SEO: O que é e como utilizá-lo para aumentar sua conversão?

Conheça o poder dessa pequena sigla e como ela pode mudar o rumo da sua empresa.

Independente de qual seja a sua dúvida, com certeza você vai encontrar a resposta na internet. Das perguntas mais técnicas e complexas, até a perguntas mais… digamos, bobas, os mecanismos de busca são capazes de encontrar aquilo que você procura. Criado em 1998, o buscador do Google tem sido o mais usado no mundo há ANOS, se tornando referência de popularidade para as empresas no meio digital. Mas como fazer com que sua empresa apareça no topo desse mecanismo tão concorrido? Fácil, com uma boa estratégia de SEO

O que é SEO? 

SEO significa Search Engine Optimization, que nada mais é que, Otimização para os Mecanismos de Busca. O primeiro registro do uso desse termo foi em 1997, sendo hoje, uma das principais estratégias para quem quer se destacar e aumentar sua conversão organicamente. 

O SEO é o conjunto de estratégias aplicadas em seu site, blog e páginas web que ajudam a fazer com que o Google, por exemplo, entenda que seu conteúdo é relevante e merece aparecer em primeiro para quem procurar algo relacionado àquilo. 

Mas por que é importante que eu apareça entre os primeiro nos mecanismos de busca? 

Bom, segundo pesquisas, os três primeiros links que aparecem em um buscador recebem 30% dos cliques, ou seja, eles recebem mais visitantes no site do que do 4ª link em diante. Quem aparece na segunda página, recebe apenas cerca de 0,78% dos cliques. 

Para o Google, não basta você ter a resposta para a pergunta que a pessoa está procurando. Ele visa entregar as melhores soluções para seus usuário, então quanto mais completo e organizado for seu site ou texto, maiores serão suas chances de aparecer nas primeiras posições na página. Levar mais tráfego para seu site e garantir mais cliques em seus links, garante maior autoridade para sua empresa e ainda se torna um dos fatores que serão levados em conta pelos algoritmos do buscador, provando sua relevância naquele assunto. 

Como posso melhorar meu SEO? 

Estima-se que existam mais 200 fatores que podem influenciar no rankeamento de uma página dentro do buscador, e é a combinação entre eles que irá classificar a relevância do seu conteúdo ou site. 

Para facilitar o entendimento, vamos dividir os fatores em dois grupos: On Page e Off Page

On Page

Os fatores On Page, são aqueles que estão dentro da sua própria página. Ou seja, fatores que estão visíveis para os usuários, que são eles: 

  • Conteúdos: Pode ser o conteúdo que está dentro do seu site, falando sobre sua empresa e os conteúdos específicos que são escritos em um blog.  
  • Título e Meta-descrição: Título é o nome do conteúdo ou página. Esse nome estará visível no buscador para ser clicado. Meta-descrição é o resumo do que aquele link contém. Ou seja, no caso de um conteúdo sobre SEO, a meta-descrição irá informar o usuário que: “Você encontrará dicas para otimizar o seu site ou página web para garantir uma melhor posição nos mecanismos de busca. Entenda quais são os fatores que podem contribuir para isso.”  Esse seria um pequeno resumo explicativo. Ele também aparece no buscador, da seguinte forma: 
  • Heading Tags: São os títulos dentro de uma página ou texto. Cada título é separado como H1, H2, H3 e assim sucessivamente. 
  • Imagens: São todas as fotos e ilustrações utilizadas dentro de um texto ou página web. 
  • URLs: São os endereços das páginas. Cada página, possui um endereço próprio para que possa ser encontrada, como: 
  • Rich snippets: é o conjunto de Título, Meta-descrição, e URL de um conteúdo ou página web. 

Esses fatores são avaliados para saber quais informações seu site está oferecendo, para que o Google possa fazer a indexação de forma correta, além de, avaliar se o usuário está tendo uma boa experiência, em um site organizado, rápido e autodidático. 

Off Page 

Os fatores Off Page, são fatores que estão por trás ou fora da sua página. Aqui entram os backlinks e menções, que provam que sua página tem relevância também. O que é analisado aqui é: 

  • Quantidade de backlinks
  • Diversidade de backlinks
  • Contexto de backlinks
  • Menções à marca; 
  • Sinais sociais 
  • Buscas diretas

Mas afinal, o que é um Backlink

Backlinks são links estrategicamente posicionados dentro do seu texto, que servem para direcionar o usuário a conteúdos que tenham a ver com o que ele está lendo, no intuito de aprofundar ainda mais seu conhecimento. Os backlinks podem ser internos, ou seja, de conteúdos ou páginas suas, onde o usuário continuará dentro do seu site na navegação, ou externos, que o levarão a uma outra página da web. 

Quanto mais backlinks seu texto tiver, mais completo ele será. Porém, não adianta encher de links aleatórios, pois o Google analisa o contexto dos links adicionados, para saber se eles tem ou não relação com o que está sendo informado. A diversidade dos links também é medida. É possível dentro de um mesmo texto, abordar temas diferentes que tenham relação entre eles, como por exemplo: 

Nosso conteúdo aqui é SEO. 

A partir desse assunto, podemos colocar links sobre os temas: 

  • SEO On Page 
  • SEO Off Page 
  •  Heading Tags
  • Meta-Descrição e Títulos 
  • Backlinks 
  • Entre outros. 

“Linkar” diferentes temas relacionados ao tema principal do seu conteúdo, tem uma grande relevância para o Google. 

Menções à Marca 

Quando utilizamos backlinks externos, estamos mencionando um outro site que possui relevância suficiente para ser citado em seu conteúdo. Para conseguir que seu site seja mencionado por páginas de terceiros, você pode trabalhar com Guest Posting, que é escrever para outros blogs em troca de adicionar o link do seu site na publicação deles. Essa é uma estratégia bastante eficaz, que pode gerar um bom networking para sua empresa. 

O SEO é um universo imenso e que merece ser explorado, pois ele garante bons resultados de fluxo de pessoas em sua página e também, de número de conversões. Caso você tenha interesse em se aprofundar ainda mais no assunto, indicamos um curso ministrado pela Rock University, que irá te trazer bons insights para aplicar em sua empresa.

Texto assinado por: 

Alani Drielli 

Escrito por:

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