Marketing de Conteúdo é um estratégia usada na captação de potenciais clientes e como forma de posicionamento de marca....
Por conta de todo o contexto que vivemos, foram necessárias algumas mudanças na forma de comunicar para nossos clientes. Empresas foram afetadas e precisaram fechar as portas, impossibilitando a realização de vendas. O que podemos fazer HOJE para ajudar no futuro dessas empresas? Esse é o melhor momento para investir no posicionamento da sua marca e, existem milhares de formas que você pode fazer isso, mas hoje vamos falar um pouco sobre o Marketing de Conteúdo, estratégia usada para a captação de leads (potenciais clientes) e posicionamento de marca.
Marketing de Conteúdo é uma estratégia criada com base em conteúdos de valor* que tem como objetivo atrair e engajar leads.
*Conteúdos de valor são aqueles que resolvem um problema do seu cliente.
Para que seja possível criar um bom conteúdo, você precisa responder às seguintes perguntas:
Quando perguntamos “Por que” estamos nos referindo ao objetivo do conteúdo. O objetivo deve estar bem definido para que o conteúdo tenha relevância e gere resultados. No atual cenário, alguns dos objetivos podem ser:
LEMBRE-SE: Seu objetivo deve ser mensurável, pois o marketing de conteúdo é, acima de tudo, MARKETING, o que significa que PRECISA gerar resultados.
O segundo passo é responder “Para quem?”, referindo-se a PERSONA.
A persona é um personagem fictício baseado em informações reais de seus clientes. Diferente de público-alvo, a persona possui informações mais completas como cargo exercido pela pessoa, rotina e até um nome fictício deixando mais clara a visualização de quem receberá sua mensagem.
Você pode definir sua persona através de:
Agora nos resta responder o “Como”, que refere-se ao formato que o conteúdo será entregue ao usuário. Existem vários formatos de conteúdos que podemos criar, sendo cada um direcionado para objetivos e personas diferentes. Veja no exemplo:
“Renata, 37 anos, mãe de três filhos, gerente de uma multinacional, malha regularmente e cuida de sua casa e de seu marido após o horário de trabalho”
Baseado neste perfil, podemos concluir que dificilmente a Renata terá tempo para ler um texto extenso, o que descarta automaticamente o formato de Texto Blog. Como a Renata provavelmente passa bastante tempo no trânsito para chegar até o seu trabalho ou para buscar seus filhos na escola, a melhor opção para ela seria um PODCAST, pois ele pode ser consumido durante o trajeto, não exigindo sua atenção total.
Com o formato do conteúdo definido, precisamos escolher quais canais serão usados para realizar a distribuição do conteúdo. Veja algumas opções:
Com todas essas informações, tudo que precisamos agora é começar a produzir nossos conteúdos. Tenha em mente seus objetivos e persona que irá consumir o que você está produzindo. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que trará resultados a médio e longo prazo. Além gerar autoridade para sua marca, mostrando que você entende do assunto que está sendo falado, você consegue captar o contato de pessoas e ir “alimentando” elas com conteúdos até que elas decidam comprar seu produto ou serviço. Aproveite esse momento para aprofundar seus conhecimentos e aplicá-los dentro do seu negócio.
Alani Drielli
Escrito por:
Equipe de
Uma tendência que não é tão nova assim: o...
Mais do que colocar as ações de marketing em...