Como evitar o Burnout em Tempos de Pandemia

Saiba o que é e como evitar o "burnout" em tempos de crise e trabalhos remotos.

evitar-burnout

Alguns nichos do mercado não foram tão impactados com a atual pandemia mundial do Coronavírus, mas a saúde física e mental dos profissionais que estão exercendo normalmente sua função, vem sendo prejudicada por alguns aspectos que não são discutidos. Veja como você pode evitar o “burnout”.

Você sabe o que é Burnout?

Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. Este estado, cuja a causa está intimamente ligada à vida profissional, pode ser ocasionado pela falta de rotina e falta de comprometimento com a carga horária de trabalho, fazendo com que o profissional vá até o seu limite.

A rotina de trabalho flexível do modelo home office, torna o “burnout” um assunto em crescimento nas buscas na internet. O fato de estarmos mais confortáveis em nossas casas, faz com que nossa rotina de horário de trabalho não seja seguida a risca como: bater ponto de entrada e saída, fazer no mínimo 1 hora de almoço, não trabalhar até tarde, entre outros fatores.

Na sua empresa você têm estimulado os seus funcionários a seguirem as horas de descanso de forma rígida?

De acordo com o Art. 71 na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora.

Também de acordo com a CLT, o funcionário tem o direito ao chamado de “intervalo interjornada”. O repouso de um dia para o outro está registrado no artigo 66 e estabelece o seguinte: “Art. 66 – Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso”.

Desta forma a empresa pode sim ajudar o funcionário a evitar o desgaste profissional e mental, oferecendo o mínimo que a CLT propõe a ele.

O “Burnout” não deve ser comum nas empresas e na vida dos funcionários, pois quando temos colaboradores felizes, dedicados e com sua saúde mental em dia, também teremos resultados qualificados.

Algumas empresas vem fazendo mais do que o mínimo que a CLT propõe, auxiliando com canais de ajuda psicológica e bônus no salário para auxílio com as contas de luz e internet.

Nós do ramo de Comunicação e Marketing somos os profissionais mais impactados com o “Burnout” por conta da nossa flexibilidade de trabalho remoto. Os cargos de Liderança e Gestão em todas as empresas, independente da área de atuação, são os mais impactados.

Como podemos evitar o Burnout? Abaixo temos 6 passos que poderá nos ajudar.
  • Defina pequenos objetivos em sua vida profissional e pessoal.
  • Participe de atividades de lazer com amigos e familiares, mesmo que remotamente.
  • Faça pausas no seu dia.
  • Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo.
  • Faça atividades físicas regulares. Neste momento de isolamento, existem diversas opções de exercícios que podem ser realizados dentro de casa.

Veja algumas dicas para se tornar mais produtivo no trabalho Home Office.

Vamos passar todos juntos por essa crise mundial, mas precisamos sempre nos dedicar a nossa saúde física e mental, principalmente no trabalho.

Texto assinado por:

Thayná Nagai

Escrito por:

Equipe de

Marketing para o Dia Das Mães: serviços e produtos em alta

O dia das mães é uma data excelente para...

5 motivos para contratar uma agência de marketing

Será que contratar uma agência de marketing é uma...

Fique por dentro do nosso mundo X