DIA DO PROFISSIONAL DE MARKETING: Conheça mais sobre a profissão

Marketing é um setor extremamente importante para uma empresa, assim como seus profissionais.

O Marketing é uma profissão relativamente nova, principalmente no formato que conhecemos hoje. O profissional do Marketing presenciou algumas mutações desse setor nos últimos anos, afinal, precisamos estar sempre nos atualizando de acordo com as tendências que vão surgindo com o tempo. 

Nesse dia do profissional do Marketing, vamos contar um pouco da história dessa profissão e de suas mudanças, afinal, somos essenciais para que os consumidores encontrem o que procuram e para que as empresas se destaquem e vendam mais. 

Para começarmos, precisamos entender: Afinal, o que é Marketing? 

O Marketing está em todos os cantos. Basta um passeio na rua, alguns minutos vendo televisão ou ouvindo rádio para que você seja impactado por alguma campanha. Segundo Philip Kotler, o pai do Marketing, ele é: 

“[…] a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.” 

Ou seja, o Marketing tem como principal função criar valor para um produto ou serviço a fim de gerar desejo e necessidade no consumidor. 

Tudo bem, entendemos que essa definição é extremamente ampla, mas o universo do Marketing é capaz de abraçar as mais diferentes áreas da comunicação. 

Para ficar mais fácil entender, montamos uma linha do tempo para mostrar onde que tudo começou: 

É possível notar a presença do marketing em diferentes canais. As estratégias para a criação de cada um deles, seja um impresso como jornal ou revista, ou até mídia online como anúncios e postagens em redes sociais, são de responsabilidade deste setor. É preciso entender os hábitos de consumo das pessoas, entender quais são os problemas e necessidades de cada consumidor, e baseado nessas e em mais algumas informações essenciais, desenvolver um plano de comunicação que seja efetivo, estimulando a compra ou engajamento do público com a marca. 

CONHEÇA AS VERTENTES DO MARKETING 

O Marketing pode ser dividido em algumas vertentes, como: 

  • Marketing Digital 

O Marketing Digital é o conjunto de informações e ações que podem ser feitas através dos meios digitais, tendo como principal objetivo promover empresas e produtos. 

Por se tratar de uma estratégia digital, ela se torna muito ampla, dando liberdade para criar ações e estratégias bem específicas, como: 

  • Marketing de Conteúdo
  • E-mail Marketing 
  • Redes Sociais 
  • Otimização de Conversão – CRO 
  • Marketing de Busca – SEM 

Para que você entenda um pouco mais sobre o Marketing Digital, separamos um vídeo explicativo sobre o assunto. 

  • Inbound Marketing 

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair e fidelizar clientes, tanto que, sua tradução é Marketing de Atração. A função do Inbound não é fazer com que sua empresa vá atrás dos clientes e sim, fazer com que os clientes venham até você com interesse de compra. Essa estratégia ajuda a otimizar o tempo gasto na conversão de um cliente, “alimentando-o” e estimulando seu desejo de compra até o momento em que ele mesmo irá até um vendedor e fechará uma compra. Mas como sabemos em qual fase se encontra o cliente? 

No Inbound, seu cliente é atraído através de conteúdos que tenham algum valor para ele, seja resolvendo algum problema ou então, que gere alguma emoção no espectador. Para que isso seja possível, é preciso saber quais são seus: 

  • interesses 
  • dúvidas 
  • desafios 

A partir disso, é possível criar conteúdos que tenham relevância para ele, criando um relacionamento que será alimentado com o tempo.

Esse processo é chamado de Funil de Vendas, sendo dividido em três etapas: 

  • TOPO são pessoas que estão tentando resolver um problema. Elas procuram por conteúdos que as ajudem a entender aquilo que estão passando. 
  • MEIO são as pessoas que já entendem qual é o problema delas. Nesse momento ela procuram formas de resolvê-lo. 
  • FUNDO são as pessoas que já sabem o que precisam para resolver seu problema e estão procurando por opções dessa solução. Aqui, elas estão prontas para ser abordadas por um vendedor, por exemplo. 

Para que você possa se aprofundar no assunto, separamos um link com um conteúdo completo. 

  • Outbound Marketing 

O Outbound é o completo oposto do Inbound. Aqui a empresa vai atrás do cliente de forma ativa, tentando atraí-lo através de serviços e produtos. Essa estratégia está bastante presente em comerciais de televisão e rádio por exemplo, mas é possível encontrá-la no online também, com pop-ups em sites e o envio de e-mail marketing em massa. 

  • Marketing de Relacionamento. 

O Marketing de Relacionamento tem como função principal não só atrair e fidelizar clientes, mas também torná-los defensores da marca. Basicamente, é criar autoridade para sua empresa dentro da comunicação. 

Para conseguir isso, a empresa precisa criar um relacionamento com seus clientes, através de boas experiências e vantagens. 

A Apple e a Coca Cola são empresas que entendem muito bem do assunto, provando que um bom Marketing de Relacionamento reflete diretamente nos números de vendas. 

  • Marketing de Produto. 

Essa estratégia serve para conectar um público com um produto específico, e não necessariamente com sua marca. 

Essa estratégia possui 7 estágios, que são eles: 

  • Desenvolvimento do perfil dos consumidores; 
  • Posicionamento e mensagem; 
  • Educação da empresa sobre o posicionamento e mensagem; 
  • Plano de lançamento; 
  • Conteúdo para lançamento. 
  • Treinamento de equipe 
  • Lançamento.
  • Marketing de Guerrilha 

Essa estratégia é utilizada pelas empresas que querem gerar uma experiência memorável para sua marca. Pouco convencional, ela exige muita criatividade e energia. Normalmente essas ações são realizadas em lugares onde existe um grande fluxo de pessoas, como ruas e shoppings, onde o público interage com a campanha propositalmente. .   

Veja algumas ações memoráveis de Marketing de Guerrilha. 

  • Marketing Viral 

Como o próprio nome já diz, ele tem o objetivo de viralizar. Não tem como saber se uma campanha irá ou não se tornar viral, porém, é possível criar ações criativas e que sejam impactantes o suficiente para que as pessoas falem sobre ela naturalmente. 

Dificilmente você não viu uma ação de Marketing Viral em algum momento da sua vida. Separamos alguns exemplos que temos certeza de que você vai lembrar. 

Todo o conteúdo viral é, inevitavelmente, gratuito. É possível criar estratégias e planos, porém, vale reforçar que não tem como garantir que uma campanha irá se tornar viral. 

  • Endomarketing 

É o Marketing feito internamente, com foco nos funcionários da sua empresa. Ele tem como objetivo vender a marca e seus produtos a fim de tornar os próprios funcionários, defensores dela. 

Normalmente, estratégias de Endomarketing estão bem ligadas aos setores de RH. Ações internas, que visem o bem-estar e satisfação dos colaboradores são bons exemplos. 

Além de tornar seus funcionários defensores da marca, ainda os deixará mais motivados, com maior produtividade, menor rotatividade de colaboradores, melhor clima-organizacional, entre outros benefícios. 

Essas são algumas das vertentes do MARKETING. Esse setor é encantador e possui diversas possibilidades de exercitar sua criatividade e satisfação. 

Ficou empolgado? Separamos alguns títulos de filmes que vão te ensinar ainda mais sobre nossa profissão.

  1. À procura da felicidade – 2006
  2. A Rede Social – 2010
  3. Obrigado por Fumar – 2006
  4. O Homem que mudou o Jogo – 2012 

Valorize seus profissionais. Eles estão aqui para te ajudar a alavancar vendas e fazer história para sua empresa.

Escrito por:

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