Varejo: Com o lockdown era melhor?

O início do Lockdown rendeu muitas mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores, fazendo com que as empresas precisassem...

O início do Lockdown rendeu muitas mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores, fazendo com que as empresas precisassem se reformular e mudar sua forma de vender. 

Com o isolamento social, as pessoas passaram a gastar bem menos com viagens e restaurantes, focando seus esforços para consumir em e-commerces e mercados. Porém, em Maio de 2020, o Estados Unidos registrou uma queda de 1,3% nas vendas de varejo, contrariando o que comentamos anteriormente. 

 

O setor de serviços estava em baixa durante o pico do lockdown e, enquanto isso, o varejo segurava as pontas da economia. Porém, com a diminuição das restrições, chegou a hora dos dois coexistirem novamente. 

 

Para ilustrar melhor o que estamos falando, trouxemos um gráfico que mostra essa queda e crescimento brusco das duas áreas. Confira:

 

 

Em azul, podemos observar a queda brusca que as vendas de restaurantes tiveram, enquanto, no mesmo período, houve um crescimento considerável de compra em supermercados (e varejos no geral). 

 

Observando essas informações, é possível perceber o quanto variaram os hábitos de consumo das pessoas durante a pandemia, afetando diretamente nos preços de alguns produtos. Com o crescimento das vendas de supermercados, notamos um aumento direto dos preços de produtos específicos. Produtos essenciais como leite, óleo de soja e ovos dispararam seus preços por conta da alta demanda de procura. 

 

Agora, com as mudanças nas restrições, os gastos estão começando a voltar ao normal, aliviando a pressão das cadeias produtivas. Com isso, podemos concluir que, para a economia rodar de forma equilibrada, precisamos manter bens e serviços caminhando juntos. 

 

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Escrito por:

Alani Drielli

Equipe de Conteúdo

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