Nova modalidade olímpica: O Tik Tok dos atletas

Que essa foi uma Olimpíada bem diferente, não há como negar. A história dos atletas e seu dia a...

Que essa foi uma Olimpíada bem diferente, não há como negar. A história dos atletas e seu dia a dia são sempre um diferencial na cobertura dos jogos, mas esse ano, as atenções se voltaram também para suas redes sociais. E os competidores não deixaram a desejar, compartilharam cada detalhe de sua trajetória através de seus dispositivos.

Um aplicativo que ajudou em toda essa repercussão foi o Tik Tok, através dele foram compartilhados vídeos que trouxeram uma visão totalmente nova dos esportes e da personalidade dos atletas. Tudo isso gerou um contato completamente diferente com os esportistas e, novamente, a rede vizinha ganhou mais espaço e saiu na frente do Instagram.

O usuário ao acessar a aba “For You” do Tik Tok, teve a oportunidade de visualizar muitos vídeos sobre as Olimpíadas, dos atletas principalmente, mostrando o cotidiano na Vila Olímpica, reagindo a vídeos em que são citados, compartilhando momentos divertidos e participando das principais trends.

Assim, se antes era comum que o atleta transmitisse uma imagem séria, concentrada e até inacessível, diante do que aconteceu nas Olimpíadas de 2021, essa visão se transformou e fez com que os competidores conquistassem ainda mais repercussão.

E foi assim que conhecemos atletas que compartilharam o desenvolvimento da capinha de tricô para guardar a medalha, os jogadores que não cabiam dentro do banheiro e até skatistas, a minutos de disputarem uma final, fazendo dancinhas… 

Mas e o que isso representa?

Talvez seja um pouco difícil mensurar o que isso pode significar a longo prazo, mas a curto prazo os atletas conquistaram atenção mundial através do engajamento no Tik Tok. Além disso, seus vídeos foram parar em inúmeras outras redes sociais, o que aumenta exponencialmente o alcance de tudo que foi divulgado dentro da plataforma, sendo impossível contabilizar as visualizações conquistadas a cada novo vídeo.

Além disso, estamos falando de uma Olimpíada que não possui público, o que faz muita falta para os competidores…  Mas essa falta de presença física, pode ter sido compensada pelos altos número de likes, de comentários e compartilhamentos. Por isso, fica atrasado o atleta que não usa as redes sociais e não trabalha a sua marca pessoal dentro dessas plataformas. 

Um palpite que podemos deixar para reflexão é que a longo prazo, o Tik Tok pode começar a ser utilizado como uma ferramenta de torcida, basta constatar que ao acompanhar uma pessoa através das redes sociais o nível de afeição por ela aumenta, trazendo ainda mais estímulo e energia para momentos de competição como as que aconteceram.

Por isso, quando eu digo que a nova modalidade das Olimpíadas é o Tik Tok não é exagero! Manter um público atento e interessado não é fácil e trazer essa visibilidade para um evento que a grande maioria das pessoas assiste foi a cartada certa para os esportistas que querem deixar a sua marca e manter sua visibilidade. 

E você, já está no Tik Tok? Se quiser implementar essas e outras soluções para o seu negócio, conte com a Jobs X. Possuímos Xquad’s que buscam sempre entender o que o seu negócio precisa para decolar. E para mais dicas como essa, não deixe de seguir a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

 





Escrito por:

Beatriz Schefer Braga

Equipe de Social Media

Grandes marcas estão nomeando artistas para cargos de liderança

Você já deve ter notado que grandes marcas estão...

Fique por dentro do nosso mundo X