Você já ouviu falar em Brand Awareness? Parece um termo difícil, né? Mas não se preocupe, ele é bem...
Você já ouviu falar em Brand Awareness? Parece um termo difícil, né? Mas não se preocupe, ele é bem mais fácil de entender do que parece e, muito mais que isso, ele é uma das métricas mais importantes a ser analisada no mundo do marketing. Ficou curioso? Vou te mostrar o por quê!
Afinal, o que significa Brand Awareness?
Ele é um conceito que determina a força da sua marca em relação aos seus consumidores, ajudando a entender e mensurar o quanto ela é reconhecida pelas pessoas e de que maneira isso acontece.
Também conhecido como consciência de marca, o Brand Awareness está diretamente ligado ao Branding, sendo uma das formas de medir a força e os resultados de sua gestão. O pico dessa relevância ocorre quando ela vira sinônimo da solução que oferece, como por exemplo, a Gillete que ao invés de seus consumidores falarem ”lâmina de barbear” eles a chamam pela marca naturalmente, ou então, o caso da marca Durex.
Por que ele é importante e qual a sua relação com o Marketing Digital?
Quando uma marca é reconhecida, são maiores suas oportunidades de crescimento em alcance, aumento de vendas e até aprimoramento para outras campanhas de marketing.
Agora vamos ao ponto principal, o que todos esses aspectos têm a ver com o Marketing Digital?
Hoje é muito prático para uma empresa ter seu próprio site, blog e marcar presença nas redes sociais. E é aí que mora a chave do sucesso! As ferramentas de marketing digital ajudam a medir e provar o valor da consciência de marca. Elas são essenciais para conseguir fazer esse monitoramento do Brand Awareness, conseguindo te mostrar onde que as pessoas estão se engajando mais. Veja como isso é medido:
✔ Cliques no link e visitas no site
✔ Curtidas, comentários e compartilhamentos em publicações
✔ Alcance e impressões das suas páginas e das suas publicações
✔ Aumento de likes e de seguidores
Além disso, o meio digital tornou o relacionamento de ‘marca X consumidor’ algo muito mais palpável e próximo. Os consumidores passaram a ter um fator a mais para construir suas percepções sobre aquela empresa e a empresa passou a ter um espaço a mais para produzir um conteúdo mais relevante para aquelas pessoas.
Como aumentar o seu Brand Awareness?
Agora que você já entendeu o conceito de Brand Awareness e sabe o que precisa para criar um bom resultado, aqui vão algumas dicas de como aumentar o seu reconhecimento:
Com essas dicas é possível começar a planejar uma estratégia para melhorar o posicionamento da sua empresa no meio digital. Procure estudar sobre grandes empresas e como elas chegaram onde estão hoje. Essa base é boa caso você mesmo queria criar suas ações ou então acompanhar o que seu time de Marketing ou agência está realizando para você.
Para essas e mais dicas, continue acompanhando nosso blog.
Camila Brites
Escrito por:
Equipe de
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