Nova modalidade olímpica: O Tik Tok dos atletas

Que essa foi uma Olimpíada bem diferente, não há como negar. A história dos atletas e seu dia a...

Que essa foi uma Olimpíada bem diferente, não há como negar. A história dos atletas e seu dia a dia são sempre um diferencial na cobertura dos jogos, mas esse ano, as atenções se voltaram também para suas redes sociais. E os competidores não deixaram a desejar, compartilharam cada detalhe de sua trajetória através de seus dispositivos.

Um aplicativo que ajudou em toda essa repercussão foi o Tik Tok, através dele foram compartilhados vídeos que trouxeram uma visão totalmente nova dos esportes e da personalidade dos atletas. Tudo isso gerou um contato completamente diferente com os esportistas e, novamente, a rede vizinha ganhou mais espaço e saiu na frente do Instagram.

O usuário ao acessar a aba “For You” do Tik Tok, teve a oportunidade de visualizar muitos vídeos sobre as Olimpíadas, dos atletas principalmente, mostrando o cotidiano na Vila Olímpica, reagindo a vídeos em que são citados, compartilhando momentos divertidos e participando das principais trends.

Assim, se antes era comum que o atleta transmitisse uma imagem séria, concentrada e até inacessível, diante do que aconteceu nas Olimpíadas de 2021, essa visão se transformou e fez com que os competidores conquistassem ainda mais repercussão.

E foi assim que conhecemos atletas que compartilharam o desenvolvimento da capinha de tricô para guardar a medalha, os jogadores que não cabiam dentro do banheiro e até skatistas, a minutos de disputarem uma final, fazendo dancinhas… 

Mas e o que isso representa?

Talvez seja um pouco difícil mensurar o que isso pode significar a longo prazo, mas a curto prazo os atletas conquistaram atenção mundial através do engajamento no Tik Tok. Além disso, seus vídeos foram parar em inúmeras outras redes sociais, o que aumenta exponencialmente o alcance de tudo que foi divulgado dentro da plataforma, sendo impossível contabilizar as visualizações conquistadas a cada novo vídeo.

Além disso, estamos falando de uma Olimpíada que não possui público, o que faz muita falta para os competidores…  Mas essa falta de presença física, pode ter sido compensada pelos altos número de likes, de comentários e compartilhamentos. Por isso, fica atrasado o atleta que não usa as redes sociais e não trabalha a sua marca pessoal dentro dessas plataformas. 

Um palpite que podemos deixar para reflexão é que a longo prazo, o Tik Tok pode começar a ser utilizado como uma ferramenta de torcida, basta constatar que ao acompanhar uma pessoa através das redes sociais o nível de afeição por ela aumenta, trazendo ainda mais estímulo e energia para momentos de competição como as que aconteceram.

Por isso, quando eu digo que a nova modalidade das Olimpíadas é o Tik Tok não é exagero! Manter um público atento e interessado não é fácil e trazer essa visibilidade para um evento que a grande maioria das pessoas assiste foi a cartada certa para os esportistas que querem deixar a sua marca e manter sua visibilidade. 

E você, já está no Tik Tok? Se quiser implementar essas e outras soluções para o seu negócio, conte com a Jobs X. Possuímos Xquad’s que buscam sempre entender o que o seu negócio precisa para decolar. E para mais dicas como essa, não deixe de seguir a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

 





Escrito por:

Beatriz Schefer Braga

Equipe de Social Media

Marketing Conversacional: conheça a tendência que promete mudanças no marketing em 2023

Uma tendência que não é tão nova assim: o...

Conheça a importância dos resultados mensais apresentados à sua empresa

Mais do que colocar as ações de marketing em...

Fique por dentro do nosso mundo X