Você sabe o que é e como utilizar o Reels?

O Reels é uma funcionalidade do Instagram que nasceu para competir com o TikTok. Através dela é possível fazer...

O Reels é uma funcionalidade do Instagram que nasceu para competir com o TikTok.
Através dela é possível fazer vídeos de até 60 segundos, com áudios, efeitos de câmera, edição e várias outras ferramentas criativas… 

São vários os modelos de vídeos e formatos de edição disponíveis e por isso, é possível explorar a criatividade e aumentar o seu engajamento dentro da plataforma. Entre dublagens, troca de looks, challenges e outros virais, é nítido o espaço que essa ferramenta está ocupando na rede social.

Por isso, se existia alguma dúvida sobre esse formato, elas não existem mais. O Reels, assim como o TikTok, é um sucesso! Demais né? E para te ajudar a começar a usar essa funcionalidade agora mesmo, separei algumas dicas para bombar no seu Instagram pessoal (ou até mesmo no da sua marca!). Vamos lá? 

  1. Observe perfis semelhantes

Essa dica é uma das mais usadas em quase todas as redes sociais, né? E para o Reels não é diferente! Isso porque para produzir conteúdo, é importante consumir o conteúdo de outras pessoas e marcas. Vale conferir o que os outros perfis estão publicando e identificar os que estão fazendo sucesso. 

  1. Planeje seu conteúdo

O Reels está fazendo bastante sucesso no Instagram e por isso, gera resultados, como o engajamento e o alcance, superiores às outras publicações que são feitas dentro da plataforma.

Esses resultados são ótimos, mas para aproveitar essas métricas de forma positiva é preciso ter cuidado e estratégia.  Isso porque, de nada adianta se tornar popular com um vídeo que não tem nada a ver com você ou com seu produto, não é mesmo?

Por isso, vale a pena planejar o conteúdo que será divulgado no Reels de forma estratégica, pensar em vídeos que se relacionam com o seu conteúdo, se comuniquem com o público alvo e planejá-los com bastante cuidado.  😉

  1. Interaja com o público

Já pensou em fazer vídeos interativos no Reels, convidando seus seguidores a responderem suas perguntas, por exemplo? Isso mostra que você está atento à opinião deles e ajuda a melhorar o engajamento da sua conta.

Além disso, vale a pena também responder comentários de forma atenciosa e interagir, sempre que possível, com as pessoas que mandam mensagens diretas ou perguntas nos comentários dos vídeos.

4. Use CTA’s (Call to Action)

Fez um vídeo divulgando seu produto ou serviço? Não deixe de divulgar seu perfil para quem não te conhece! Os CTA’s são chamadas para ações simples, como “conheça o meu perfil” ou ainda, “compre na loja, o link está na bio”.

Vale também aplicar textinhos simples nos cantos das telas, convidando o usuário a seguir ou comentar seu Reels. Essas atitudes simples podem ser o suficiente para atrair as pessoas e conquistar mais seguidores.

  1. Dê dicas e macetes (e faça legendas curtas!)

Escolheu o nicho que vai trabalhar dentro do seu perfil, mas ainda não sabe o que publicar? Minha dica é: faça vídeos com dicas e macetes! Vale investir em temas como vestibular, restaurantes, seus interesses ou um conteúdo que gere mais engajamento de tipo “como fazer”, “onde comprar” mostrando o passo a passo. Eles costumam atrair ainda mais público para seu perfil.

E levando em consideração que estamos falando de vídeos de 15 a 30 segundos, é preciso que a mensagem seja direta e sucinta. Prefira conteúdos mais rápidos e que de alguma forma estimulem o usuário a interagir com você. Alguns exemplos são “comenta aí embaixo” ou “o que você acha?”.

E agora que te dei dicas mais técnicas sobre o Reels, que tal umas dicas de conteúdos para você arrasar no seu instagram? É hora de criar, aprender e ousar! 

 

  1. Challenges e memes

Aproveite os vídeos virais e entre na onda de conteúdos do momento. Você pode fazer com que seu público se sinta desafiado a reproduzir o seu vídeo, seja para apresentar um produto, uma coreografia com as músicas do momento ou simplesmente uma brincadeira. Para isso é importante você caprichar no seu Reels fazendo um vídeo legal e que fique fácil de reproduzir, peça para que eles te marquem e aproveite o conteúdo gerado por eles.

Lembre-se: O bom humor é sempre uma boa aposta. Se isso fizer sentido com o que você deseja alcançar para o seu perfil, aposte em memes legais que estejam rolando por aí. Reproduza adaptando com o seu conteúdo ou produto.

  1. Storytelling

Quer que as pessoas se interessem pela sua história? É importante transmiti-la nos vídeos de forma legal e natural. Utilizar dos poucos segundos que o Reels te oferece é uma vantagem para que você consiga passar a sua história em mensagens mais enxutas, engraçadas, e que consiga despertar interesse em quem te acompanha.

  1. Use e abuse de filtros, recursos e músicas

Explore os efeitos, os recursos e as músicas disponibilizados pelo próprio Instagram e aplique no seu conteúdo. Eles deixam os vídeos ainda mais bonitos e proporcionam efeitos especiais, interessantes e divertidos. No canto lateral, temos opções de alterar a velocidade, efeitos sonoros e dublagens. Deixe sua criatividade fluir!

Gostou dessas dicas?

Use sua criatividade, tenha paciência na hora de editar e tome sempre cuidado para que os seus conteúdos façam jus a pessoa que você é. O Reels é uma boa aposta para você ter mais alcance no Instagram e produzir materiais diferentes dos que você já posta se destacando com os concorrentes. 

Gostou de saber mais sobre o Reels? Para mais dicas como essa acompanhe também as Redes Sociais da JobsX: Instagram, Facebook e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades do mercado!

Escrito por:

Jean Lucas

Equipe de Social Media

3 dicas para transformar clientes em fãs da sua marca

Você já comprou um produto depois que ele foi...

Você sabe o que é e como utilizar o Reels?

O Reels é uma funcionalidade do Instagram que nasceu...

Fique por dentro do nosso mundo X