Reels de 60 segundos e mudanças no algoritmo: novidades competitivas do Instagram para se destacar e atrair mais criadores de conteúdo

Que o Instagram não está poupando tempo e esforços para competir com a rede social ao lado, o TikTok,...

Que o Instagram não está poupando tempo e esforços para competir com a rede social ao lado, o TikTok, não é mais novidade para ninguém! 

A plataforma lançou grandes mudanças no algoritmo no último mês e na semana do dia 26 de julho, divulgou por meio de um Tweet uma super novidade aos criadores de conteúdo: agora vai ser possível produzir Reels de até 1 minuto. 

Antes disso, o Instagram possibilitava a criação de Reels entre 15 e 30 segundos. Com esse lançamento, os criadores de conteúdo ganham mais tempo e espaço para produção de vídeos e conquistam ainda mais atenção dos usuários da rede.

Competição entre redes sociais?

Pois é, após o TikTok lançar os vídeos de 60 segundos na plataforma, a rede explodiu em número de usuários e de conteúdos gravados. É notório que com isso, o Instagram acabou ficando para trás e precisou se adaptar para continuar em destaque no mundo das redes sociais. A invenção de formatos como o IGTV e o próprio Reels não nos deixa mentir, e agora, a tendência é a plataforma continuar replicando as novidades das outras redes para continuar em alta dentro do segmento.

Ah! E o TikTok ainda lançou recentemente a possibilidade de gravação de vídeos de até 3 minutos. E aí, tio Mark, por essa você não esperava, né? Mas já estamos aguardando o momento dessa funcionalidade também ir para o Instagram!

Algoritmo do Instagram: bom para alguns e ruim para outros. Saiba o que muda!

Em junho a plataforma lançou diversas mudanças em seu algoritmo que passaram a impactar a experiência de seus mais diversos tipos de usuários, desde os que utilizam apenas por lazer, até os que criam conteúdos e buscam reconhecimento e lucro com a plataforma. É claro que o impacto para esses públicos é bem diferente, visto que agora o Instagram beneficia mais os usuários que pretendem que seus conteúdos cheguem para o maior número de pessoas. 

A mudança mais relevante e que já está mudando razoavelmente a entrega dos conteúdos é o trabalho do algoritmo com 4 pilares principais: criadores, vídeos, compras e mensagens. O Head do Instagram Adam Mosseri garantiu que a rede passará a priorizar a entrega de postagens em formatos de vídeos e de entretenimento.

Segundo ele, além do TikTok, o YouTube ainda é um canal que concorre diretamente com o Instagram em questão de conteúdos e usuários, e por isso, essas adaptações são cada vez mais necessárias na busca da conversão de criadores e espectadores para a rede do Facebook Inc. 

Ou seja, agora o Instagram divulga ainda mais as postagens que buscam entreter os usuários da plataforma de forma personalizada, de acordo com os interesses de cada um. E é por esse motivo que é tão importante para as marcas analisarem seu escopo de trabalho e pensarem em novas estratégias para serem trabalhadas em cada uma das redes sociais (e especialmente no Instagram!). 

Antes que você pense: “Senhor, vou precisar fazer dancinhas?” A resposta é: não necessariamente! A ideia é apenas que a publicação de vídeos aumente, para que o algoritmo leve esse conteúdo para mais pessoas, um alcance que hoje não é possível apenas com postagens estáticas e com os conteúdos em formatos tradicionais.

A nova era chegou! Agora vamos acompanhar as mudanças e ver o que vai se encaixar melhor para o perfil de cada marca. Ah, e se quiser implementar essas e outras soluções para o seu negócio, conte com a Jobs X. Possuímos Xquad’s que buscam sempre entender o que o seu negócio precisa para decolar. E para mais dicas como essa, não deixe de seguir a gente nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Escrito por:

Maria Victória Colodel

Equipe de Social Media

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