Você já ouviu falar na tendência do metaverso? Confira mais sobre a tendência do metaverso no conteúdo do blog.
Você já ouviu falar na tendência do metaverso? Esse termo é conhecido por amantes da realidade virtual, tendo se popularizado e sendo melhor entendido e reforçado por meio de jogos de videogame, por exemplo.
Para compreender melhor o tema, pense que existem diversos jogos online que simulam o ambiente da vida real, com a criação de um personagem, de cenários de atuação que podem envolver a moradia, família, trabalho, dentre outros.
Esse personagem irá realizar diversas atividades, só que no mundo digital. Nesse caso, a melhor definição para esse termo se refere a mundos que existem no ambiente virtual, mas que são conectados à nossa vida real.
A grande discussão é que essa realidade do metaverso se dá porque, cada vez mais, o intuito é que sejam integrados à vida real e digital, criando espaços de discussão e experiências cada vez mais online, impactando em novos espaços de socialização e oportunidades de negócio, por exemplo.
Consequentemente, ele passa a fazer mais parte da vida real por meio de solicitações de compras, da obtenção de serviços, uso de óculos de realidade virtual para interagir de outras formas com os ambientes e até a criação de avatares para a representação gráfica, tendo produtos exclusivos para esses ambientes e personagens – ou mesmo o que vem ocorrendo com as NFTs, que atuam como artes exclusivas e de alto valor no meio online.
Esse é um tema que é bastante complexo, que envolve diferentes aspectos e impacta a sociedade, inclusive o modelo de consumo e a atuação de empresas e tem se mostrado cada vez mais presente com a expansão da internet, e com a acessibilidade de dispositivos móveis, como é o caso do celular.
Por isso, confira mais sobre a tendência do metaverso nos tópicos a seguir.
O benefício e usabilidade do metaverso para as empresas
Como já explicamos no início do artigo, o metaverso é a possibilidade de conectar o mundo virtual ao mundo real.
Dessa forma, a proposta é que ocorra uma imersão profunda nos canais onlines, promovendo a interação entre esses mundos, algo que já começa a estar presente por meio da realidade aumentada.
Com isso, as empresas têm se apropriado do conceito para aplicar as ações de Marketing Digital em seu negócio e envolver ainda mais os clientes, proporcionando experiências ainda mais imersivas, integradas e completas.
Basicamente, isso significa trazer para os clientes um novo processo de jornada de compra, assim como pensar em novas experiências para o usuário, inclusive, encontrar novos modelos de negócios, serviços e produtos, visto que a vida digital passa a ser criada, trazendo a necessidade de “abastecimento” de necessidades nesse ambiente.
Os benefícios para a empresa podem variar entre a inserção no ambiente da tecnologia e modernidade, assim como na melhora no relacionamento com os clientes, servindo até como um instrumento de divulgação durante a criação de campanhas, por meio das redes sociais, como já ocorre com o Instagram Ads.
Dessa forma, podemos resumir os benefícios do metaverso para empresas em seis pilares principais:
Pensando que isso pode ser cada vez mais uma realidade para as empresas, seja por meio de ações imersivas com óculos ou cadeira digital, que levam o usuário a vivenciar novas experiências e a novos espaços que interagem com a realidade (criando uma nova), o investimento no metaverso, tecnologia e marketing se mostram muito importantes.
Na verdade, a inserção da empresa em ambientes tecnológicos é uma ação que deve ser cada vez mais presente, até pelo elevado acesso a dispositivos móveis e conexão com a internet, mesmo que o processo não dê exatamente pelo Meta.
Dessa forma, é importante que as empresas também saibam como é possível implementar as tecnologias e realidades em seu negócio, utilizando as ferramentas para se promover nos canais de comunicação, inclusive em ações já presentes, como por meio do conhecimento sobre como funciona o Facebook Ads e o Google Ads.
Como é possível implementar o metaverso em sua empresa?
O primeiro passo para as empresas é conhecer muito bem o seu produto e se adequar ao público-alvo, ou mesmo estudar as novas oportunidades e possíveis demandas.
O entendimento sobre quem é esse consumidor e da mudança do mercado é essencial para pensar em estratégias assertivas.
Além disso, o investimento em tecnologia e uma rede de infraestrutura que conte com profissionais qualificados em tecnologia da informação (TI) são ações cruciais e que devem constar no planejamento, logo em seguida do entendimento do mercado (ou juntamente a ele).
É importante investir na equipe de marketing, pois eles são os profissionais qualificados para estudar formas de melhorar a experiência dos clientes em contato com sua marca e as formas de estar presente nas novas mídias/canais, bem como se apropriar deles e das melhorias da marca para se comunicar (e o que comunicar) com o público – seja nos novos ambientes e oportunidades, como a presença em um jogo, ou por meio de estratégias como anunciar no Google Ads.
Deste modo, é possível se posicionar adequadamente com a inserção do metaverso, se beneficiando das oportunidades que surgem em conjunto com a nova realidade e necessidade de consumo que é criada, priorizando o figital (físico em conjunto com o digital) e tudo o que ele pode proporcionar para clientes e marcas em relação às experiências.
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Conteúdo desenvolvido em parceria com a Ideal Marketing.
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