Pesquisa por voz: popularização e impacto

A pesquisa por voz está cada vez mais popular! E o que antes só era visto em filmes, se...

A pesquisa por voz está cada vez mais popular! E o que antes só era visto em filmes, se tornou realidade: podemos conversar com robôs. Parece loucura, né? Mas hoje, para pesquisar um conteúdo no Google ou ainda, ligar um aparelho eletrônico, basta um comando de voz como:

  • “Alexa, ligar a TV”
  • “E aí Siri, tocar Spotify”

Mecanismos de pesquisa por voz e seu impacto no mundo

E convenhamos que enviar um comando de voz é muito mais simples que realizar uma digitação letra por letra. Além disso, a praticidade, a agilidade e o conforto da ação conquistaram inúmeros adeptos, como confirma um estudo realizado pela ComScore – empresa dos Estados Unidos de análise da internet – que garante que em 2020 cerca de 50% das buscas online foram realizadas através de pesquisas por voz.

Dentro desse contexto, algumas marcas já estão investindo fortemente em equipamentos eletrônicos que podem ser ligados por comando de voz. Como por exemplo a Sony, Samsung e LG. Além disso, a Global Market Insights estima que até 2024, as métricas de pesquisas por comandos de voz devem crescer 35% ao ano.

E como funciona essa pesquisa por voz?

Esqueça respostas que não fazem sentido, isso porque, as empresas que utilizam deste recurso trabalham constantemente para melhorar a experiência do usuário e entregar respostas cada vez mais assertivas. 

Já a pesquisa acontece de maneira simples, basta que uma pessoa realize um comando de voz e a máquina fragmente-a em palavras-chave, buscando pelo melhor resultado.

Impacto nas estratégias de SEO

Diferente da pesquisa escrita, o comando de voz impacta diretamente na utilização das regras de SEO. Portanto, entender melhor como se comunicam os usuários é um fator que merece atenção de quem produz esse tipo de conteúdo.

Além disso, fatores como a utilização de uma linguagem mais natural e simples, palavras interrogativas, pesquisa semântica e palavras-chave mais longas devem ser considerados dentro das estratégias.

FATO CURIOSO: Essa facilidade não é tão recente assim, em 1961, a IBM já utilizava essa tecnologia em um computador que realizava funções matemáticas e reconhecia 16 palavras faladas e os dígitos de 0 até 9. 

Gostou de saber mais sobre essa tendência? Para mais dicas como essa acompanhe também as Redes Sociais da JobsX: Instagram, Facebook e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades do mercado!

Escrito por:

Eduardo Veiga

Equipe de Social Media

Como saber qual o melhor criativo para a sua campanha?

Criativos são um dos principais fatores que ligam nossas...

Pesquisa por voz: popularização e impacto

A pesquisa por voz está cada vez mais popular!...

Fique por dentro do nosso mundo X