O papel das redes sociais no planejamento de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia para atrair visitantes para o seu serviço ou produto e convertê-lo em lead...

O Inbound Marketing é uma estratégia para atrair visitantes para o seu serviço ou produto e convertê-lo em lead (contato). Com essa ação é possível fazer com que o consumidor forneça informações valiosas como: nome, telefone e e-mail. E através da captação desses dados fica mais fácil transformar o lead em cliente e encantá-lo. 

Outra vantagem da prospecção de clientes, é a criação de um relacionamento mais direto com os usuários que demonstraram interesse no seu conteúdo. Para fazer essa captação é possível atrair o usuário para preencher formulários.

Mas montar um formulário, fornecer uma landing page e ofertar um material rico, como um ebook ou infográfico, não vai dar resultado se não tiver audiência. É aí que as redes sociais se tornam importantes neste processo.

Isso porque, as redes sociais da empresa costumam ter uma audiência interessada, perfeita para divulgar ações que proporcionam a captação de leads. De acordo com estudo divulgado em setembro de 2021 pela plataforma CupomValido.com.br, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil. E esse dado reforça o tamanho da vitrine que as plataformas de relacionamento social proporcionam.

Para atingir os resultados esperados, é preciso que sejam tomadas algumas decisões estratégicas. Por isso, separamos algumas dicas que vão alavancar o sucesso do seu planejamento de Inbound Marketing utilizando as redes sociais.

Inclua o Inbound no planejamento de maneira integrada

Antes de qualquer coisa, o Inbound Marketing deve ser incluso no planejamento de conteúdo e das redes sociais. Isso porque,  não pode  ser encarado como uma ação à parte da comunicação. Deve assim, estar integrada no objetivo final do seu negócio, sendo importante para definir quantas postagens fazer, por exemplo.

Identifique a relevância do conteúdo

Muitas vezes os posts não são aplicáveis em todas as redes sociais. Se você tem um e-commerce onde vende produtos esportivos, o Facebook e o Instagram podem ser mais indicados para trabalhar do que o LinkedIn. Então cabe a você verificar qual a persona deve ser utilizada para a postagem de divulgação e qual dos sites é mais indicado.

Blogpost

Para atrair visitantes e convertê-los em lead, é fundamental oferecer conteúdos mais profundos, como e-book, planilha, infográfico, etc. A principal maneira de chamar a atenção da pessoa interessada é preparando um artigo mais denso.

Para colocar em ação você deve ter um blog para publicar esses textos e um formulário para preenchimento das informações do lead. Depois disso, vale fazer a divulgação dos conteúdos produzidos dentro das redes sociais, disponibilizando um link para a página de conversão.

Não esqueça de adicionar uma chamada para ação dentro desse post, como por exemplo: clique aqui, acesse o site, preencha o formulário, etc. Ela estimula o consumidor a agir e garante maior conversão de pessoas. 

Anúncio pago

Uma ótima opção oferecida pelas redes sociais é o anúncio pago. O mais famoso e utilizado é o Facebook Ads, gerenciador de anúncios do Facebook. Ele serve para entregar posts patrocinados para um público segmentado, oferecendo a possibilidade de utilizar diferentes formatos e objetivos para quem quer anunciar.

Com essa ferramenta é possível aumentar a audiência da página, elevando as chances de conversão de leads. Além disso, gerenciadores como do Facebook, Instagram e do Google possuem integração com o RD Station, uma das principais ferramentas de Inbound Marketing disponível no mercado. 

E você, já utiliza as redes sociais dentro do seu planejamento de Inbound Marketing? Aqui na Jobs X nós contamos com um time completo para fazer o planejamento de comunicação da sua empresa, passando pelas mídias sociais e o Inbound Marketing, criando estratégias e automação pelo RD Station. Para mais dicas como essa acompanhe as redes sociais da X: Instagram, Facebook e LinkedIn e fique por dentro! 

Escrito por:

Gustavo Heinzen

Equipe de Conteúdo

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