O papel das redes sociais durante a pandemia do coronavírus

À medida que a pandemia do coronavírus foi tomando forma e crescendo mais, passamos a enfrentar um cenário cada...

À medida que a pandemia do coronavírus foi tomando forma e crescendo mais, passamos a enfrentar um cenário cada vez mais desafiador. O consumidor mudou seus hábitos de consumo e negócios tiveram que se reinventar para conseguir manter a chama do mercado acesa.

Sem dúvidas, a epidemia traz mudanças dia após dia, e essa mudança funciona como um catalisador das transformações que já estavam em curso. O processo de digitalização, por exemplo, teve que evoluir de forma exponencial nos últimos meses para suprir demandas que antes não eram feitas remotamente.

As redes sociais, que antes já exerciam um papel importante na vida de pessoas e empresas, no início, virou uma fonte incerta de fake news, mas que ao longo do tempo, se tornou essencial e bem positiva no combate ao COVID-19.

Qual o comportamento do consumidor nas redes sociais no cenário atual?

O Instagram, Facebook e WhatsApp registraram um aumento de cerca de 40% nos acessos em cada plataforma, o TikTok bateu a marca de 1 bilhão de downloads em todo o mundo e o YouTube divulgou uma pesquisa feita com brasileiros onde 30% deles afirmaram que estão consumindo mais vídeos.

Uma pesquisa divulgada pela Shareablee mostrou que apesar de uma queda de 58% nas postagens de marcas, houve um crescimento de 11% nas interações com esse tipo de conteúdo. No Instagram, uma pesquisa realizada pelo Squid apontou um crescimento de 19,1% no engajamento com posts e 13,6% nos stories. 

O aumento do volume de compras online, que se manteve em alta após os meses iniciais da pandemia, também contou com a praticidade dos smartphones, eles chegaram a registrar até 70% do índice de compras, ante 30% dos computadores tradicionais e notebooks!

Qual o papel das empresas nas redes sociais no cenário atual?

Para startar, é importante reavaliar o posicionamento da marca, reunir informações sobre o cenário atual da sua empresa, de seu segmento, do mercado e dos padrões de consumo de seu público!

Tanto comércios como profissionais autônomos podem utilizar as redes sociais para mostrar que seguem em atividade e estão dispostos a seguir ajudando os consumidores, mesmo que de maneiras diferentes.

✔️ Mantenha uma comunicação ativa;

✔️ Engaje seu público com conteúdos relevantes;

✔️ Prepare sua equipe e esteja disposto;

✔️ Mostre empatia!

E claro, conte com a Jobs X para construir sua estratégia de Marketing Digital nas redes sociais, temos uma equipe preparada para te atender!

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