Entenda o engajamento do Instagram e saiba como aumentar o seu!

O Instagram é cheio de métricas, dentre elas, o engajamento se destaca com uma das mais importantes, já que...

O Instagram é cheio de métricas, dentre elas, o engajamento se destaca com uma das mais importantes, já que pode alavancar o seu negócio e te fazer decolar! Mas, você sabe como ele funciona, ou ainda, como fazer para aumentar o seu? Para te ajudar, separamos algumas informações sobre o tema, acompanhe!

O que é o engajamento?

O engajamento define o grau de envolvimento que o público tem com a página no Instagram. É medido através de interações como: curtidas, comentários, salvamentos, envios, participação em interações no stories, mensagens diretas e compartilhamentos de publicações.

Todas essas interações são interpretadas pelo instagram de forma positiva, garantindo e validando a sua página perante o algoritmo. Além disso, elas também são sinal de que o trabalho na rede social está de acordo com as expectativas do público, fazendo com que aumente o relacionamento com os seguidores e o seu Retorno sobre Investimento (ROI).

Como calcular 

Para ter noção de crescimento é preciso estar atento às métricas relacionadas a sua página do Instagram. As variações são diárias, e por isso, ter estimativas periódicas pode ajudar a implementar mudanças e melhorias.

Para o engajamento não é diferente! A métrica não costuma se manter estável e para conquistar uma boa porcentagem são necessárias mudanças constantes que supram as expectativas do público e consequentemente, o façam engajar.

Por isso, calcular a taxa de engajamento e obter melhores resultados é essencial para a sua página. Para colocar em ação, basta colher algumas informações e fazer uma conta simples:

→ Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance

Além disso, é importante pontuar que existe um consenso para os resultados: acima de 3% é considerado bom e abaixo de 1% ruim. Por isso, vale a pena ficar atento aos números que acompanham suas ações na rede.

Dicas para aumentar o seu!

1. Interaja

As redes sociais se diferenciam pelas interações, por isso, não subestime o poder do relacionamento! Crie conteúdo, publique, responda os comentários, comente em outros perfis, compartilhe posts que agreguem valor ao seu conteúdo e veja o seu perfil decolar!

2. Garanta frequência

A frase “Quem não é visto não é lembrado!” nunca fez tanto sentido quanto agora, em tempos de redes sociais. Por isso, invista em frequência, ela é a melhor amiga do engajamento e ajuda o seu perfil a crescer com mais qualidade.

3. Aproveite os Stories

Os stories foram criados para produção de conteúdo diário. Por isso, aproveite a possibilidade de compartilhamento que a ferramenta traz e utilize! Vale postar o cotidiano, marcar contas semelhantes, compartilhar conteúdos de outras páginas, investir em interações, abrir caixas de perguntas e muito mais!

Com essas estratégias é possível melhorar o relacionamento e consequentemente o engajamento da sua página. E você, já sabia todas essas informações? 

Se quiser implementar essas e outras soluções para o seu negócio, conte com a Jobs X. Contamos com Xquad’s que buscam sempre entender o que o seu negócio precisa para decolar. E para mais dicas como essa, não deixe de seguir a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

 

Escrito por:

Mel Moura

Equipe de Conteúdo

3 dicas para transformar clientes em fãs da sua marca

Você já comprou um produto depois que ele foi...

Você sabe o que é e como utilizar o Reels?

O Reels é uma funcionalidade do Instagram que nasceu...

Fique por dentro do nosso mundo X