Gestão de vendas durante a crise: 4 dicas para ajudar seu negócio

Entenda a importância da boa gestão de vendas para superar a crise econômica que vivemos.

A COVID-19 trouxe impactos significativos e todos os dias podemos notar que as empresas estão enfrentando desafios únicos, principalmente aquelas que ainda não estavam adaptadas a vender e produzir pelo meio digital. Tivemos que mudar de foco rapidamente, redefinir nossas prioridades e não perder a capacidade de nos adaptar às mudanças.

Vimos que o momento traz desafios tanto para os profissionais como também para o funcionamento das empresas, e à medida que descobrimos novos jeitos de produzir, passa a ser necessário ajustar nossas operações durante o período e realizar uma boa gestão de vendas. 

A pergunta que deve ser feita agora é: o que eu faço diante disso?

Apesar de todas as limitações que atualmente estamos vivendo, o digital nos traz excelentes alternativas para fortalecer o relacionamento com os nossos clientes. Se o contato não é permitido, precisamos transmitir o nosso compromisso e, acima de tudo, a nossa empatia. O desafio agora é como manter os negócios sem perder o foco nas pessoas. 

Certamente não tenho todas as respostas, mas gostaria de dividir 4 dicas de gestão de vendas que vão te ajudar a superar esse momento. 

Meu Cliente em 1° lugar

O que é mais relevante para o meu cliente em um momento como este? Seguindo esse questionamento, tente flexibilizar algumas condições. Por exemplo, o Pão de Açúcar atualiza constantemente a sua capacidade no e-commerce, oferecem um horário de atendimento exclusivo para idosos nas lojas e dão prioridade na entrega para clientes com 60+.

Além disso, seja transparente e atualize suas operações comerciais: horário de funcionamento, fechar temporariamente ou alterar os tipos de produtos e serviços que você oferece em seu site, perfil comercial no Google e redes sociais. 

Adaptação no Modelo de Negócios

Se questione todos os dias: “existem maneiras de oferecer meu produto ou serviço em um formato diferente on-line?”, dessa forma você poderá adaptar alguns de seus produtos ou serviços para a internet. Por exemplo, a Gympass, startup que oferece uso de academias mediante uma assinatura, antecipou pagamentos aos parceiros e passou a apostar em transmissões de aula no próprio site. Legal, né?!

Ações de Impacto Social

O Brasil tem hoje cerca de 5 milhões de empresas varejistas e, para fortalecer esse sistema durante a crise, os players têm ajudado uns aos outros a se manterem. Um grande exemplo disso é a AVON, que tem apostado em novas condições para os clientes sem esquecer de olhar para as revendedoras – além de ampliar o acesso aos produtos de higiene, abrindo mão dos lucros nesses itens, a marca ampliou o prazo dos vencimentos das parcelas.

Mudança de Tom

Em meio a pandemia é muito importante comunicar de forma correta e alinhada com a atualidade. Precisamos ter agilidade ao adotar o tom adequado, reforçando a ideia de que precisamos evitar o contato social por enquanto, mas que podemos nos manter fortes e unidos neste momento.

Vivemos um período tão incerto quanto desafiador, onde os consumidores procuram empresas preparadas. Por isso, faça sua gestão de vendas da melhor forma possível, estando presente com mensagens claras e úteis, que ajudarão a garantir que a sua marca siga oferecendo a assistência que seus clientes mais precisam e invista em um bom atendimento, pois ele é essencial na hora de fechar uma compra.

Espero que eu tenha te ajudado dando um norte para navegar nesses tempos incertos. Nós, da Jobs X, continuamos reunindo esforços para oferecer saídas consistentes em meio à crise para nossos clientes, então se houver alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente.

Texto assinado por:

Emilly Lehmkuhl

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