CRM: Você sabe usar?

Muito se fala hoje em dia sobre o que é CRM, mas o que essa sigla significa exatamente? E...

Muito se fala hoje em dia sobre o que é CRM, mas o que essa sigla significa exatamente? E como usá-la? Veja a definição de Customer Relationship Management:

CRM – Customer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) – é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma (fonte: Wikipedia “Customer Relationship Management”).

Em outras palavras: Um CRM é um software que registra e organiza todos os pontos do contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.

Assim, quando o profissional de vendas entra em contato com um possível cliente, a ferramenta de CRM consegue armazenar dados como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações. Dessa forma, dados de clientes, Leads e oportunidades ficam reunidos no mesmo lugar. Para a visão de gestão é excelente e para apoio de comunicação é extremamente estratégico. 

Conheça os benefícios de implementar um CRM na sua gestão comercial:

CRM: Praticidade Operacional

Não é segredo que utilizar um software especializado pode tornar o trabalho dos seus colaboradores muito mais prático. Na esfera operacional, o software de CRM é capaz de otimizar os processos de vendas e atendimento ao consumidor.

O pós-venda, suporte e help desk também são beneficiados pela implementação de um sistema de CRM.

O CRM economiza tempo e facilita o trabalho das equipes, além disso, o CRM de vendas é uma ótima opção para empresas que procuram aumentar a organização, e, consequentemente, a produtividade do setor operacional.

Análise de TODOS os dados com o CRM

Como coleta dados de maneira sistemática e completa, o CRM possibilita a criação de relatórios para análise. Isso facilita tanto a segmentação dos clientes e detecção de problemas de maneira mais eficiente quanto o acompanhamento individual, como por exemplo entender o fluxo de ligações de cada vendedor, qual o fluxo de atendimento diário, qual a forma de contato com mais sucesso, dentre outras métricas. OU SEJA, essa faceta dos sistemas de CRM permitem que o relacionamento com o cliente seja monitorado de perto. Com a esquematização dos dados, não é difícil fazer análises cruzadas e otimizar a maneira com a qual sua empresa lida com os consumidores.

O melhor é que como possuem organização e sistematização, os softwares de CRM são escaláveis. Ou seja, esse método é capaz de acompanhar o crescimento da sua empresa e entender quando e como aumentar equipe, por exemplo. 

Informações para todas as pontas

Como também visa integrar e descentralizar a informação, o software para CRM também é uma ótima alternativa para tornar os processos mais rápidos e eficientes. Isso é atingido através do caráter colaborativo do método. Se a porta de entrada do cliente é um pré-venda, por exemplo, as informações registradas por ele chegarão até o pós-venda depois da tramitação comercial realizada. Tudo gera histórico para que as informações cheguem de todos os pontos de interação com os clientes e que sejam disseminadas para toda a empresa.

Padronização no Atendimento

Oferecer um bom atendimento é fundamental. Mas, ainda mais importante, é conseguir manter a consistência nesta qualidade.

Não adianta contar com um atendimento super eficiente para um cliente e deixar o outro falando com as paredes, não é mesmo?

Por isso, é essencial padronizar os processos na sua empresa, em especial ao lidar com o consumidor.

O sistema de CRM ajuda muito nesse passo. Isso porque fornece todas as informações que sua equipe de atendimento precisa para agir de maneira rápida, eficiente e atenciosa.

Planejamento Estratégico

Como junção de todos os pontos levantados até então, não há administração apropriada sem monitoramento rígido. Para que a sua empresa consiga crescer, é essencial que você consiga acompanhar todos os dados do seu negócio. Em especial, aqueles que dizem respeito aos seus clientes.

O sistema de CRM possibilita que informações, como padrões de consumo, necessidades e queixas do seu público, sejam acompanhadas de perto.

Apenas assim é possível gerar uma visão panorâmica da realidade do seu negócio. Dessa forma, é mais simples identificar problemas e implementar soluções de maneira dinâmica e eficiente.

Em resumo, CRM é um sistema de gestão com foco na satisfação do cliente.

Através do sistema do Gestão de Relacionamento com o Cliente empresas podem identificar problemas, implementar soluções de maneira dinâmica e entender melhor as necessidades do seu público.

E você? Já possui uma ferramenta de CRM implementada na sua empresa?


Qual a importância de investir em mídia online?

Mídia online é um dos ramos do marketing digital...

O que é ciclo de vida do cliente?

O ciclo de vida do cliente é algo que...

Fique por dentro do nosso mundo X