O que a teoria da seleção natural de Darwin nos ensina sobre o novo cenário econômico?

É preciso estar em constante evolução para superar as crises. Parar não pode ser uma hipótese!

Nesta semana, recebi um e-mail que trazia uma correlação entre a Teoria da Seleção Natural de Darwin e o momento atual da economia, com empresas fechando e pessoas enfermas. A teoria de Charles Darwin diz que “não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças”

Assim como o autor do texto que li, acredito muito na Lei da Seleção Natural. Ela se aplica a todos os meios que estamos inseridos, seja na vida pessoal, profissional ou espiritual. Tudo nessa caminhada é evolução, e quem para no tempo e não busca evoluir, sofre as consequências. 

A mesma premissa é altamente aplicável ao Business. Nas últimas duas semanas, estamos numa corrida contra o tempo com nossos clientes, buscando entender o mercado, tendências da economia e, principalmente, traçando estratégias e facilitando o caminho para que eles se adaptem o mais rápido possível. 

É preciso se adaptar no meio corporativo também. Como citei em outro post, é chegada a hora de tirar projetos para o meio online da gaveta. Alfredo Soares, autor do livro “Bora Vender”, anunciou semana passada uma solução para o pequeno empresário que busca ferramentas online para vender seus produtos e não tem fluxo de caixa para montar um e-commerce.

A solução é a loja integrada, que consiste em um e-commerce com mais de 30 integrações com os principais recursos do mercado para que seja possível o pequeno e médio empreendedor migrar para o meio online. 

Parar não é uma hipótese!

Analisando a correlação entre a Teoria da Seleção Natural e o atual cenário, podemos perceber que a evolução nunca acontece numa única direção. A girafa de pescoço grande não foi a única opção evolutiva, foi a que deu certo. Dezenas de outras alternativas falharam para as girafas primitivas. Mas quando uma hipótese evolutiva se mostrou viável, a vida seguiu naquela direção.

As girafas precisavam alcançar as folhas verdes do alto das árvores nos tempos de seca. Eram as únicas que restavam. Era fator de vida ou morte. As que tinham pescoços maiores sobreviviam.

Para os elefantes, o que funcionou foi um crescimento desproporcional do nariz. A tromba é usada especialmente para alcançar as mesmas folhas que as girafas buscavam.

Qualquer semelhança não é mera coincidência. O cenário contemporâneo é ONLINE. Ou as empresas se adaptam, ou… 

Para seguir adiante, é necessário testar soluções, se adaptar, falhar. Mas a hipótese que responder como verdadeira guiará a companhia para um patamar acima das demais no mercado. 

Porém, assim como no caso da girafa e do elefante, empresas são organismos distintos. Nem tudo o que funciona para uma, funciona para a outra. E a validação das hipóteses é o que determina o futuro do negócio.

Posto isto, é importante perceber que a evolução não acontece por acaso. Ela surge de uma necessidade vital de mudança e adaptação. Ou seja, ela parte do forte desejo de seguir em frente.

Só que, diferente do que acontece com os seres vivos, nos quais a evolução leva milhares e até milhões de anos, na “nova economia”, ela precisa acontecer todos os dias. Afinal, mercados inteiros estão sendo “disruptados” duas ou três vezes em uma mesma década.

Nunca foi tão importante testar hipóteses. Dezenas, centenas de hipóteses até encontrar o caminho. Parar jamais pode ser uma hipótese!

Ao que parece, o país com maior potencial econômico talvez seja o mais capacitado para sair da crise mais rápido, curar seus enfermos e criar soluções. 

Vamos juntos criar soluções para enfrentar este cenário desafiador. O compromisso da Jobs X é levar os seus clientes além. Estão prontos? 

Fontes:
https://www.instagram.com/alfredosoares/
https://lojaintegrada.com.br/ 
Junior Borneli — Fundador da https://www.startse.com

Texto escrito por: Nicole Furtado

Qual a importância de investir em mídia online?

Mídia online é um dos ramos do marketing digital...

O que é ciclo de vida do cliente?

O ciclo de vida do cliente é algo que...

Fique por dentro do nosso mundo X