Reels de 60 segundos e mudanças no algoritmo: novidades competitivas do Instagram para se destacar e atrair mais criadores de conteúdo

Que o Instagram não está poupando tempo e esforços para competir com a rede social ao lado, o TikTok,...

Que o Instagram não está poupando tempo e esforços para competir com a rede social ao lado, o TikTok, não é mais novidade para ninguém! 

A plataforma lançou grandes mudanças no algoritmo no último mês e na semana do dia 26 de julho, divulgou por meio de um Tweet uma super novidade aos criadores de conteúdo: agora vai ser possível produzir Reels de até 1 minuto. 

Antes disso, o Instagram possibilitava a criação de Reels entre 15 e 30 segundos. Com esse lançamento, os criadores de conteúdo ganham mais tempo e espaço para produção de vídeos e conquistam ainda mais atenção dos usuários da rede.

Competição entre redes sociais?

Pois é, após o TikTok lançar os vídeos de 60 segundos na plataforma, a rede explodiu em número de usuários e de conteúdos gravados. É notório que com isso, o Instagram acabou ficando para trás e precisou se adaptar para continuar em destaque no mundo das redes sociais. A invenção de formatos como o IGTV e o próprio Reels não nos deixa mentir, e agora, a tendência é a plataforma continuar replicando as novidades das outras redes para continuar em alta dentro do segmento.

Ah! E o TikTok ainda lançou recentemente a possibilidade de gravação de vídeos de até 3 minutos. E aí, tio Mark, por essa você não esperava, né? Mas já estamos aguardando o momento dessa funcionalidade também ir para o Instagram!

Algoritmo do Instagram: bom para alguns e ruim para outros. Saiba o que muda!

Em junho a plataforma lançou diversas mudanças em seu algoritmo que passaram a impactar a experiência de seus mais diversos tipos de usuários, desde os que utilizam apenas por lazer, até os que criam conteúdos e buscam reconhecimento e lucro com a plataforma. É claro que o impacto para esses públicos é bem diferente, visto que agora o Instagram beneficia mais os usuários que pretendem que seus conteúdos cheguem para o maior número de pessoas. 

A mudança mais relevante e que já está mudando razoavelmente a entrega dos conteúdos é o trabalho do algoritmo com 4 pilares principais: criadores, vídeos, compras e mensagens. O Head do Instagram Adam Mosseri garantiu que a rede passará a priorizar a entrega de postagens em formatos de vídeos e de entretenimento.

Segundo ele, além do TikTok, o YouTube ainda é um canal que concorre diretamente com o Instagram em questão de conteúdos e usuários, e por isso, essas adaptações são cada vez mais necessárias na busca da conversão de criadores e espectadores para a rede do Facebook Inc. 

Ou seja, agora o Instagram divulga ainda mais as postagens que buscam entreter os usuários da plataforma de forma personalizada, de acordo com os interesses de cada um. E é por esse motivo que é tão importante para as marcas analisarem seu escopo de trabalho e pensarem em novas estratégias para serem trabalhadas em cada uma das redes sociais (e especialmente no Instagram!). 

Antes que você pense: “Senhor, vou precisar fazer dancinhas?” A resposta é: não necessariamente! A ideia é apenas que a publicação de vídeos aumente, para que o algoritmo leve esse conteúdo para mais pessoas, um alcance que hoje não é possível apenas com postagens estáticas e com os conteúdos em formatos tradicionais.

A nova era chegou! Agora vamos acompanhar as mudanças e ver o que vai se encaixar melhor para o perfil de cada marca. Ah, e se quiser implementar essas e outras soluções para o seu negócio, conte com a Jobs X. Possuímos Xquad’s que buscam sempre entender o que o seu negócio precisa para decolar. E para mais dicas como essa, não deixe de seguir a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Escrito por:

Maria Victória Colodel

Equipe de Social Media

Grandes marcas estão nomeando artistas para cargos de liderança

Você já deve ter notado que grandes marcas estão...

Fique por dentro do nosso mundo X