VÍDEO: 10 dicas para gravar vídeos com seu celular

Saiba como gravar vídeos de alta qualidade, usando apenas seu celular.

como gravar vídeos com o seu celular

Durante toda essa crise, muitas empresas decidiram se comunicar com seus clientes através de vídeos nas redes sociais, porém, alguns detalhes básicos que são esquecidos antes de realizar as gravações podem interferir no engajamento e deixar seu vídeo com um ar “amador”. Hoje em dia, não é mais necessário ter uma câmera profissional com equipamentos caros para realizar uma boa captação, pois um celular mais atual já consegue suprir as necessidades sem muito esforço. Conseguimos encontrar modelos no mercado que fazem captação em alta resolução e com qualidade impecável. 

Para que você aproveite ao máximo todas as funções do celular, garantindo um conteúdo rico, separamos 10 dicas que vão te ajudar a criá-los: 

Encontre um ambiente iluminado

Uma boa iluminação é ponto chave na hora de começar a realizar uma captação. O ideal, é utilizar a luz natural para as gravações, pois os sensores de iluminação dos aparelhos celulares são menores do que os encontrados nas câmeras. Caso você vá gravar um vídeo falando alguma dica, no estilo selfie, procure ficar na frente de uma janela. Cuidado para que a luz não deixe a imagem estourada. Caso tenha muita luz no ambiente, procure colocar um pano fino na frente, para que ele faça a função de difundir a luz. 

Limpe a lente da câmera do seu celular

Parece bobeira, mas a maioria das pessoas esquecem de limpar a câmera antes de começar a gravar seus vídeos, o que interfere diretamente na qualidade deles. Mesmo que você não enxergue sujeira a olho nu, sempre limpe a câmera frontal e traseira com um pano seco e macio, pois caso exista algum resíduo, você só irá notar depois de finalizar a captação, desperdiçando seu tempo. 

Saiba como usar os formatos paisagem ou retrato

Caso você opte por gravar vídeos no formato stories para sua página, o modo RETRATO é o mais recomendável. No caso de LIVES, você pode optar tanto pelo modo retrato quanto pelo paisagem. Caso você queira gravar uma LIVE externa, onde estará caminhando, use o modo retrato pois ele dá mais sustentação para segurar o aparelho, dificultando o desfoque do vídeo. Para gravar vídeo em um lugar interno e com o aparelho estático, o modo paisagem é mais confortável, tanto para você que está gravando quanto para quem está assistindo. Vídeos em modo paisagens são ideais para publicações no feed de rede sociais, como Instagram.

Mantenha o pulso firme para gravar seus vídeos.

Não tem nada pior do que assistir um vídeo tremido. Você não consegue prestar atenção no que está sendo falado ou mostrado, pois está procurando um ponto de foco que trema menos sem contar que, cansa a vista e dá uma dor de cabeça e um desconforto enorme. 

Entendemos que as vezes é complicado manter a mão firme, por isso, filme com as duas mãos ou então, compre um tripé específico para celular. Eles são baratos e ajudam bastante na hora de criar vídeos. Você pode apoiar o celular em lugares alternativos, como na janela ou em algo firme na parte de trás do aparelho. 

Analise as configurações de sua câmera antes de começar a gravar

Mesmo que os celulares não tenham tantos recursos como as câmeras profissionais, eles tem algumas opções que podem ser configuradas para melhorar a qualidade das gravações, como a resolução e taxa de quadros. 

Em celulares com sistema operacional Android, você encontra essas configurações direto no aplicativo da câmera. Já nos iPhones, basta você entrar em “Ajustes” > Câmera e “Gravar Vídeo”. Ali você pode mexer na resolução, para que ele se enquadre com a sua necessidade. 

Deixe o principal elemento do seu vídeo em foco

Assim como nas fotos, é importante deixar o elemento principal do seu vídeo em foco. Caso você esteja gravando você mesmo, o foco principal é você, por isso esteja sempre no meio da câmera, em destaque. No caso de mostrar produtos ou algum lugar específico é a mesma coisa. Cuide para que os elementos principais estejam focados e alinhados de forma confortável. 

Prefira ambientes sem ruído para gravar seus vídeos

Sempre opte por ambientes silenciosos para fazer uma gravação, principalmente se você não tiver um bom microfone. No caso de vídeos onde você não precisará falar, é possível tirar todo o áudio ou cobri-lo com uma música ou narração.

Não use o zoom digital

O Zoom digital é terrível para a qualidade do seu vídeo. NUNCA o utilize. Sempre opte por se aproximar fisicamente do objeto para que a qualidade da gravação não seja comprometida. 

Não grave vídeos usando o flash

O flash do próprio celular é uma luz extremamente forte e dura, o que distorce as cores dos elementos e causa aquele efeito de olhos vermelhos nas pessoas. Caso o ambiente de gravação não tenha uma boa iluminação, opte por uma opção de equipamento externo como um pequeno led ou algo parecido. 

Verifique se há espaço suficiente em seu celular

Tenha certeza de que seu celular está com o armazenamento limpo para a gravação. Caso a memória do aparelho chegue ao fim, ele irá cortar o vídeo no meio e não será possível continuar a captação. 

[DICA BÔNUS] Use aplicativos para editar seus vídeos. 

Existem muitas opções de aplicativos gratuitos para você editar seus vídeos. Veja 3 delas para você editar e publicar vídeos em alta qualidade: 

VCUS

Este aplicativo é ótimo para criar transições. Você pode gravar vídeos diretamente dentro dele e ele automaticamente edita de acordo com o preset (pré-edição automática) escolhido. Você pode escolher música, efeitos e filtros. 

BAIXAR APLICATIVO PARA iOS

BeeCut 

BeeCut é um editor de vídeos completo, disponível para iOS. Você consegue adicionar vários vídeos, fazer cortes, adicionar narração, música, filtros e muito mais. Ele é extremamente intuitivo e permite você salvar seu projeto em alta resolução. 

BAIXAR APLICATIVO PARA ANDROID

BAIXAR APLICATIVO PARA iOS

InShot  

O InShot está disponível para iOS e Android. Ele tem praticamente as mesmas funções do BeeCut, porém é mais completo e fácil de usar. Ele permite edições de fotos, além de você poder adicioná-las em seu vídeo durante a edição. 

BAIXAR APLICATIVO PARA ANDROID

BAIXAR APLICATIVO PARA iOS

Os vídeo vem ganhando muito espaço no meio digital, pois eles garantem maior engajamento além de serem mais dinâmicos para transmitir informações mais longas. Já foi comprovado que vídeos onde pessoas aparecem como foco principal tem mais envolvimento com o público, pois eles se sentem mais próximos da marca. Agora é só começar a criar e a ousar em suas ideias.

#DICA: Conheça o fenômeno TikTok, aplicativo de vídeos que cresceu consideravelmente durante a quarentena.

Texto assinado por:

Alani Drielli

Qual a importância de investir em mídia online?

Mídia online é um dos ramos do marketing digital...

O que é ciclo de vida do cliente?

O ciclo de vida do cliente é algo que...

Fique por dentro do nosso mundo X