Utilize o Marketing de Conteúdo como seu aliado na crise

Marketing de Conteúdo é um estratégia usada na captação de potenciais clientes e como forma de posicionamento de marca....

Marketing de Conteúdo

Por conta de todo o contexto que vivemos, foram necessárias algumas mudanças na forma de comunicar para nossos clientes. Empresas foram afetadas e precisaram fechar as portas, impossibilitando a realização de vendas. O que podemos fazer HOJE para ajudar no futuro dessas empresas? Esse é o melhor momento para investir no posicionamento da sua marca e, existem milhares de formas que você pode fazer isso, mas hoje vamos falar um pouco sobre o Marketing de Conteúdo, estratégia usada para a captação de leads (potenciais clientes) e posicionamento de marca. 

O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO? 

Marketing de Conteúdo é uma estratégia criada com base em conteúdos de valor* que tem como objetivo atrair e engajar leads. 

*Conteúdos de valor são aqueles que resolvem um problema do seu cliente. 

Para que seja possível criar um bom conteúdo, você precisa responder às seguintes perguntas: 

  • Por quê?
  • Para quem?
  • Como?

Quando perguntamos “Por que” estamos nos referindo ao objetivo do conteúdo. O objetivo deve estar bem definido para que o conteúdo tenha relevância e gere resultados.  No atual cenário, alguns dos objetivos podem ser: 

  • Gerar leads;
  • Aumentar alcance da marca;
  • Gerar autoridade;

LEMBRE-SE: Seu objetivo deve ser mensurável, pois o marketing de conteúdo é, acima de tudo, MARKETING, o que significa que PRECISA gerar resultados.

O segundo passo é responder “Para quem?”, referindo-se a PERSONA. 

A persona é um personagem fictício baseado em informações reais de seus clientes. Diferente de público-alvo, a persona possui informações mais completas como cargo exercido pela pessoa, rotina e até um nome fictício deixando mais clara a visualização de quem receberá sua mensagem.  

Você pode definir sua persona através de:

  • Pesquisa de Mercado;
  • Pesquisa com clientes;
  • Audiência do seu Facebook e Linkedin;

Agora nos resta responder o “Como”, que refere-se ao formato que o conteúdo será entregue ao usuário. Existem vários formatos de conteúdos que podemos criar, sendo cada um direcionado para objetivos e personas diferentes. Veja no exemplo:

“Renata, 37 anos, mãe de três filhos, gerente de uma multinacional, malha regularmente e cuida de sua casa e de seu marido após o horário de trabalho”

Baseado neste perfil, podemos concluir que dificilmente a Renata terá tempo para ler um texto extenso, o que descarta automaticamente o formato de Texto Blog. Como a Renata provavelmente passa bastante tempo no trânsito para chegar até o seu trabalho ou para buscar seus filhos na escola, a melhor opção para ela seria um PODCAST, pois ele pode ser consumido durante o trajeto, não exigindo sua atenção total.

Com o formato do conteúdo definido, precisamos escolher quais canais serão usados para realizar a distribuição do conteúdo. Veja algumas opções:

  • BLOG: Suporta a maioria dos formatos. 
  • REDE SOCIAIS (Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, entre outras): Algumas possuem limitações de formato, como o Instagram que aceita apenas fotos e vídeos com tempos limitados. 
  • EMAIL MARKETING: Aceita diversos formatos e a comunicação é direta e personalizada. 

Com todas essas informações, tudo que precisamos agora é começar a produzir nossos conteúdos. Tenha em mente seus objetivos e persona que irá consumir o que você está produzindo. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que trará resultados a médio e longo prazo. Além gerar autoridade para sua marca, mostrando que você entende do assunto que está sendo falado, você consegue captar o contato de pessoas e ir “alimentando” elas com conteúdos até que elas decidam comprar seu produto ou serviço. Aproveite esse momento para aprofundar seus conhecimentos e aplicá-los dentro do seu negócio.

Texto assinado por:

Alani Drielli

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