O que é Brand Awareness e qual sua relação com o Marketing Digital?

Você já ouviu falar em Brand Awareness? Parece um termo difícil, né? Mas não se preocupe, ele é bem...

Brand-Awareness

Você já ouviu falar em Brand Awareness? Parece um termo difícil, né? Mas não se preocupe, ele é bem mais fácil de entender do que parece e, muito mais que isso, ele é uma das métricas mais importantes a ser analisada no mundo do marketing. Ficou curioso? Vou te mostrar o por quê!

Afinal, o que significa Brand Awareness?

Ele é um conceito que determina a força da sua marca em relação aos seus consumidores,  ajudando a entender e mensurar o quanto ela é reconhecida pelas pessoas e de que maneira isso acontece.

Também conhecido como consciência de marca, o Brand Awareness está diretamente ligado ao Branding, sendo uma das formas de medir a força e os resultados de sua gestão. O pico dessa relevância ocorre quando ela vira sinônimo da solução que oferece, como por exemplo, a Gillete que ao invés de seus consumidores falarem ”lâmina de barbear” eles a chamam pela marca naturalmente, ou então, o caso da marca Durex.

Por que ele é importante e qual a sua relação com o Marketing Digital?

Quando uma marca é reconhecida, são maiores suas oportunidades de crescimento em alcance, aumento de vendas e até aprimoramento para outras campanhas de marketing.

Agora vamos ao ponto principal, o que todos esses aspectos têm a ver com o Marketing Digital?

Hoje é muito prático para uma empresa ter seu próprio site, blog e marcar presença nas redes sociais. E é aí que mora a chave do sucesso! As ferramentas de marketing digital ajudam a medir e provar o valor da consciência de marca. Elas são essenciais para conseguir fazer esse monitoramento do Brand Awareness, conseguindo te mostrar onde que as pessoas estão se engajando mais. Veja como isso é medido:  

✔ Cliques no link e visitas no site

✔ Curtidas, comentários e compartilhamentos em publicações

✔ Alcance e impressões das suas páginas e das suas publicações

✔ Aumento de likes e de seguidores

Além disso, o meio digital tornou o relacionamento de ‘marca X consumidor’ algo muito mais palpável e próximo. Os consumidores passaram a ter um fator a mais para construir suas percepções sobre aquela empresa e a empresa passou a ter um espaço a mais para produzir um conteúdo mais relevante para aquelas pessoas.

Como aumentar o seu Brand Awareness?

Agora que você já entendeu o conceito de Brand Awareness e sabe o que precisa para criar um bom resultado, aqui vão algumas dicas de como aumentar o seu reconhecimento:

  • Conheça bem o seu cliente e qual a sua real necessidade. Parece clichê, mas não é! É fundamental conhecer a fundo o consumidor para que possa oferecer a ele a melhor experiência possível. Nesse caso, criar uma Persona seria uma boa opção.
  • Crie uma personalidade única para a sua marca e deixe ela muito bem alinhada com a sua identidade visual! Elas devem caminhar juntas, ok? Aposte em um tom de voz que crie relacionamento e busque cores, fontes e elementos que diferencie a sua empresa das demais.
  • Posicione-se! É preciso defender os valores que você, como marca, apoia.
  • Colabore com personalidades e participe de eventos. Encontrar as pessoas certas para falar sobre seus produtos poderá não só aumentar as vendas, mas também fará com que sua marca se estabeleça no seu nicho.
  • Por último e mais importante: faça Marketing de Conteúdo. Conteúdos relevantes ajudam uma empresa a criar percepções positivas nos leitores, além de trazer mais credibilidade para uma marca, tornando-a referência em seu setor. 

Com essas dicas é possível começar a planejar uma estratégia para melhorar o posicionamento da sua empresa no meio digital. Procure estudar sobre grandes empresas e como elas chegaram onde estão hoje. Essa base é boa caso você mesmo queria criar suas ações ou então acompanhar o que seu time de Marketing ou agência está realizando para você. 

Para essas e mais dicas, continue acompanhando nosso blog.

Texto assinado por:

Camila Brites

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