O poder do Endomarketing na gestão de crise.

Antes de entramos no assunto que falaremos neste conteúdo, “o poder do endomarketing na gestão de crise”, é importante...

Antes de entramos no assunto que falaremos neste conteúdo, “o poder do endomarketing na gestão de crise”, é importante que tenhamos claro o que é o endomarketing.

Muito se fala de endomarketing, mas você sabe o que é? Para que serve e qual o objetivo? 

Endomarketing é um conceito simples, porém de suma importância para todos os negócios. Trata-se do conjunto de ações com foco no público interno, ou seja, nos colaboradores. Possui como objetivo estreitar a relação com o público interno, alinhando expectativas da empresa com os funcionários nos pilares de missão, visão e valores e, principalmente, engajar os colaboradores.

Seja uma pequena, média ou grande empresa, todas são feitas de pessoas. Sim, o pilar de qualquer negócio são as pessoas, afinal, sem elas nada acontece. E para que as metas traçadas sejam alcançadas com excelência, é importante que além de funcionários, o negócio conte com profissionais engajados como naquela famosa citação: “pessoas que vistam a camisa da empresa”, que acreditem no propósito e entendam que fazem a diferença ali dentro.

Entendido o conceito e importância do endomarketing, como ele pode ser peça fundamental em uma gestão de crise?

Atualmente vivemos em um cenário econômico instável que vem trazendo diversos desafios e obstáculos no mercado brasileiro.
Em meio a redução de contratos, suspensões e demissões, muitas empresas precisam se reestruturar e reconstruir suas metas e objetivos entendendo o cenário atual.

Neste momento o endomarketing pode ser um grande aliado, mas claro, se tratado como estratégia e não apenas como um conceito.
A comunicação interna deve ser muito mais do que celebrações, confraternizações, cartazes espalhados pela empresa ou e-mail marketing. Essas ações trazem felicidade aos colaboradores, porém este deve ser apenas um tópico do objetivo geral do endomarketing.

Aqui a importância é que as pessoas possam produzir mais, tirando o melhor de cada parte do time.

Além de benefícios e programas de incentivo, as pessoas desejam ver sentido na atividade da companhia a qual fazem parte e no papel que desempenham dentro deste negócio. Ou seja, engajamento e propósito para o time!

O entendimento do propósito surge quando o colaborador se sente parte do negócio. O endomarketing serve para vender a companhia, mostrando o valor e o propósito dela para todo seu público interno.

Para isso nossa dica valiosa é: engajamento, propósito e TRANSPARÊNCIA. Ninguém luta pelo o que não acredita ou não conhece. Seja transparente com o seu time, encontre estratégias de aproximação, afinal, não adianta uma companhia traçar metas e desafios, se isso não for apresentado às pessoas que ajudarão a alcançar. Engaje primeiramente os líderes, afinal eles devem ser o principal canal de comunicação. Crie canais, faça com que as informações circulem internamente e, mais do que isso, escute seus colaboradores, dê espaço para dicas, opiniões e feedbacks.

E aí, está pronto para criar uma estratégia de endomarketing para seu negócio?
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