Confira algumas dicas exclusivas do nosso Xquad sobre como ser produtivo durante o home office
Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas encontraram no trabalho remoto uma saída para manter as coisas funcionando: o chamado home office. Mas você sabia que, ao redor do mundo, várias organizações já aderiram 100% a esse regime? Existem corporações que possuem a opção de atuar full time em home office, outras trabalham de forma híbrida, alternando entre atuar remotamente ou de forma presencial.
Essa é uma prática que cresceu muito nos últimos anos, mas diversas empresas não tinham se adaptado ao formato de home office até se encontrem no cenário atual, no qual vivemos um período de isolamento social. As organizações tiveram que correr para se adaptar e muitas não estavam preparadas para funcionar remotamente.
Nós, da Jobs X, reformulamos nossos processos uma semana antes de iniciarmos o home office. Afinar mudança de rotina demanda melhoria de processos. Para nós, é de extrema importância o acompanhamento de demandas em tempo real, a comunicação constante entre o xquad e o contato direto com o cliente. Nossa metodologia agile necessita desses pontos para acontecer. Mas, com uma equipe engajada e pronta para a batalha, fica mais fácil alcançarmos as metas semanais de produtividade.
Com base nisso, levantamos com o nosso time algumas dicas de produtividade que fazem parte do dia a dia deles:
Trace metas e FOCO! (Najlla Dallacourt)
Já dizia o Mestre Yoda: “Seu foco determina sua realidade”. Traçar metas diárias é fundamental para conseguir acompanhar todos os clientes. Elas ajudam a lembrar das coisas, atuam no controle da sua ansiedade, contribuem para manter o seu foco e te dão clareza sobre o próximo passo.
Existem vários apps que ajudam a criar essas listas e te lembram o prazo de cada tarefa. Um deles é o To Do da Microsoft.
Além disso, existe um estudo que diz que o tempo máximo de concentração do ser humano é de 90 minutos. Então, para que sejamos produtivos, precisamos criar processos e pausas para descanso entre uma jornada e outra de concentração.
Existe outro app, chamado Deeper, que ajuda a manter o foco durante uma tarefa específica. Ele contabiliza o tempo que está focado numa tarefa e te lembra o momento de dar uma espairecida, afinal, em casa, é comum que as pessoas não percebam a passagem do tempo e acabam descuidando da saúde.
Home office não é férias! (Lorenzza Pereira)
É comum que a sua presença em casa seja confundida com disponibilidade para tarefas domésticas e outras atividades que não fazem parte do seu trabalho, mas home office não significa liberdade para passar aspirador na casa no horário de trabalho! Você continua sendo responsável pelas suas demandas e prazos de entregas. Seguem algumas dicas do que fazer para manter a rotina e não deixar a produtividade cair:
Time em constante comunicação (Nicole Furtado)
Talvez a parte mais importante do processo é conseguir manter o time conectado, e é profundamente necessário medir a saúde física e mental do colaborador. Fato esse que poderá influenciar diretamente na produtividade da equipe.
Alguns procedimentos que adotamos nessa jornada são:
Hábitos saudáveis devem continuar! (Leonardo Lauerti)
Manter-se hidratado é um bom começo, sem falar que uma boa alimentação ajuda na produtividade. Além disso, a sua produtividade está conectada diretamente aos seus níveis de energia, isso é um fato. Leonardo, nosso social media, conta que a sua rotina pode ter mudado, mas os seus bons hábitos precisam continuar.
“Não deixe que esse momento atrapalhe todo o planejamento que você fez, você só precisa se adaptar com o que estamos passando”, diz.
Academia fechou? Existem milhares de vídeos na internet para exercícios em casa. Não encontra mais as comidinhas saudáveis? Muitas receitas na internet ensinam como se alimentar de forma saudável, com alimentos básicos. Portanto, fique tranquilo e não esqueça: mente sã, corpo são!
Não vale trabalhar de pijama! (Cami Brites)
Trabalhar de pijama faz com que o seu cérebro entenda que você está em um momento de descanso ou lazer. O maior obstáculo para se adaptar ao home office é a indisciplina, quanto mais próximo da sua rotina comum, mais produtivo será o seu dia.
É sério! A melhor coisa a ser feita ao acordar é tomar um banho para despertar, colocar uma roupa confortável e até mesmo calçar seus sapatos. Seu corpo precisa entender que será um dia normal, como qualquer outro! Ficar de pijama o dia todo pode passar ao nosso subconsciente uma mensagem de relaxamento e, consequentemente, nós deixará mais improdutivo.
O pijama pode parecer tentador? Completamente! Nós sabemos. Mas nada que uma calça, uma camiseta e um tênis não resolvam!
A dica final é paciência e empatia: qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados.
Temos certeza que, no final de tudo isso, vamos aprender grandes lições e novos processos virão para o crescimento de empresas e equipes. A Jobs X já enxerga seu crescimento daqui. Voe alto com a gente!
Escrito por:
Equipe de
Uma tendência que não é tão nova assim: o...
Mais do que colocar as ações de marketing em...