Marketing para o Dia Das Mães: serviços e produtos em alta

O dia das mães é uma data excelente para promover marcas.

O dia das mães é uma das datas mais importantes para o comércio e uma excelente oportunidade para promover marcas. Contudo, por se tratar de uma data ligada ao lado emocional, é necessário que a abordagem seja assertiva e equilibre as emoções e a criatividade com as intenções de engajamento. 

A ideia em torno da maternidade já passou por muitas ressignificações e no século XXI é muito diferente do que costumava ser. Hoje, as mães querem ser lembradas e reconhecidas em seus papéis diariamente, como mulheres fortes, independentes e que dividem suas vidas pessoais com os cuidados com os filhos de maneira equilibrada. 

Como fazer uma campanha para o Dia das Mães? 

Assim como qualquer outra campanha sazonal, o Dia das Mães requer muito estudo e programação. Pensar em peças publicitárias que despertem o interesse, criem conexão, trabalhem com as emoções e que cumpram com seu objetivo comercial exigem um nível de planejamento e dedicação. Confira a seguir as principais dicas para realizar uma boa campanha de marketing para a data: 

  • Planeje muito bem todas as ações

A organização é fundamental para criar uma campanha consistente e eficaz, portanto planejar com antecedência quais ações e direcionamentos precisam ser tomados é essencial para não perder boas oportunidades. O ideal é começar a organizar o período em que a campanha for vigente antes do começo do mês de Maio, pois ela precisa de um tempo para ser executada e também vinculada. 

  • Organize sua loja, site e redes sociais

Estruturar a loja, site e redes sociais para uma campanha de uma data importante como o Dia das Mães é imprescindível. Organizar o estoque e promoções dentro da loja física ou site com antecedência ajudará a evitar imprevistos. Nas redes sociais, a dica é criar uma identidade visual que facilite a divulgação da campanha, além de criar um cronograma de postagens para distribuir bem a frequência em que a campanha será promovida pelas mídias sociais. 

  • Aposte em uma publicação de blog 

Se sua marca ou empresa tem um blog, invista na data para criar um conteúdo relevante que possa ser compartilhado através deste canal. Seja em um post informativo e reflexivo sobre a data comemorativa ou um texto guia que servirá para ajudar pessoas que estejam indecisas para escolher uma opção de presente, o blog é uma ótima ferramenta para promover conteúdos que agregarão ainda mais relevância para a campanha. 

  • E-mail marketing

Outro canal importante para comunicar a sua campanha é através de uma estratégia de e-mail marketing. Selecionar e indicar os produtos disponíveis para a data, criar promoções e cupons de desconto exclusivos e divulgar melhor a campanha como um todo são ótimas vantagens proporcionadas através do envio de disparos de e-mail marketing. 

  • Não esqueça do post de Dia das Mães no feed

Fazer um post para ser publicado exatamente na data é essencial para amarrar toda a campanha, portanto, não esqueça de criar uma publicação especial para esse dia. Esse cuidado demonstra todo o comprometimento com as ações e fortalece o posicionamento de sua marca ou empresa. E para reforçar a comunicação, a recomendação é criar uma arte e texto que traduza a essência da marca: se a linha for mais descontraída, a sugestão é optar por uma linguagem mais divertida. Caso o apelo seja mais emocional, seguir uma linha adequada.  

Tendências de serviços e produtos

Agora que já indicamos algumas estratégias para a criação de uma campanha voltada para o Dia das Mães, separamos algumas informações sobre as tendências de serviços e produtos que podem ser aproveitados na ocasião. Confira: 

Segundo dados do ICVA 2021, os seguintes setores foram os que obtiveram melhor desempenho e resultados positivos durante o período comercial que compreende a data do Dia das Mães: 

  • Vestuário (220,5%); 
  • Óticas e joalherias (136,6%); 
  • Móveis, eletro e departamentos (72,3%); 
  • Livrarias e papelarias (59,8%); 
  • Cosméticos e higiene pessoal (53,2%);
  • Demais setores (26%). 

Outro levantamento aponta ainda os 10 produtos que mais vendem para a ocasião: 

  • Roupas;
  • Perfumes;
  • Doces e chocolates;
  • Flores;
  • Calçados;
  • Acessórios;
  • Cremes hidratantes;
  • Cestas de café da manhã e/ou guloseimas;
  • Vale-presentes;
  • Eletrodomésticos. 

Apostar em um ou mais desses itens e segmentos é uma boa estratégia para aproveitar a data do Dia das Mães para impulsionar a sua marca, pois são os setores que registram ano após ano os melhores resultados. Indicar os benefícios dos produtos, criar promoções e ofertas exclusivas para a campanha e focar na comunicação para gerar interesse em torno desses artigos é uma maneira de conseguir atingir os objetivos de venda. 

De um modo geral, é válido ressaltar que o Dia das Mães é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas para qualquer setor ou segmento, desde que a data e a assertividade em comunicar a campanha sejam bem exploradas. 

Já está pensando em sua campanha de Dia das Mães? Não esqueça de aplicar as dicas e aproveitar as informações que separamos. 

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