Saiba o que é e como evitar o "burnout" em tempos de crise e trabalhos remotos.
Alguns nichos do mercado não foram tão impactados com a atual pandemia mundial do Coronavírus, mas a saúde física e mental dos profissionais que estão exercendo normalmente sua função, vem sendo prejudicada por alguns aspectos que não são discutidos. Veja como você pode evitar o “burnout”.
Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso. Este estado, cuja a causa está intimamente ligada à vida profissional, pode ser ocasionado pela falta de rotina e falta de comprometimento com a carga horária de trabalho, fazendo com que o profissional vá até o seu limite.
A rotina de trabalho flexível do modelo home office, torna o “burnout” um assunto em crescimento nas buscas na internet. O fato de estarmos mais confortáveis em nossas casas, faz com que nossa rotina de horário de trabalho não seja seguida a risca como: bater ponto de entrada e saída, fazer no mínimo 1 hora de almoço, não trabalhar até tarde, entre outros fatores.
De acordo com o Art. 71 na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora.
Também de acordo com a CLT, o funcionário tem o direito ao chamado de “intervalo interjornada”. O repouso de um dia para o outro está registrado no artigo 66 e estabelece o seguinte: “Art. 66 – Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso”.
Desta forma a empresa pode sim ajudar o funcionário a evitar o desgaste profissional e mental, oferecendo o mínimo que a CLT propõe a ele.
O “Burnout” não deve ser comum nas empresas e na vida dos funcionários, pois quando temos colaboradores felizes, dedicados e com sua saúde mental em dia, também teremos resultados qualificados.
Algumas empresas vem fazendo mais do que o mínimo que a CLT propõe, auxiliando com canais de ajuda psicológica e bônus no salário para auxílio com as contas de luz e internet.
Nós do ramo de Comunicação e Marketing somos os profissionais mais impactados com o “Burnout” por conta da nossa flexibilidade de trabalho remoto. Os cargos de Liderança e Gestão em todas as empresas, independente da área de atuação, são os mais impactados.
Veja algumas dicas para se tornar mais produtivo no trabalho Home Office.
Vamos passar todos juntos por essa crise mundial, mas precisamos sempre nos dedicar a nossa saúde física e mental, principalmente no trabalho.
Thayná Nagai
Escrito por:
Equipe de
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