O futuro das legendas de vídeo

Você já pensou na importância que as legendas de vídeo tem dentro do nosso cotidiano? É impossível ignorar essa...

Você já pensou na importância que as legendas de vídeo tem dentro do nosso cotidiano? É impossível ignorar essa facilidade, afinal, a ação de assistir vídeos online faz parte de todo o nosso dia a dia. O que comprova essa afirmação, é a pesquisa Inside Vídeo, que garante que em 2020, 99% dos brasileiros assistiram vídeos em diferentes telas e dispositivos.

Mas ainda que assistir vídeos online faça parte do nosso cotidiano e saibamos que as legendas são extremamente importantes para facilitar essa ação, sua produção é deixada de lado e elas costumam ser esquecidas…

Isso porque, muitas plataformas costumam gera-las automaticamente ou gerencia-las através de tecnologias que as fornecem em tempo real. Visto dessa forma, só temos um resultado: legendas fora do lugar, com pouca qualidade e clareza.

Tudo isso é um erro. Afinal, para funcionarem com maestria, é importante que estejam claras e precisas, ajudando na vivência do material exatamente da forma como planejamos. É possível ressaltar ainda que a legenda é tão importante para o processo de absorção do conteúdo disponibilizado que até mesmo o Google repensou a forma que trabalha com elas.

Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para tornar seus vídeos ainda mais impactantes. Confira: 

Traduza a experiência

Nós processamos milhares de informações em todos os vídeos que assistimos. As boas legendas não devem apenas revelar as camadas mais relevantes do contexto, mas também transmitir o máximo possível sobre o tom e o clima do vídeo.

Identifique quem fala

Muitos vídeos podem não ter uma relação direta com o áudio que está tocando no momento, por isso é importante deixar claro quando um áudio passa para o narrador, assim como descrever as pessoas que estão falando.

Seja breve

Não é necessário repetir o texto na legenda quando as palavras na tela correspondem ao áudio. Poucas linhas de texto também são importantes para não sobrecarregar o espectador. “Trazer a experiência envolve pensar tanto no que deve ficar de fora das legendas quanto no que deve ser incluído”.

Use o contexto

É impossível capturar todos os detalhes do vídeo nas legendas, já que só temos alguns segundos disponíveis. Para decidir quais informações são importantes, é necessário pensar nos objetivos e o que queremos que as pessoas entendam.

As plataformas

Saber onde vai ser hospedado o vídeo é fundamental para tomada de decisões. O YouTube, por exemplo, tem legendas embutidas, o que permite adicionar e editar legendas sem nenhum software especial. Já o Instagram não suporta legendas desse tipo, então é necessário fazer as legendas previamente e incorporá-las ao vídeo.

O uso de legendas em vídeo existe faz tempo, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Não importa o meio ou formato: quanto maior a presença das legendas editadas, mais podemos tornar cada vez mais acessível.

E aí, você tem aplicado essas estratégias nos vídeos da sua empresa? Aqui na Jobs X nós possuímos Xquad’s que trabalham fortemente na construção das legendas certas, equilibrando a quantidade de informações com a capacidade do seu público de ler e, ao mesmo tempo, compreender os recursos visuais.

E para mais conteúdos como esses, não deixe de seguir a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Escrito por:

Êmilly Lehmkuhl

Equipe de Customer Success

Marketing para o Dia Das Mães: serviços e produtos em alta

O dia das mães é uma data excelente para...

5 motivos para contratar uma agência de marketing

Será que contratar uma agência de marketing é uma...

Fique por dentro do nosso mundo X