Inbound Marketing: O que é? Quais são os benefícios?

O Inbound Marketing tem como principal objetivo atrair, converter e encantar clientes, afastando-se do conceito tradicional que estamos acostumados...

O Inbound Marketing tem como principal objetivo atrair, converter e encantar clientes, afastando-se do conceito tradicional que estamos acostumados com a publicidade. Ele possibilita uma conexão com o público-alvo por meio dos seguintes pilares: 

  • Marketing de Conteúdo;
  • SEO;
  • Estratégias em Redes Sociais. 

O Marketing no geral, sempre se baseou em interromper a atenção do usuário para mostrar que um produto ou serviço específico poderia solucionar um de seus problemas, porém, a qualidade dos produtos deixava a desejar e decepcionava seu consumidor, “sujando” a imagem do Marketing real. 

Com a transformação digital ocorreram mudanças radicais no hábito de consumo dos consumidores, alterando as regras do jogo. Diante disso, as empresas precisaram sair da sua zona de conforto e inovar nas maneiras de alcançar seu público. O Inbound Marketing foi e continua sendo a melhor opção para isso.  

MAS AFINAL, O QUE É INBOUND MARKETING?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias baseadas na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, visando conquistas a permissão para se comunicar diretamente com o seu potencial cliente, criando um relacionamento duradouro. 

Basicamente, o Inbound Marketing é uma estratégia que serve para atrair os clientes até sua empresa através de conteúdo de valor, em troca de dados como: 

  • nome;
  • e-mail;
  • telefone;
  • entre outros.

A partir disso, fica mais fácil atrair a atenção do seu público para então, apresentar soluções e produtos para um problema específico dessa pessoa. 

Não é a toa que o Inbound Marketing é conhecido como o NOVO MARKETING, pois ele tem sido utilizado em massa por muitas empresas, garantindo ótimos resultados quando executado de forma eficaz. 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE INVESTIR NO INBOUND MARKETING?

Atrair clientes em potencial através de conteúdos de valor possui vários benefícios, independente do tamanho ou do foco do cliente. O modelo tradicional do marketing, possui algumas deficiências como: 

  • Falta de mensuração; 
  • Impossibilidade de direcionar para um público específico; 
  • Pessoas que não se interessam de verdade pela sua marca; 
  • Alto custo; 
  • Entre outros. 

Essas deficiências não existem no Inbound Marketing, tornando-o mais assertivo e eficaz para quem busca alavancar as vendas e alcançar mais clientes. 

O Inbound é o modelo de marketing que as pessoas amam, compartilham e engajam, garantindo que o público se sinta mais atraído e encantado com a marca. 

Veja outros benefícios do Novo Marketing: 

  • Alcançar o público certo 
  • Estreitar relacionamento com os clientes 
  • Aumentar o poder de persuasão 
  • Encurtar o ciclo de vendas 
  • Diminuição de custos 
  • Mensuração de resultados em tempo real. 

QUAL É O PROCESSO DO INBOUND MARKETING

O Inbound Marketing possui 4 etapas principais: a de atração, conversão, venda e encantamento. Para que fique mais claro cada uma delas, vamos te explicar melhor. 

  • ATRAIR: A regra número 1 das conversões online é conseguir tráfego qualificado para seus canais digitais, por isso, o primeiro passo é transformar visitantes estranhos em regulares, por meio de conteúdo relevante. 
  • CONVERTER: O objetivo de conseguir um alto fluxo de pessoas, é conseguir convertê-las em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de vendas. 
  • VENDER: Depois de alimentar os leads com conteúdos de valor, é preciso avaliar quem já está em um estágio ideal para fechamento de venda. 
  • ENCANTAR: O relacionamento com o seu cliente não termina depois da compra. Muito pelo contrário, é agora que começa uma nova jornada que visa encantá-lo com o objetivo que ele realize novas compras e traga novos clientes para seu negócio, através do Marketing de Referência.

Investir em uma boa estratégia de Inbound Marketing, pode atrair novos clientes e ainda ajudar a fidelizá-los para seu negócio. Tenha em mente que é importantíssimo um planejamento bem estruturado e estudado antes de colocar todas as ideias em prática. A Jobs X conta com uma equipe de especialistas em estratégias de Inbound Marketing. Ficou interessado? Entre em contato e obtenha mais informações.  

Qual a importância de investir em mídia online?

Mídia online é um dos ramos do marketing digital...

O que é ciclo de vida do cliente?

O ciclo de vida do cliente é algo que...

Fique por dentro do nosso mundo X