O que é um site responsivo e porque devo otimizar o meu?

Saiba porque você deve otimizar o site do seu negócio para os dispositivos mobile.

O uso de aparelhos celulares para acessar sites na internet aumentou consideravelmente nos últimos anos, fazendo com que as empresas precisassem se adaptar para entregar uma boa experiência para seu público. Sites que se encaixam perfeitamente nas telinhas dos smartphones, sem que seja necessário utilizar ZOOM* ou SCROLL** para visualizar as informações, se chamam SITES RESPONSIVOS.  

*Zoom é aproximar as informações de forma manual. 
**É descer ou subir a barra lateral para movimentar a página. 

Sites responsivos se adaptam automaticamente para o tamanho da tela do seu celular, deixando o layout, imagem e textos proporcionais para que a visualização fique mais fácil e confortável. Quando um site não está otimizado para o formato mobile, é muito desconfortável visualizar as informações, até porque, independente do tamanho da sua tela o site irá aparecer no formato para desktop. Normalmente, o tempo de permanência dos usuários em sites não responsivos é extremamente baixa, o que prejudica no ranqueamento dentro dos mecanismos de busca. 

MOTIVOS PARA OTIMIZAR SEU SITE 

Hoje em dia, já vemos a grande maioria acessando sites na internet através de dispositivos móveis. Segundo o IBGE de 2018, são 69% das pessoas que acessam constantemente a internet através das telinhas dos smartphones, deixando para trás os desktops que garantem quase 39% dos acessos. Esses números já são bons motivos para começar a analisar a otimização do site do seu negócio, pois cerca de 61% das pessoas desistem de realizar uma compra ou acompanhar um conteúdo por conta da má experiência em dispositivos móveis. 

Criar um site responsivo é essencial para que sua empresa não fique atrás de seus concorrentes já que, o usuário que desistiu de uma compra, por conta da péssima experiência em seu site, provavelmente vai optar por comprar com um deles. 

O GOOGLE FAVORECE SITE RESPONSIVOS 

Dentro das técnicas de SEO, a usabilidade do site assim como sua organização e layout, são avaliados pelo Google na hora de escolher quem aparecerá primeiro dentro do buscador. Os mecanismos de busca procuram oferecer sempre a melhor solução aquilo que o usuário está procurando e isso inclui: 

  • Conteúdo 
  • Layout
  • Peso da Página (tempo de carregamento)
  • Usabilidade 
  • Relevância do site 

Eles favorecem sites responsivos pois estes respondem perfeitamente em diferentes tamanhos de telas, tornando a experiência de seus usuários completa e confortável. Ou seja, não adianta ter um site lindo, com todas as informações que seu público procura complementadas com vídeos, imagens e infográficos, usando uma estratégia perfeita de SEO, pois se a experiência de quem acessou o site for ruim, o Google vai entender que ele não é relevante o suficiente para aparecer nas primeiras posições do seu buscador. 

O Google vai avaliar a experiência de acordo com o tempo em que o usuário navegou dentro do site, a quantidade de páginas que ele acessou e qual foi o tempo de carregamento de cada uma delas. 

COMO CRIAR UM SITE RESPONSIVO? 

Criar sites demanda muito tempo e conhecimento, por isso é bom contratar alguém especializado nisso. A Jobs X, conta com uma equipe de profissionais especializados em desenvolvimento de websites. Ao montar todo o layout, realizar todas as otimizações de SEO, eles garantem que a experiência do usuário através de dispositivos móveis, será tão boa quanto pelo Desktop. 

Ficou interessado? 

Entre em contato e vamos juntos além.

Texto assinado por:

Alani Drielli

Escrito por:

Equipe de

Marketing Conversacional: conheça a tendência que promete mudanças no marketing em 2023

Uma tendência que não é tão nova assim: o...

Conheça a importância dos resultados mensais apresentados à sua empresa

Mais do que colocar as ações de marketing em...

Fique por dentro do nosso mundo X