Datas comemorativas: como usá-las nas suas estratégias de marketing

O marketing sazonal exerce um papel importante nas estratégias de mercado, sendo um aliado das empresas e marcas...

Você já deve ter notado que diversas marcas e empresas costumam fazer campanhas em determinadas datas comemorativas, incluindo posts nas redes sociais, vídeos e promoções. O marketing sazonal exerce um papel importante nas estratégias de mercado e neste texto iremos abordar os principais pontos sobre o assunto. 

O que é Marketing Sazonal? 

O Marketing Sazonal pode ser definido como um conjunto de estratégias de marketing que trabalha com o impulsionamento em períodos e datas específicas. 

Existem épocas do ano e datas comemorativas em que as vendas se tornam mais propícias e que a conversão é facilitada através de campanhas sazonais. 

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), existem cinco datas comemorativas mais relevantes no Brasil:  Natal; Dia das Mães; Dia dos namorados; Dia dos pais e  Dia das crianças.

A Páscoa e a Black Friday também costumam gerar muitas vendas, tornando os períodos de Abril e Novembro ótimas oportunidades de explorar o mercado, dentro das possibilidades que as datas permitem. 

Vantagens do Marketing Sazonal 

Visibilidade da marca

Conquistar a atenção dos consumidores é uma tarefa que exige boas estratégias por parte das empresas. O consumidor está cada vez mais exigente e atento às marcas que consome, escolhendo as que supram melhor suas expectativas. Criar campanhas sazonais podem elevar o nível de percepção dos consumidores, que irão se atentar ao que a marca tem para comunicar naquele momento em específico. 

Aumento das vendas

Outra vantagem que está associada ao marketing sazonal é a identificação de produtos em específico que podem aumentar as vendas durante o período. O Dia das Mães, por exemplo, é um período em que a venda de produtos voltados ao público feminino, como peças de vestuário, perfumes e cosméticos, costumam apresentar aumento nas vendas. 

Como organizar campanhas de marketing sazonal? 

Entenda o comportamento do público-alvo 

Entender o comportamento do público-alvo durante os períodos de datas comemorativas é essencial para organizar uma campanha assertiva. Dessa forma é possível entregar campanhas e conteúdos relevantes para as pessoas e aproximá-las ainda mais da marca.

Entenda a relevância da data comemorativa para o seu negócio

Compreender a importância da data comemorativa dentro do contexto do seu negócio também é um dos requisitos para a organização de uma campanha de marketing sazonal. Portanto, é necessário considerar qual é o público-alvo e quais produtos e serviços são comercializados na hora de investir em campanhas deste tipo. 

Planeje as estratégias com antecedência

A primeira etapa de uma campanha de marketing sazonal deve ser ocupada pelo planejamento, que deve ser realizado com antecedência, para que a campanha seja pensada e executada em tempo hábil. 

Existem alguns pontos principais que precisam ser levados em conta durante este processo:

  • A escolha da data comemorativa ou período: 

Mapear as datas comemorativas ou o período sazonal é o primeiro passo para criar um planejamento para a campanha. Identificar quais as datas que fazem sentido para serem trabalhadas no seu comércio ou marca e também que tipo de abordagem e gatilhos poderão ser utilizados durante o período são pontos que irão definir os principais aspectos da campanha. 

  • Selecione quais são os produtos ou serviços da marca que podem ser comercializados durante a campanha:

Selecionar produtos e serviços específicos que serão comunicados e promovidos durante o período também é um dos pontos importantes para o bom desempenho da campanha. Alinhar promoções e ofertas de brinde também devem ser considerados. 

  • Considerar quais são as necessidades dos clientes: 

Entender o comportamento e as necessidades dos clientes ajudará na formulação de um planejamento bem estruturado. Apostar em datas comemorativas pode ser um ótimo meio de descobrir quais são as urgências e desejos do público consumidor, preenchendo essas lacunas. 

  • Analisar a forma como o mercado e a concorrência atuam durante a mesma data comemorativa/período selecionado. 

A partir do levantamento dessas informações, o planejamento da campanha pode ser iniciado. A antecedência é um fator chave para garantir também que ajustes e correções possam ser realizados sem que atrasos possam atrapalhar o andamento da campanha. 

No planejamento, será definido qual o tempo de duração da campanha e  também quais estratégias e materiais serão elaborados para que se atinja o objetivo da empresa ou marca.

Outra dica importante, é fazer a escolha correta dos canais e a frequência em que a campanha será apresentada aos consumidores. 

Estabeleça e organize as condições comerciais

Datas comemorativas e períodos sazonais são esperados com grande expectativa pelo público consumidor, que aguarda por ofertas ou promoções que possam ser aproveitadas. Caso não seja possível oferecer grandes descontos, é importante considerar algum benefício que atraia o interesse dos consumidores. 

Analise o desempenho da campanha e mensure os resultados

Analisar o desempenho e mensurar os resultados são de extrema importância para as suas campanhas. É através desses dados que são coletadas informações sobre erros e acertos que ajudarão a sua marca ou empresa continuar no caminho certo e crescendo. 

O acompanhamento dessas informações pode ser feito ao longo da campanha ou mesmo após a mesma ser finalizada. 

 

Em resumo, um bom marketing sazonal, realizado através de um planejamento e alinhamento de estratégias, conseguem tornar empresas e marcas mais relevantes perante seus concorrentes, conquistando a atenção de seu público-consumidor e atraindo os clientes. 

Quer organizar uma boa campanha de marketing sazonal? 

Conte com a Jobs X! Nossa equipe é especialista em fazer o seu negócio decolar, através de estratégias voltadas para resultados e o  crescimento constante da sua marca. 

Acesse outros conteúdos em nosso blog e baixe nossos materiais, para aprender a organizar boas campanhas voltadas para datas comemorativas, como O Dia Internacional das Mulheres e o Dia das Mães

Escrito por:

Equipe de

Datas comemorativas: como usá-las nas suas estratégias de marketing

O marketing sazonal exerce um papel importante nas...

Conheça a Jobs X: XQuads

Conheça os XQuads, as equipes especializadas da Jobs X.

Fique por dentro do nosso mundo X