MARKETING X PSICOLOGIA: Como usar a ciência para garantir resultados

Entenda como a psicologia pode ajudar seu negócio a alavancar suas vendas.

A psicologia é uma ciência que pode ajudar (e muito!!) seu negócio, pois quando estamos vendendo, somos pessoas vendendo para outras pessoas e isso deve ser levado em consideração. Por isso, vamos trazer aqui alguns pontos importantes que devem ser analisados para garantir melhores resultados para sua empresa. 

Qual a importância da psicologia em vendas?

De forma geral, por mais que as pessoas tenham personalidades diferentes, seus comportamentos são muito parecidos e por isso é possível utilizar a ciência da psicologia para aplicar estratégias que ajudem a melhorar suas vendas.  

Este tipo de técnica tem se tornado cada vez mais comum para as empresas que visam aumentar suas vendas consideravelmente pois, além de aumentar as vendas, é possível entender o comportamento do seu consumidor de forma que você consiga criar um relacionamento mais próximo com ele, o que ajudará seu negócio a minimizar erros tornando as estratégias mais assertivas.  

Seres humanos têm Mindsets diferentes 

Segundo o livro “Psicologia do Desenvolvimento”, da Carol S. Dweck o ser humano tem basicamente duas capacidades, que são: MINDSET FIXO e MINDSET DE CRESCIMENTO. 

O Mindset Fixo é quando alguém, depois de uma determinada experiência, não acredita que algo possa mudar ou não é capaz de mudar. 

Já o Mindset de Crescimento é quando a pessoa identifica oportunidades de mudança. 

Com isso, concluímos que uma pessoa pode ter dois tipos de mindsets que se manifestam em situações diferentes, tornando cada pessoa única. 

Todos buscam por pertencimento. 

O ser humano tem a necessidade de fazer parte de grupos e isso pode ajudar na hora de vender. Um exemplo disso é a Apple, que possui não apenas clientes, mas sim fãs. Quem consome o produto da marca não o troca por nada, por conta do status que ele proporciona perante a sociedade. Os consumidores da Apple fazem parte de um grupo próprio. 

Isso também acontece quando falamos de representatividade. Quando uma marca ergue uma bandeira em prol de uma causa, as pessoas que se familiarizam com ela, se sentem parte daquele grupo, simpatizando com a marca. 

Pessoas compram pela emoção 

Quantas vezes você já abriu seu guarda roupa e não entendeu o motivo de ter tantas roupas novas e que você nunca usará? Provavelmente algumas né?! Isso acontece porque compramos com o lado do cérebro responsável pelas emoções fazendo com que a gente tome uma decisão rápida, com menos de 2,5 segundos. Nós somos apresentados a uma oportunidade de comprar e em questão de poucos segundos, tomamos a decisão. 

A maioria das compras são realizadas dessa forma, por isso esteja em constante contato com seu cliente, enviando conteúdos e cupons de desconto que o induzam a comprar. 

A psicologia é uma ciência essencial para que as campanhas de marketing e vendas sejam efetivas. É a partir dela que entendemos como são os hábitos de consumo dos clientes e assim, o atingimos de forma que ele realize cada vez mais compras com sua empresa, se tornando um cliente fiel.  

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