PÁSCOA NA PANDEMIA: Como as redes sociais ajudaram nas vendas?

Com o início da pandemia, a grande maioria das empresas precisou renovar sua forma de vender para não fechar...

Com o início da pandemia, a grande maioria das empresas precisou renovar sua forma de vender para não fechar as portas e uma das alternativas encontradas foi o comércio eletrônico. 

Você sabe o que é comércio eletrônico? 

Comércio eletrônico, também conhecido como E-commerce, nada mais é do que o conceito de fazer vendas através de canais digitais. Diferentes das lojas físicas, os clientes podem visualizar e comprar produtos do conforto de suas casas, podendo receber através de frete ou então, retirar em um local físico da loja. 

Esse tipo de comércio é cheio de desafios, principalmente quando falamos de atendimento. É preciso tomar muito cuidado com a forma de se expressar, pois não estamos frente a frente com o cliente, o que pode gerar falhas na comunicação. 

Com o início da pandemia, muitas empresas foram pegas de surpresa e precisaram se adequar às pressas a esse novo formato. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, sete em cada dez empresas já atuam dentro de redes sociais, sites e aplicativos, porém, nem sempre foi assim. Em Maio de 2020, apenas 53% delas estavam dentro do meio digital. 

Para a Páscoa, foram feitas projeções por instituições do segmento e foi percebido que elas variavam de acordo com a região. No estado de São Paulo, por exemplo, um estudo realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), aponta uma retração de até 8,5% nas vendas de ovos e chocolates no geral, enquanto em Santa Catarina, percebe-se um provável aumento de 4,5% na compra desses itens.  

Para sobreviverem durante o Lockdown, muitas empresas de grande e médio porte colocaram todos os seus produtos disponíveis em lojas físicas, dentro do meio digital. Seja através de redes sociais, marketplace ou um site próprio, essas empresas precisaram mudar sua abordagem para incentivar as compras de produtos. Um exemplo disso, foi a Cacau Show que além de disponibilizar seus produtos, oferece condições especiais para atrair ainda mais clientes. 

Outra empresa que vem se destacando durante a Páscoa é a Lojas Americanas. Além de uma forte ação realizada em um reality de sucesso da TV aberta, a marca tem criado  alternativas para melhorar a logística e suas formas de pagamento para que os consumidores sintam-se mais confortáveis para realizar suas compras. Além das inúmeras opções de presentes, eles vêm trabalhando promoções e cupons dentro de redes sociais para incentivar ainda mais as compras de chocolates e produtos relacionados a essa data. 

Pequenos empreendedores têm optado por opções mais simplificadas para realizar suas vendas, como o Whatsapp. Não é muito difícil encontrar pessoas postando fotos de seus produtos em stories de redes sociais ou o próprio status da ferramenta. A facilidade do contato direto com o cliente, otimiza o tempo de compra e também gera mais confiança. Prova disso, é que cerca de 84% das pessoas que possuem comércio, são adeptas de utilizar o Whatsapp como ferramenta principal de venda. 

Fonte: https://diariodocomercio.com.br/negocios/pesquisa-aponta-que-70-das-empresas-recorreram-as-redes-sociais-na-pandemia/ 

Com a chegada da Pandemia, houve uma revolução digital gigantesca e essencial para que a economia do país continuasse girando de forma que todos pudessem ficar em segurança. Estar presente nas redes sociais e internet no geral nos dias atuais é essencial para se manter vendendo e ativo no mercado. Por isso, invista em conteúdos, fotos e vídeos que sejam atrativos e gerem valor para seu público, mostrando que você tem autoridade em sua área e que seu produto possui diferenciais para se destacar em meio às inúmeras opções do mercado.  

A Jobs X possui uma equipe completa especializada em fazer seu negócio crescer. São designers, redatores, social media e customer success que dia a dia se atualizam em busca de novas estratégias para que seu negócio prospere, mesmo em meio a incerteza do  momento que vivemos. Entre em contato e conheça mais sobre nossa empresa. 

Escrito por:

Alani Drielli

Equipe de Conteúdo

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