O impacto das redes sociais para as empresas

O crescimento das redes sociais tem impactado na forma das empresas posicionarem seu marketing. Descubra o segredo para ter...

redes-sociais

A definição de “Rede Social” é: “qualquer meio que possibilite a interação entre duas pessoas a distância”, porém está definição é muito ampla, englobando formas de comunicação que não utilizam da tecnologia para funcionar, como o envio de cartas, por exemplo. Para que seja possível entender melhor o impacto da evolução das redes sociais, precisamos voltar em 1995, no lançamento da primeira rede.

A Classmates era utilizada apenas nos Estados Unidos e Canadá para conectar os alunos de diversas universidades pensando em facilitar a comunicação e interação entre eles. 

Demorou 2 anos para que a primeira rede social com bate papo fosse criada. Em 1997, o AOL Instant Messenger permitia que fossem enviadas mensagens instantâneas para os usuários, sem que demorasse mais que alguns segundos para receber a resposta. Essas duas redes sociais, foram a base para que o Facebook, Instagram e as tantas outras redes surgissem. 

O “boom” das redes sociais aconteceu em 2012, quando já tínhamos Twitter, Facebook e Google +. As empresas estavam começando a enxergar que talvez a internet era uma boa opção de divulgação, pois além de estar crescendo cada vez mais rápido, os custos eram mais baixos. 

Hoje, se sua empresa não está inserida no meio digital, ela simplesmente não existe. Mais da metade do planeta utiliza a internet regularmente, garantindo um poder de escolha muito grande para o usuário. Hoje ele pode comparar preço, qualidade, ouvir a opinião de quem gostou ou não gostou do seu produto. Isso impactou na forma de vender, de atender clientes, criou setores novos nas empresas, gerou empregos e profissionalizou diversas funções que nos anos 2000 ainda nem existiam e junto com isso, movimentou bilhões de reais em apenas um ano no Brasil. 

Atualmente a concorrência nesse meio digital é gigantesca, então as empresas precisam se destacar cada vez mais. Crie estratégias para sua empresa, entenda o mercado e qual é sua forma de consumo. Não é mais possível se prender a um público alvo apenas, contanto com idade, sexo e região. É preciso de mais informações, entender os problemas que cada pessoa tem e como seu produto ou serviço pode resolvê-los. Esse investimento de tempo e dinheiro, vai garantir que você esteja a frente de concorrentes, principalmente no atual momento em que vivemos. As redes sociais são muito importantes para o crescimento da sua empresa e a tendência é que elas fiquem cada vez mais forte. Profissionalize seu Marketing, valorize seus colaboradores da área e veja o crescimento da sua empresa.

Texto assinado por:

Alani Drielli

Qual a importância de investir em mídia online?

Mídia online é um dos ramos do marketing digital...

O que é ciclo de vida do cliente?

O ciclo de vida do cliente é algo que...

Fique por dentro do nosso mundo X