Qual a importância de anunciar no Google Shopping?

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Se você vende ou quer começar a vender online, promover seus produtos, gerar tráfego para seu site e aumentar suas vendas, esse conteúdo é pra você! 

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é a solução do Google que conecta lojistas e consumidores através da pesquisa por produtos. Ele funciona de maneira similar a um comparador de preços e a um marketplace.

Você já pesquisou por algum produto no Google e se deparou com uma vitrine de anúncios ao lado ou acima dos resultados patrocinados de pesquisa? Essa vitrine é o Google Shopping! 

Ou então, quando pesquisou por um produto no Google, acessou a aba “Shopping” e se deparou com uma tela parecida com a de um marketplace? Esse também é o Google Shopping!

Esse serviço surgiu a alguns anos atrás, em 2002, com o nome de “Froogle”, depois foi rebatizado de Google Product Ads e, em 2012, se tornou o Google Shopping. O formato dele permite que os usuários vejam  uma foto do produto, com título, preço e nome da loja. Dependendo das suas configurações de campanha, os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa, na aba de shopping, na rede de sites parceiros e/ou na rede de display do Google. 

No seu início, ele era oferecido gratuitamente, ou seja, os resultados eram exibidos de maneira orgânica. Mas, no ano em que ganhou o nome de Google Shopping, o serviço tornou-se pago e hoje, no Brasil, é necessário investir para que seus produtos possam ser listados.

No primeiro semestre deste ano, o Google anunciou que voltará a exibir resultados orgânicos na aba de Shopping. É válido lembrar que, a pouco mais de um ano atrás, o Google anunciou também a mudança de pago para gratuito do Google Search Console e começou a exibir resultados orgânicos gratuitos no Image Search.

Essas ações são consequências do empenho do Google em competir com outros grandes marketplaces, como a Amazon. A previsão é de a novidade mais recente ocorra no Brasil até o final do ano. 

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