenta de callback se configura como uma maneira de solicitar uma ligação com a equipe do site para falar sobre algum determinado assunto, produto ou serviço, enquanto pode continuar navegando pela página.

O papel das redes sociais no M-commerce
É necessário entender que somente permitir que clientes consigam acessar páginas por meio de dispositivos móveis não é suficiente para ganhar força de venda para o negócio. As redes sociais podem ser ótimas aliadas para levar uma marca ao consumidor. Por isso, não deixe de aproveitar as plataformas digitais, como Instagram, Facebook e até mesmo WhatsApp. 

A Jobs X oferece essas e outras soluções personalizadas para cada tipo de negócio. Nossa equipe é preparada para entender as necessidades dos clientes. Se você ficou interessado e quer saber mais sobre os nossos serviços, basta entrar em contato conosco pelo site ou então pelas nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Escrito por:

Anna Laura

Equipe de Social Media

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