Você sabia que todo problema é, potencialmente, uma grande oportunidade de negócio?

Na contramão do cenário econômico, muitas marcas acabam se beneficiando em tempos de crise

A pandemia do novo Coronavírus pegou todo o mercado de surpresa. Sob orientação dos órgãos de saúde de que é melhor evitar sair de casa, os comércios que só tinham o meio físico para vender foram os que mais sentiram o impacto financeiro do Covid-19.

Existe cada vez mais a necessidade de que todos os setores migrem para o digital e, mais que isso, sejam omnichannel e atendam em plataformas diferentes para alcançar o cliente onde quer que ele esteja.

Não há como evitar o distanciamento social, que já afetou e vai continuar afetando o varejo, principalmente as lojas físicas. Aglomerações em shoppings e comércios de rua deverão ser fortemente evitadas. As medidas a serem aplicadas têm o objetivo de “achatar a curva” exponencial de crescimento da doença, mas isso também significa que o período de infecção vai ser maior e o varejo vai sofrer por mais tempo que o previsto.

Na contramão do cenário econômico, muitas marcas acabam se beneficiando em tempos de crise ou encontrando outros meios de continuar vendendo seus produtos e serviços. Acreditamos que os canais digitais evoluíram muito rapidamente por causa da crise e dezenas de clientes estão tirando seus projetos para meios online da gaveta. 

Fazendo uma análise pelo lado positivo, foi possível identificar o crescimento e a migração do meio off para o online:

  • Aumento de 124% no volume de compras online em comparação ao mesmo período de 2019. [Fonte: Clear Sale].
  • Aumento de 30% desde o último fim de semana (14 e 15/03). [Fonte: Abcomm].
  • Aumento de 30% no delivery de comida por aplicativos, como Ifood, Ubber Eats e Rappi. [Fonte: E-commerce Brasil].
  • Aumento de 28% apenas no setor de fármacos. [Fonte: E-commerce Brasil].

Crises e cenários tidos como conturbados, de maneira geral, favorecem a criatividade e criam brechas e oportunidades para nos adequarmos e propormos coisas novas.

Não há nada como um período de instabilidade para nos ensinar como fazer mais com menos. O isolamento social obrigou os consumidores, até mesmo os mais conservadores e avessos aos canais digitais, a criar um novo hábito de consumo em prol da sua saúde. 

Por isso, sempre reforçamos aos nossos clientes a importância de fortalecer sua marca no meio digital. Para algumas empresas, estar inserida no meio online há algum tempo foi o que possibilitou que continuassem com suas operações rodando a todo vapor, mesmo em tempos de crise. 

Texto escrito por Nicole Furtado.

 

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